/

Morreu o general José Lemos Ferreira

(dr)

O general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar.

Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi também chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) durante cinco anos, entre 1984 e 1989.

José Lemos Ferreira nasceu em Portalegre, a 23 de junho de 1929. Entrou para o curso de aeronáutica em 1948, frequentou um curso de piloto nos Estados Unidos e desempenhou funções nas bases aéreas de Monte Real e do Montijo. Foi mobilizado para a então chamada Índia Portuguesa, em 1960, e uma década depois estava na Guiné-Bissau, em 1971, já durante a guerra colonial.

No dia do golpe de estado do 25 de abril de 1974, Lemos Ferreira era chefe de repartição do Estado-Maior da Força Aérea e, em 1975, é nomeado subchefe do Estado-Maior da Força Aérea para o Pessoal.

No 25 de novembro, movimento militar que pôs fim ao período revolucionário, esteve na Região Militar Norte, do lado dos “moderados”, com outro militar, Pires Veloso, numa altura em que vários líderes políticos, como Mário Soares, optaram por deslocar-se para o Porto.

Em novembro de 1989, com o fim da sua carreira militar, foi presidente do Conselho de Gerência na Aeroportos e Navegação Aérea (ANA).

A 4 de setembro de 1957, protagonizou um dos avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) que entrou para a história, com um conjunto de militares da Força Aérea Portuguesa que voava sob o seu comando.

“Estávamos por cima de Córdova, a uns nove mil metros de altitude, quando vimos, ligeiramente acima da linha do horizonte, algo diferente do habitual: não era uma estrela, um astro ou um cometa, era uma espécie de esfera amarelada. Eu tinha um avião à minha direita e dois à minha esquerda, tendo recorrido à interfonia para partilhar impressões sobre o que estávamos a ver, sem conseguirmos chegar a nenhuma conclusão”, recordou o general à agência Lusa, em 2007.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.