Moreirense vs FC Porto | Dragão desaproveita e pode perder liderança

O FC Porto não foi além de um empate (0-0) no terreno do Moreirense e arrisca-se a ser ultrapassado pelo Sporting já na quarta-feira.

Numa partida em que só uma equipa quis verdadeiramente quebrar o nulo, os “dragões” revelaram tremenda falta de eficácia, desperdiçando quatro ocasiões flagrantes, algo que tinha caracterizado a equipa portista na passada temporada. Quanto ao Moreirense, terminou a partida com apenas dois remates, um recorde negativo da época.

O Jogo explicado em Números

  • Primeiros 15 minutos da partida com pouca actividade e apenas um único remate, pertencente ao portista Felipe. Como seria de esperar, os “dragões” entraram na partida para mandar, contabilizando 70% de posse de bola e uma eficácia de passe de 83% neste período inicial. Ainda assim, muitas dificuldades para fazer chegar a bola aos avançados, Aboubakar e Marega, que, juntos, somavam apenas seis toques.
  • No meio-campo do FC Porto surgia um jogador em claro destaque: Herrera chegou aos 25 minutos da partida com nove duelos ganhos em 11 disputados. Para se ter a real noção do impacto do mexicano, nenhum outro jogador dos “azuis-e-brancos” sequer chegava aos seis duelos protagonizados.
  • José Sá era um mero espectador na partida, somando apenas três passes nos primeiros 30 minutos – curiosamente, tantos quanto Marega que, no entanto, falhou todas as entregas realizadas durante este período.
  • O Moreirense chegou aos 40 minutos do desafio sem um único passe para finalização. O lateral-direito Paul Sagna era o único que se destacava no capítulo da finalização, com 88% de entregas certas no meio-campo adversário, a que somava três duelos ganhos em outros tantos disputados e cinco acções defensivas.
  • Primeira parte de sentido único mas sem que tal tivesse resultado em quaisquer golos, apesar de o FC Porto muito ter feito por isso. Os “dragões” regressaram ao balneário a dominar em todas as vertentes da partida, com uma ocasião flagrante – desperdiçada por Brahimi – e três remates enquadrados.
  • Alex Telles liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com nota 6.6, graças a alguns dados interessantes: dois passes para finalização, um deles resultante em ocasião flagrante, oito bolas colocadas na área adversária, sete duelos ganhos e três desarmes.
  • O melhor do Moreirense era, sem surpresa, o guarda-redes Jhonatan 6.2, já com três defesas, todas elas a remates de dentro da área.
  • O FC Porto abriu a segunda parte com dois remates enquadrados muito perigosos, o primeiro de Alex Telles, que viu o seu livre embater na barra. Na recarga, Felipe acabou por rematar contra um adversário, para desespero dos adeptos “azuis-e-brancos”.
  • Exibição cinzenta de Brahimi, que se mostrava pouco influente nas manobras ofensivas da sua equipa, apesar das cinco faltas sofridas (máximo da sua equipa). O internacional argelino apresentava apenas 65% de passes certos no meio-campo adversário, 54% de duelos ganhos e 20 perdas de bola.
  • O Moreirense chegou aos 80 minutos da partida sem um único remate enquadrado e com apenas um passe para finalização, de autoria de Tozé. Na equipa visitante, os jogadores em destaque eram Felipe, com três remates, dois deles à baliza, e Alex Telles, com três passes para finalização.
  • Em apenas 20 minutos em campo, Soares igualou o máximo de remates de um jogador do FC Porto na partida, três, mas nenhum deles saiu enquadrado com a baliza. O primeiro disparo de Marega neste desafio surgiu já no período de descontos, com o maliano a acabar por contribuir para o enorme desacerto demonstrado pelos “dragões” que, dos 16 remates que fizeram, dez saíram desenquadrados.

O Homem do Jogo

Alex Telles foi um dos poucos jogadores a dar alguma cor a uma partida bastante cinzenta. O lateral-esquerdo portista esteve em destaque a atacar, somando um remate, à barra, três passes para finalização, uma ocasião flagrante criada, dois dribles eficazes, 94 toques e 18 bolas colocadas na área contrária. E, apesar de o Moreirense não ter conseguido rematar à baliza, não se pense que Alex Telles não contribuiu defensivamente.

O brasileiro foi o jogador da sua equipa com mais desarmes, cinco, a que somou uma intercepção e dois alívios. Tudo somado, o lateral portista deixa Moreira de Cónegos com o título de melhor jogador da noite nos GoalPoint Ratings, com nota 7.6.

Jogadores em foco

  • Felipe 7.0 – Rematou de forma enquadrada duas vezes, acabando por desperdiçar uma ocasião flagrante. Somou 74 passes (64 deles certos), 89 toques e dez acções defensivas. Dos 15 duelos que disputou, venceu 12, tendo sido o jogador que mais disputas no ar ganhou (nove).
  • Jhonatan 6.5 – Foi o herói da noite para a equipa da casa. Defendeu quatro remates, três deles de dentro da área, e fez duas recolhas. Pela negativa, acertou apenas 11 dos 33 passes que fez.
  • Sérgio Oliveira 5.7 – Esteve apenas dez minutos em campo, mas fez três passes para finalização, o máximo portista da noite. Colocou quatro vezes a bola na área contrária e venceu o único duelo que disputou.
  • Waris 4.6 – Fez apenas um passe e um remate nos 24 minutos que disputou. Perdeu os três duelos que disputou e foi apanhado em fora-de-jogo uma vez.
  • Soares 3.7 – Noite para esquecer do brasileiro, que desperdiçou duas ocasiões flagrantes de golo e acertou apenas dois dos seis passes que fez.

Resumo

  // GoalPoint

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …