Moreirense vs FC Porto | Dragão desaproveita e pode perder liderança

O FC Porto não foi além de um empate (0-0) no terreno do Moreirense e arrisca-se a ser ultrapassado pelo Sporting já na quarta-feira.

Numa partida em que só uma equipa quis verdadeiramente quebrar o nulo, os “dragões” revelaram tremenda falta de eficácia, desperdiçando quatro ocasiões flagrantes, algo que tinha caracterizado a equipa portista na passada temporada. Quanto ao Moreirense, terminou a partida com apenas dois remates, um recorde negativo da época.

O Jogo explicado em Números

  • Primeiros 15 minutos da partida com pouca actividade e apenas um único remate, pertencente ao portista Felipe. Como seria de esperar, os “dragões” entraram na partida para mandar, contabilizando 70% de posse de bola e uma eficácia de passe de 83% neste período inicial. Ainda assim, muitas dificuldades para fazer chegar a bola aos avançados, Aboubakar e Marega, que, juntos, somavam apenas seis toques.
  • No meio-campo do FC Porto surgia um jogador em claro destaque: Herrera chegou aos 25 minutos da partida com nove duelos ganhos em 11 disputados. Para se ter a real noção do impacto do mexicano, nenhum outro jogador dos “azuis-e-brancos” sequer chegava aos seis duelos protagonizados.
  • José Sá era um mero espectador na partida, somando apenas três passes nos primeiros 30 minutos – curiosamente, tantos quanto Marega que, no entanto, falhou todas as entregas realizadas durante este período.
  • O Moreirense chegou aos 40 minutos do desafio sem um único passe para finalização. O lateral-direito Paul Sagna era o único que se destacava no capítulo da finalização, com 88% de entregas certas no meio-campo adversário, a que somava três duelos ganhos em outros tantos disputados e cinco acções defensivas.
  • Primeira parte de sentido único mas sem que tal tivesse resultado em quaisquer golos, apesar de o FC Porto muito ter feito por isso. Os “dragões” regressaram ao balneário a dominar em todas as vertentes da partida, com uma ocasião flagrante – desperdiçada por Brahimi – e três remates enquadrados.
  • Alex Telles liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com nota 6.6, graças a alguns dados interessantes: dois passes para finalização, um deles resultante em ocasião flagrante, oito bolas colocadas na área adversária, sete duelos ganhos e três desarmes.
  • O melhor do Moreirense era, sem surpresa, o guarda-redes Jhonatan 6.2, já com três defesas, todas elas a remates de dentro da área.
  • O FC Porto abriu a segunda parte com dois remates enquadrados muito perigosos, o primeiro de Alex Telles, que viu o seu livre embater na barra. Na recarga, Felipe acabou por rematar contra um adversário, para desespero dos adeptos “azuis-e-brancos”.
  • Exibição cinzenta de Brahimi, que se mostrava pouco influente nas manobras ofensivas da sua equipa, apesar das cinco faltas sofridas (máximo da sua equipa). O internacional argelino apresentava apenas 65% de passes certos no meio-campo adversário, 54% de duelos ganhos e 20 perdas de bola.
  • O Moreirense chegou aos 80 minutos da partida sem um único remate enquadrado e com apenas um passe para finalização, de autoria de Tozé. Na equipa visitante, os jogadores em destaque eram Felipe, com três remates, dois deles à baliza, e Alex Telles, com três passes para finalização.
  • Em apenas 20 minutos em campo, Soares igualou o máximo de remates de um jogador do FC Porto na partida, três, mas nenhum deles saiu enquadrado com a baliza. O primeiro disparo de Marega neste desafio surgiu já no período de descontos, com o maliano a acabar por contribuir para o enorme desacerto demonstrado pelos “dragões” que, dos 16 remates que fizeram, dez saíram desenquadrados.

O Homem do Jogo

Alex Telles foi um dos poucos jogadores a dar alguma cor a uma partida bastante cinzenta. O lateral-esquerdo portista esteve em destaque a atacar, somando um remate, à barra, três passes para finalização, uma ocasião flagrante criada, dois dribles eficazes, 94 toques e 18 bolas colocadas na área contrária. E, apesar de o Moreirense não ter conseguido rematar à baliza, não se pense que Alex Telles não contribuiu defensivamente.

O brasileiro foi o jogador da sua equipa com mais desarmes, cinco, a que somou uma intercepção e dois alívios. Tudo somado, o lateral portista deixa Moreira de Cónegos com o título de melhor jogador da noite nos GoalPoint Ratings, com nota 7.6.

Jogadores em foco

  • Felipe 7.0 – Rematou de forma enquadrada duas vezes, acabando por desperdiçar uma ocasião flagrante. Somou 74 passes (64 deles certos), 89 toques e dez acções defensivas. Dos 15 duelos que disputou, venceu 12, tendo sido o jogador que mais disputas no ar ganhou (nove).
  • Jhonatan 6.5 – Foi o herói da noite para a equipa da casa. Defendeu quatro remates, três deles de dentro da área, e fez duas recolhas. Pela negativa, acertou apenas 11 dos 33 passes que fez.
  • Sérgio Oliveira 5.7 – Esteve apenas dez minutos em campo, mas fez três passes para finalização, o máximo portista da noite. Colocou quatro vezes a bola na área contrária e venceu o único duelo que disputou.
  • Waris 4.6 – Fez apenas um passe e um remate nos 24 minutos que disputou. Perdeu os três duelos que disputou e foi apanhado em fora-de-jogo uma vez.
  • Soares 3.7 – Noite para esquecer do brasileiro, que desperdiçou duas ocasiões flagrantes de golo e acertou apenas dois dos seis passes que fez.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Pelo menos 28 mortos e 55 feridos em explosão de uma mesquita no Afeganistão

Pelo menos 28 pessoas morreram e 55 ficaram feridas devido a uma explosão numa mesquita na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, durante o período de oração desta sexta-feira, anunciaram as autoridades locais. "Os números …

Pedro Alves escolhido para a presidência executiva do Banco Montepio

Pedro Gouveia Alves, atual presidente do Montepio Crédito, foi escolhido para novo CEO do Banco Montepio. O nome reuniu o consenso de Carlos Tavares e de Tomás Correia. O Banco Montepio escolheu Pedro Alves como novo …

Tancos. Sindicato dos procuradores sugere que ordem para não inquirir Costa e Marcelo é ilegal

O Sindicato dos procuradores sugere que a ordem do diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que travou a inquirição de António Costa e de Marcelo Rebelo de Sousa, como testemunhas no …

Guardas prisionais voltam à greve pela quinta vez desde setembro

Esta será a quinta greve dos guardas prisionais, convocada pelo SNCGP, desde setembro. O presidente do sindicato diz que, caso se mantenha o silêncio do Governo, vão ser marcadas mais paralisações para dezembro. Os guardas prisionais …

PSD apresenta queixa sobre votos da emigração. Publicação dos resultados das eleições suspensa

O PSD apresentou uma reclamação ao Tribunal Constitucional a pedir a revisão dos resultados. A publicação dos resultados fica suspensa, pondo em causa as tomadas de posse da Assembleia da República e do Governo. Nesta medida, …

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …