Moreirense vs FC Porto | Dragão desaproveita e pode perder liderança

O FC Porto não foi além de um empate (0-0) no terreno do Moreirense e arrisca-se a ser ultrapassado pelo Sporting já na quarta-feira.

Numa partida em que só uma equipa quis verdadeiramente quebrar o nulo, os “dragões” revelaram tremenda falta de eficácia, desperdiçando quatro ocasiões flagrantes, algo que tinha caracterizado a equipa portista na passada temporada. Quanto ao Moreirense, terminou a partida com apenas dois remates, um recorde negativo da época.

O Jogo explicado em Números

  • Primeiros 15 minutos da partida com pouca actividade e apenas um único remate, pertencente ao portista Felipe. Como seria de esperar, os “dragões” entraram na partida para mandar, contabilizando 70% de posse de bola e uma eficácia de passe de 83% neste período inicial. Ainda assim, muitas dificuldades para fazer chegar a bola aos avançados, Aboubakar e Marega, que, juntos, somavam apenas seis toques.
  • No meio-campo do FC Porto surgia um jogador em claro destaque: Herrera chegou aos 25 minutos da partida com nove duelos ganhos em 11 disputados. Para se ter a real noção do impacto do mexicano, nenhum outro jogador dos “azuis-e-brancos” sequer chegava aos seis duelos protagonizados.
  • José Sá era um mero espectador na partida, somando apenas três passes nos primeiros 30 minutos – curiosamente, tantos quanto Marega que, no entanto, falhou todas as entregas realizadas durante este período.
  • O Moreirense chegou aos 40 minutos do desafio sem um único passe para finalização. O lateral-direito Paul Sagna era o único que se destacava no capítulo da finalização, com 88% de entregas certas no meio-campo adversário, a que somava três duelos ganhos em outros tantos disputados e cinco acções defensivas.
  • Primeira parte de sentido único mas sem que tal tivesse resultado em quaisquer golos, apesar de o FC Porto muito ter feito por isso. Os “dragões” regressaram ao balneário a dominar em todas as vertentes da partida, com uma ocasião flagrante – desperdiçada por Brahimi – e três remates enquadrados.
  • Alex Telles liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com nota 6.6, graças a alguns dados interessantes: dois passes para finalização, um deles resultante em ocasião flagrante, oito bolas colocadas na área adversária, sete duelos ganhos e três desarmes.
  • O melhor do Moreirense era, sem surpresa, o guarda-redes Jhonatan 6.2, já com três defesas, todas elas a remates de dentro da área.
  • O FC Porto abriu a segunda parte com dois remates enquadrados muito perigosos, o primeiro de Alex Telles, que viu o seu livre embater na barra. Na recarga, Felipe acabou por rematar contra um adversário, para desespero dos adeptos “azuis-e-brancos”.
  • Exibição cinzenta de Brahimi, que se mostrava pouco influente nas manobras ofensivas da sua equipa, apesar das cinco faltas sofridas (máximo da sua equipa). O internacional argelino apresentava apenas 65% de passes certos no meio-campo adversário, 54% de duelos ganhos e 20 perdas de bola.
  • O Moreirense chegou aos 80 minutos da partida sem um único remate enquadrado e com apenas um passe para finalização, de autoria de Tozé. Na equipa visitante, os jogadores em destaque eram Felipe, com três remates, dois deles à baliza, e Alex Telles, com três passes para finalização.
  • Em apenas 20 minutos em campo, Soares igualou o máximo de remates de um jogador do FC Porto na partida, três, mas nenhum deles saiu enquadrado com a baliza. O primeiro disparo de Marega neste desafio surgiu já no período de descontos, com o maliano a acabar por contribuir para o enorme desacerto demonstrado pelos “dragões” que, dos 16 remates que fizeram, dez saíram desenquadrados.

O Homem do Jogo

Alex Telles foi um dos poucos jogadores a dar alguma cor a uma partida bastante cinzenta. O lateral-esquerdo portista esteve em destaque a atacar, somando um remate, à barra, três passes para finalização, uma ocasião flagrante criada, dois dribles eficazes, 94 toques e 18 bolas colocadas na área contrária. E, apesar de o Moreirense não ter conseguido rematar à baliza, não se pense que Alex Telles não contribuiu defensivamente.

O brasileiro foi o jogador da sua equipa com mais desarmes, cinco, a que somou uma intercepção e dois alívios. Tudo somado, o lateral portista deixa Moreira de Cónegos com o título de melhor jogador da noite nos GoalPoint Ratings, com nota 7.6.

Jogadores em foco

  • Felipe 7.0 – Rematou de forma enquadrada duas vezes, acabando por desperdiçar uma ocasião flagrante. Somou 74 passes (64 deles certos), 89 toques e dez acções defensivas. Dos 15 duelos que disputou, venceu 12, tendo sido o jogador que mais disputas no ar ganhou (nove).
  • Jhonatan 6.5 – Foi o herói da noite para a equipa da casa. Defendeu quatro remates, três deles de dentro da área, e fez duas recolhas. Pela negativa, acertou apenas 11 dos 33 passes que fez.
  • Sérgio Oliveira 5.7 – Esteve apenas dez minutos em campo, mas fez três passes para finalização, o máximo portista da noite. Colocou quatro vezes a bola na área contrária e venceu o único duelo que disputou.
  • Waris 4.6 – Fez apenas um passe e um remate nos 24 minutos que disputou. Perdeu os três duelos que disputou e foi apanhado em fora-de-jogo uma vez.
  • Soares 3.7 – Noite para esquecer do brasileiro, que desperdiçou duas ocasiões flagrantes de golo e acertou apenas dois dos seis passes que fez.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …

Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC. Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira …

Estado angolano exige 25 milhões de euros ao general Dino

O Estado angolano exige ao general Leopoldino Fragoso do Nascimento, mais conhecido por Dino e um dos homens de confiança do ex-presidente José Eduardo dos Santos, o pagamento de 29 milhões de dólares (25 milhões …

Procuradora dos "Cinco de Central Park" deixa de lecionar Direito após série da Netflix

Elizabeth Lederer, a procuradora principal do caso dos "Cinco de Central Park", que resultou na condenação injusta de jovens negros e latinos por violação, disse que vai deixar de lecionar Direito na Universidade de Columbia, …

A água da torneira de uma cidade americana ficou repentinamente cor-de-rosa

Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água. Nenhum habitante de …

Hospital Pulido Valente sem anestesistas na escala este fim de semana

Médicos do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, foram este sábado surpreendidos com a falta de anestesistas na escala deste fim de semana e manifestam preocupação com o impacto da decisão nos doentes internados. O coordenador da …

Na Suécia, há quem tenha "vergonha" de andar de avião

Viajar de avião ou usar outro meio de transporte? Para muitos, essa pergunta vem de um dilema ético, de pessoas preocupadas com o impacto da aviação nas mudanças climáticas. Nenhum país, contudo, levou esse dilema tão …

EUA. Governo separa famílias de imigrantes ilegais e envia as crianças para antiga base militar

O internamento de nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial sempre permaneceu uma mancha terrível nos livros de história dos Estados Unidos (EUA). Cerca 120 mil pessoas foram mantidas à força em várias dessas instalações entre …

Morreu o cineasta italiano Franco Zeffirelli

O cineasta italiano Franco Zeffirelli morreu, na sua casa, em Roma, aos 96 anos, noticiou este sábado a imprensa italiana. “O desaparecimento ocorreu no final de uma longa doença. O mestre vai descansar no cemitério de …