Morreu Alexei Leonov, o primeiro homem a caminhar no espaço

Faleceu aos 85 anos o cosmonauta soviético Alexei Leonov que foi o primeiro homem a realizar uma caminhada no espaço aberto, em 1965. Morreu vítima de doença prolongada.

A morte daquele que foi também o comandante da primeira missão espacial conjunta da ex-União Soviética e dos EUA foi anunciada pela sua assistente, Natalia Filimonova, em declarações à AFP.

Alexei Leonov tinha apenas 18 anos quando se tornou no primeiro homem a fazer uma caminhada no espaço aberto em Março de 1965. Um episódio histórico que poderia ter acabado em tragédia, já que o cosmonauta teve um pequeno problema no regresso à nave Voskhod-2. O traje espacial de Leonov insuflou e ele teve que entrar na nave com a cabeça para a frente, ao contrário do que mandavam os regulamentos e os procedimentos de segurança.

Leonov também poderia ter sido o primeiro homem a aterrar na Lua, mas o projecto espacial soviético acabou por ser cancelado, o que levou os EUA a conseguirem esse feito.

O cosmonauta foi figura central do programa espacial soviético durante a Guerra Fria ao lado de figuras como Yuri Gagarin e Gherman Titov.

Entre 1970 e 1991, foi vice-presidente do Centro de Treinos de Cosmonautas Yuri Gagarin, além de ter escrito várias obras científicas e de ter patenteado quatro invenções.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.