/

Morreu o escritor Carlos Ruiz Zafón. Tinha 55 anos

Morreu esta sexta-feira o escritor catalão Carlos Ruiz Zafón, autor do famoso livo “A Sombra do Vento”. O escritor tinha 55 anos e morreu em Los Angeles, onde residia.

A morte do escritor internacionalmente famoso Carlos Ruiz Zafón está a ser avançada pelo jornal espanhol El País.

O autor catalão de Barcelona morreu esta quinta-feira na sua casa em Los Angeles. Tinha 55 anos e lutava contra um cancro do cólon há dois anos, depois de ter manifestado os primeiros sintomas numa viagem a Londres, de acordo com o jornal espanhol La Vanguardia.

Ruiz Zafón foi um dos autores mais lidos e admirados em todo o mundo nas duas primeiras décadas do século XXI. Ficou internacionalmente famoso com “A Sombra do Vento,” que apareceu em 2001, que com mais de quinze milhões de cópias vendidas é considerado o romance espanhol mais difundido depois de Dom Quixote.

Nascido em Barcelona em 1964, o autor estudou no Colégio Jesuíta de Sarrià e começou a escrever quando era adolescente. Ele estudou Ciências da Informação e mais tarde trabalhou em importantes agências de publicidade como Ogilvy ou Tandem/BBDO. Além de escritor, Zafón era guionista.

Em 1993, ganhou o Prémio Edebé de Literatura Juvenil com “O Príncipe da Neblina” e, atraído pelo mundo do cinema, estabeleceu-se em Los Angeles.

Zafón venceu, em 2006, o Prémio Literário Casino da Póvoa, atribuído durante o festival literário Correntes d’Escritas da Póvoa de Varzim. Foi o terceiro escritor a receber o galardão, depois de Lídia Jorge (2004) e António Franco Alexandre (2005).

Por seu desejo expresso, não haverá cerimónia de despedida em Los Angeles nem em Barcelona.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.