Moreirense vs FC Porto | Dragão desaproveita e pode perder liderança

O FC Porto não foi além de um empate (0-0) no terreno do Moreirense e arrisca-se a ser ultrapassado pelo Sporting já na quarta-feira.

Numa partida em que só uma equipa quis verdadeiramente quebrar o nulo, os “dragões” revelaram tremenda falta de eficácia, desperdiçando quatro ocasiões flagrantes, algo que tinha caracterizado a equipa portista na passada temporada. Quanto ao Moreirense, terminou a partida com apenas dois remates, um recorde negativo da época.

O Jogo explicado em Números

  • Primeiros 15 minutos da partida com pouca actividade e apenas um único remate, pertencente ao portista Felipe. Como seria de esperar, os “dragões” entraram na partida para mandar, contabilizando 70% de posse de bola e uma eficácia de passe de 83% neste período inicial. Ainda assim, muitas dificuldades para fazer chegar a bola aos avançados, Aboubakar e Marega, que, juntos, somavam apenas seis toques.
  • No meio-campo do FC Porto surgia um jogador em claro destaque: Herrera chegou aos 25 minutos da partida com nove duelos ganhos em 11 disputados. Para se ter a real noção do impacto do mexicano, nenhum outro jogador dos “azuis-e-brancos” sequer chegava aos seis duelos protagonizados.
  • José Sá era um mero espectador na partida, somando apenas três passes nos primeiros 30 minutos – curiosamente, tantos quanto Marega que, no entanto, falhou todas as entregas realizadas durante este período.
  • O Moreirense chegou aos 40 minutos do desafio sem um único passe para finalização. O lateral-direito Paul Sagna era o único que se destacava no capítulo da finalização, com 88% de entregas certas no meio-campo adversário, a que somava três duelos ganhos em outros tantos disputados e cinco acções defensivas.
  • Primeira parte de sentido único mas sem que tal tivesse resultado em quaisquer golos, apesar de o FC Porto muito ter feito por isso. Os “dragões” regressaram ao balneário a dominar em todas as vertentes da partida, com uma ocasião flagrante – desperdiçada por Brahimi – e três remates enquadrados.
  • Alex Telles liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com nota 6.6, graças a alguns dados interessantes: dois passes para finalização, um deles resultante em ocasião flagrante, oito bolas colocadas na área adversária, sete duelos ganhos e três desarmes.
  • O melhor do Moreirense era, sem surpresa, o guarda-redes Jhonatan 6.2, já com três defesas, todas elas a remates de dentro da área.
  • O FC Porto abriu a segunda parte com dois remates enquadrados muito perigosos, o primeiro de Alex Telles, que viu o seu livre embater na barra. Na recarga, Felipe acabou por rematar contra um adversário, para desespero dos adeptos “azuis-e-brancos”.
  • Exibição cinzenta de Brahimi, que se mostrava pouco influente nas manobras ofensivas da sua equipa, apesar das cinco faltas sofridas (máximo da sua equipa). O internacional argelino apresentava apenas 65% de passes certos no meio-campo adversário, 54% de duelos ganhos e 20 perdas de bola.
  • O Moreirense chegou aos 80 minutos da partida sem um único remate enquadrado e com apenas um passe para finalização, de autoria de Tozé. Na equipa visitante, os jogadores em destaque eram Felipe, com três remates, dois deles à baliza, e Alex Telles, com três passes para finalização.
  • Em apenas 20 minutos em campo, Soares igualou o máximo de remates de um jogador do FC Porto na partida, três, mas nenhum deles saiu enquadrado com a baliza. O primeiro disparo de Marega neste desafio surgiu já no período de descontos, com o maliano a acabar por contribuir para o enorme desacerto demonstrado pelos “dragões” que, dos 16 remates que fizeram, dez saíram desenquadrados.

O Homem do Jogo

Alex Telles foi um dos poucos jogadores a dar alguma cor a uma partida bastante cinzenta. O lateral-esquerdo portista esteve em destaque a atacar, somando um remate, à barra, três passes para finalização, uma ocasião flagrante criada, dois dribles eficazes, 94 toques e 18 bolas colocadas na área contrária. E, apesar de o Moreirense não ter conseguido rematar à baliza, não se pense que Alex Telles não contribuiu defensivamente.

O brasileiro foi o jogador da sua equipa com mais desarmes, cinco, a que somou uma intercepção e dois alívios. Tudo somado, o lateral portista deixa Moreira de Cónegos com o título de melhor jogador da noite nos GoalPoint Ratings, com nota 7.6.

Jogadores em foco

  • Felipe 7.0 – Rematou de forma enquadrada duas vezes, acabando por desperdiçar uma ocasião flagrante. Somou 74 passes (64 deles certos), 89 toques e dez acções defensivas. Dos 15 duelos que disputou, venceu 12, tendo sido o jogador que mais disputas no ar ganhou (nove).
  • Jhonatan 6.5 – Foi o herói da noite para a equipa da casa. Defendeu quatro remates, três deles de dentro da área, e fez duas recolhas. Pela negativa, acertou apenas 11 dos 33 passes que fez.
  • Sérgio Oliveira 5.7 – Esteve apenas dez minutos em campo, mas fez três passes para finalização, o máximo portista da noite. Colocou quatro vezes a bola na área contrária e venceu o único duelo que disputou.
  • Waris 4.6 – Fez apenas um passe e um remate nos 24 minutos que disputou. Perdeu os três duelos que disputou e foi apanhado em fora-de-jogo uma vez.
  • Soares 3.7 – Noite para esquecer do brasileiro, que desperdiçou duas ocasiões flagrantes de golo e acertou apenas dois dos seis passes que fez.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …