Morreu a atriz brasileira Ruth de Souza

tvbrasil / Flickr

A atriz brasileira Ruth de Souza

A primeira atriz negra a representar no Teatro Municipal e a primeira brasileira indicada para um prémio internacional de cinema morreu, este domingo, aos 98 anos, no Rio de Janeiro.

Ruth de Souza estava internada com pneumonia, desde o início da semana, no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. A causa da morte, porém, ainda não foi revelada pelo hospital, segundo o G1, o portal da Globo.

De acordo com a informação divulgada pelo portal, a atriz nasceu em 12 de maio de 1921, no bairro do Engenho de Dentro, na zona norte do Rio de Janeiro, tendo passado a sua infância com a família em Porto do Marinho.

Depois da morte do pai, voltou ao Rio de Janeiro com a mãe, com quem viveu numa vila de lavadeiras e jardineiras no conhecido bairro de Copacabana.

O seu gosto pelo teatro levou-a a procurar e a juntar-se ao Teatro Experimental do Negro, grupo fundado por Abdias Nascimento e Agnaldo Camargo. E foi com aquela companhia que, em 8 de maio de 1945, atuou pela primeira vez no Teatro Municipal, que até então só tinha recebido atrizes brancas, ajudando dessa forma, a abrir as portas a outras atrizes negras no Brasil. A peça encenada foi “O Imperador Jones”, de Eugene O’Neil.

Em televisão, participou em mais de 20 novelas, entre as quais “Sinhá Moça”. A longa-metragem com o mesmo nome, realizada em 1953 por Tom Payne, antecedeu a telenovela e fez com que Ruth de Souza fosse a primeira atriz brasileira a ser nomeada para um prémio internacional de cinema (Leão de Ouro do Festival de Cinema de Veneza de 1954).

Os familiares da atriz disseram que vão tentar que o velório se realize no Teatro Municipal. “Ela merece essa homenagem da família, e os fãs também merecem, né? Dar esse adeus para ela, porque a gente sabe que tem muita gente que gosta dela (…) Minha tia foi uma pessoa muito importante para a família toda. Uma pessoa de muita garra, uma pessoa que sempre deu conselhos, presente demais na família. Era tipo a matriarca da família“, declarou Midori de Souza, sobrinha-neta da atriz, citada no portal da Globo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.