Morreu Antonin Scalia, o juiz mais conservador do Supremo norte-americano

shawncalhoun / Flickr

Antonin Scalia, juiz conservador do Supremo Tribunal dos EUA

Antonin Scalia, juiz conservador do Supremo Tribunal dos EUA

O juiz Antonin Scalia, do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, morreu este sábado aos 79 anos. De viés conservador, Salia era uma das personalidades mais importantes do mundo do Direito norte-americano.

Em comunicado divulgado pelo site do Supremo Tribunal, o juiz John Roberts disse que ele e outros ministros ficaram “tristes” ao saber da morte de Scalia.

“Era uma pessoa extraordinária e um jurista admirado e estimado pelos seus colegas”, disse Roberts. “A sua morte é uma grande perda para o tribunal e para o país que ele tão fielmente serviu”.

Nomeado para o Supremo Tribunal em 1986, pelo presidente Ronald Reagan, Scalia rapidamente se tornou um dos conservadores mais abertos do tribunal, servindo como um adversário firme dos direitos dos homossexuais e do direito ao aborto.

“O aborto e a conduta homossexual. Ninguém jamais pensou que esses tópicos deveriam estar contidos em uma declaração de direitos [humanos]”, afirmou ao ser questionado sobre esses temas.

A morte de Scalia em ano eleitoral constitui mais um problema na luta entre candidatos para assumir um lugar no Tribunal.

Sucessão

O Presidente Barack Obama diz que vai nomear um sucessor antes de deixar a Casa Branca, mas o Partido Republicano afirma que vai travar o processo no Senado. A nomeação de um novo juiz é tarefa ainda mais complicada no atual contexto político norte-americano, em que um presidente democrata é constantemente desafiado por um Senado dominado por republicanos.

“Tenho a intenção de cumprir com a minha obrigação constitucional de nomear um sucessor em tempo adequado. Haverá muito tempo para o fazer e para que o Senado cumpra a sua responsabilidade”, afirmou o presidente norte-americano.

“Estas são responsabilidades que encaro com muita seriedade, como estou certo que todos o fazem. São responsabilidades maiores do que qualquer partido“, acrescentou o presidente em resposta às ameaças de veto dos republicanos do Senado.

O líder da maioria republicana na Câmara Alta, Mitch McConnell, ameaçou vetar qualquer substituto proposto por Obama, ao considerar o próximo presidente é quem deve escolher o novo juiz e, por isso, o lugar de Scalia deve ficar vago até que Obama deixe a Casa Branca, dentro de 11 meses. “Os norte-americanos devem ter voz na seleção do novo juiz”, afirmou McConnell em comunicado.

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos é formado por nove juízes com cargos vitalícios. Até agora, havia cinco conservadores e quatro progressistas. Uma nova nomeação feita por Obama – que já designou duas magistradas – poderia inclinar a balança a favor dos progressistas.

Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Presidenciais. Grandes vencedores e (poucos) derrotados

Num ato eleitoral marcado pela pandemia de covid-19, que chegou a trazer incerteza aos prognósticos precoces que há meses se alinhavavam, Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito à primeira volta, é o grande vencedor da noite. …

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …