Morreu o cartoonista argentino Guillermo Mordillo

O célebre ilustrador e cartoonista argentino Guillermo Mordillo morreu aos 86 anos na ilha de Maiorca, em Espanha, avança a agência de notícias Efe, cuja notícia foi confirmada por fontes próximas da família.

O também humorista, que continuava no ativo, morreu no sábado à noite na sequência de uma indisposição enquanto jantava com a família num restaurante na cidade de Palma Nova.

Filho de espanhóis, Mordillo nasceu em Villa Pueyrredón, na Argentina, a 4 de agosto de 1932. O pai era eletricista e a mãe empregada. Aos 13 anos decidiu dedicar-se ao cartoon e ingressou na Escola de Jornalismo. Aos 23 anos mudou-se para Lima, Perú, onde trabalhou numa agência de publicidade.

Passados cinco anos, num perfil traçado pelo Clarín, mudou-se para Nova Iorque onde foi contratado pela Paramount. O estúdio passava na altura por uma crise económica, já que produzia um tipo de animação em que as personagens só moviam as expressões do rosto e dos braços.

Mas Mordillo queria fazer animação mais completa e rumou a Paris. Durante três anos ganhou a vida a fazer cartões de saudação, mas rapidamente começou a fazer humor na imprensa. Como não dominava o francês, as suas personagens eram mudas. Décadas mais tarde disse numa entrevista: Falo cinco idiomas, mas o que melhor falo é o do desenho, que é universal”.

As suas ilustrações na afamada revista Paris Match foram o gatilho para uma carreira internacional. As suas vinhetas foram reproduzidas pela revista alemã Stern e dali publicadas em todo o mundo.

Já consagrado repartiu a sua vida entre Paris e Maiorca. Estava casado com Amparo Camarasa e tinhas dois filhos, Sebastién e Cécile. Na Argentina, foi galardoado com o prémio Konex em 1992 com a medalha de ouro da Associação de Cartoonistas Argentinos.

Cartoon de Guillermo Mordillo

Ao longo de sua carreira, fez apenas três exposições: uma em Paris no final dos anos 60, outra em Barcelona e a última em Palma de Maiorca, em novembro de 1989, cujos fundos foram destinados ao tratamento de crianças autistas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jack Burns, ator da série Outlander, morre aos 14 anos

O ator Jack Burns, que participou na série "Outlander", morreu aos 14 anos, no passado dia 1 de dezembro. O jovem foi encontrado já sem vida na sua casa em Greenrock, na Escócia. O óbito foi …

As pessoas estão a ser envenenadas por óleos essenciais (e pode ser fatal)

https://vimeo.com/378812079 Óleos essenciais cheiram bem, mas, se ingeridos oralmente, podem causar muitos problemas, incluindo toxicidade severa, pondo a vida em risco.  Estudos recentes mostraram que envenenamentos com óleos essenciais têm sido cada vez mais comuns e mais …

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …