Morreu o escritor Carlos Ruiz Zafón. Tinha 55 anos

Morreu esta sexta-feira o escritor catalão Carlos Ruiz Zafón, autor do famoso livo “A Sombra do Vento”. O escritor tinha 55 anos e morreu em Los Angeles, onde residia.

A morte do escritor internacionalmente famoso Carlos Ruiz Zafón está a ser avançada pelo jornal espanhol El País.

O autor catalão de Barcelona morreu esta quinta-feira na sua casa em Los Angeles. Tinha 55 anos e lutava contra um cancro do cólon há dois anos, depois de ter manifestado os primeiros sintomas numa viagem a Londres, de acordo com o jornal espanhol La Vanguardia.

Ruiz Zafón foi um dos autores mais lidos e admirados em todo o mundo nas duas primeiras décadas do século XXI. Ficou internacionalmente famoso com “A Sombra do Vento,” que apareceu em 2001, que com mais de quinze milhões de cópias vendidas é considerado o romance espanhol mais difundido depois de Dom Quixote.

Nascido em Barcelona em 1964, o autor estudou no Colégio Jesuíta de Sarrià e começou a escrever quando era adolescente. Ele estudou Ciências da Informação e mais tarde trabalhou em importantes agências de publicidade como Ogilvy ou Tandem/BBDO. Além de escritor, Zafón era guionista.

Em 1993, ganhou o Prémio Edebé de Literatura Juvenil com “O Príncipe da Neblina” e, atraído pelo mundo do cinema, estabeleceu-se em Los Angeles.

Zafón venceu, em 2006, o Prémio Literário Casino da Póvoa, atribuído durante o festival literário Correntes d’Escritas da Póvoa de Varzim. Foi o terceiro escritor a receber o galardão, depois de Lídia Jorge (2004) e António Franco Alexandre (2005).

Por seu desejo expresso, não haverá cerimónia de despedida em Los Angeles nem em Barcelona.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e as pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …

Certificado covid-19. Preço para os testes na UE gera discórdia

O Certificado Verde Digital, proposto pela Comissão, deverá passar a chamar-se Certificado Covid19 da UE, admitiu a presidência portuguesa da União Europeia. Os eurodeputados querem testes gratuitos para quem viaja, mas essa proposta esbarra nos …