Morreu Caroll Spinney, o “Poupas” da Rua Sésamo norte-americana, aos 85 anos

Joe Coughlin / Flickr

Caroll Spinney morreu este domingo, aos 85 anos

Caroll Spinney, que deu movimento e voz a “Big Bird” e “Oscar The Grouch” (Poupas e Ferrão, na versão portuguesa) na série norte-americana “Rua Sésamo” – estreada nos Estados Unidos (EUA) em 1969 – morreu no domingo, aos 85 anos.

Além de o ter feito na televisão, o artista deu vida a estas personagens em espetáculos ao vivo em todo o mundo e chegou a levá-las à Casa Branca por diversas vezes, informou o New York Times, que no domingo lhe dedicou um obituário, citado pelo Observador.

Em 1973, devido ao avanço diplomático entre o presidente norte-americano Richard Nixon e a China comunista, Caroll Spinney e o “Big Bird” fizeram uma performance em Pequim.

Em 2010, o artista disse à publicação Yankee: “Já me habituei ao facto de o Big Bird ser muito famoso e de eu não ser ninguém”. E acrescentou: “Fiz as pazes com isso. Ainda bem que não sou reconhecível”.

Caroll Spinney morreu este domingo em casa, em Woodstock, vítima de doença prolongada. Na sua conta oficial no Twitter, “A Rua Sésamo” partilhou uma nota de pesar, esclarecendo que o artista sofria de distonia, uma doença do sistema nervoso.

Caroll Edwin Spinney nasceu em Waltham, em Massachusetts, a 26 de dezembro de 1993. Desde cedo se mostrou uma criança “tímida, solitária e artística”, contou o New York Times. Na infância, o pai desaprovou a veia artística do filho, enquanto a mãe a impulsionou. Aos 12 anos, tinha 70 marionetas, muitas feitas pela mãe.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.