Morreu a atriz brasileira Ruth de Souza

tvbrasil / Flickr

A atriz brasileira Ruth de Souza

A primeira atriz negra a representar no Teatro Municipal e a primeira brasileira indicada para um prémio internacional de cinema morreu, este domingo, aos 98 anos, no Rio de Janeiro.

Ruth de Souza estava internada com pneumonia, desde o início da semana, no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. A causa da morte, porém, ainda não foi revelada pelo hospital, segundo o G1, o portal da Globo.

De acordo com a informação divulgada pelo portal, a atriz nasceu em 12 de maio de 1921, no bairro do Engenho de Dentro, na zona norte do Rio de Janeiro, tendo passado a sua infância com a família em Porto do Marinho.

Depois da morte do pai, voltou ao Rio de Janeiro com a mãe, com quem viveu numa vila de lavadeiras e jardineiras no conhecido bairro de Copacabana.

O seu gosto pelo teatro levou-a a procurar e a juntar-se ao Teatro Experimental do Negro, grupo fundado por Abdias Nascimento e Agnaldo Camargo. E foi com aquela companhia que, em 8 de maio de 1945, atuou pela primeira vez no Teatro Municipal, que até então só tinha recebido atrizes brancas, ajudando dessa forma, a abrir as portas a outras atrizes negras no Brasil. A peça encenada foi “O Imperador Jones”, de Eugene O’Neil.

Em televisão, participou em mais de 20 novelas, entre as quais “Sinhá Moça”. A longa-metragem com o mesmo nome, realizada em 1953 por Tom Payne, antecedeu a telenovela e fez com que Ruth de Souza fosse a primeira atriz brasileira a ser nomeada para um prémio internacional de cinema (Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza de 1954).

Os familiares da atriz disseram que vão tentar que o velório se realize no Teatro Municipal. “Ela merece essa homenagem da família, e os fãs também merecem, né? Dar esse adeus para ela, porque a gente sabe que tem muita gente que gosta dela (…) Minha tia foi uma pessoa muito importante para a família toda. Uma pessoa de muita garra, uma pessoa que sempre deu conselhos, presente demais na família. Era tipo a matriarca da família“, declarou Midori de Souza, sobrinha-neta da atriz, citada no portal da Globo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …