A derrota de Trump no debate está a preocupar os seus conselheiros, mas o ex-Presidente já fez saber que não vai repetir o confronto com Kamala Harris.
Se o debate de junho passado deixou os Democratas abalados e certos de que Joe Biden não tinha condições para derrotar Donald Trump, agora parece ser a vez de os Republicanos entrarem em stress após a performance de Trump no primeiro confronto contra Kamala Harris.
Vários órgãos internacionais dão conta da preocupação de consultores e doadores da campanha de Trump no rescaldo do debate. Ao Financial Times, um estratega Republicano revela que “a maior frustração foi ele ter mordido o isco em coisas sem sentido”.
Já John Catsimatidis, um bilionário que já fez doações para a campanha trumpista acredita o candidato talvez estivesse “com excesso de confiança” ou não estivesse preparado e mostra-se surpreendido com a performance de Harris. “Ela ficou calada nos últimos três meses. Todos achavam que ela não era capaz de debater”, refere.
“Trump esteve no seu pior absoluto“, considera ainda o especialista em sondaens Frank Luntz. “Ele teve tantas oportunidades, todas as vezes que a inflação poderia ter sido mencionada, ele escolheu divagar para outro assunto”, considera.
Um dos pontos fracos de Trump é o seu ego e os membros da campanha já esperavam que Kamala Harris preparasse armadilhas neste sentido. Os conselheiros terão avisado o ex-Presidente, mas quando a candidata Democrata começou a falar sobre a plateia dos seus comícios, Trump não se conseguiu conter e começou a vangloriar-se sobre ter os “comícios mais incríveis na história da política”.
“A Harris irritou-o? Absolutamente. Ele devia ter ficado irritado? Claro que não. Mas é assim que ele é”, declara Luntz.
Trump recusa um novo debate
Uma sondagem da CNN realizada imediatamente após o debate revelou que 63% dos 605 inquiridos que assistiram ao debate pensavam que Harris tinha vencido, em comparação com 37% para Trump. Antes do debate, o painel estava dividido igualmente, 50-50, sobre qual candidato achavam que iria vencer.
Um outro inquérito da YouGov concluiu que 43% consideraram que Harris tinha traçado um plano mais claro, em comparação com 32% para Trump e 24% de indecisos..
Apesar disto, Trump já anunciou que recusou o convite da campanha de Harris e não voltará a debater. “NÃO HAVERÁ TERCEIRO DEBATE!“, anunciou na sua rede social, Truth Social.
Na quarta-feira, num evento para homenagear as vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001, Trump disse que iria “pensar” se outro debate era necessário, já que acreditava que venceu e que teve uma “ótima noite”.
Justificando a sua decisão de não participar noutro debate, o candidato afirmou na Truth Social que “as sondagens mostram claramente” que ele venceu o duelo verbal, e em letras maiúsculas acrescentou: “KAMALA DEVE FOCAR-SE NO QUE ELA DEVERIA TER FEITO DURANTE O ÚLTIMO PERÍODO DE QUASE QUATRO ANOS”, em que tem ocupado a vice-presidência do país.
“Quando um lutador perde uma luta, a primeira coisa que ele diz é ‘EU QUERO UMA DESFORRA’”, declarou Trump, argumentando que, como não perdeu, não precisa de outro confronto.
Mas alguns Republicanos acreditam que Trump deve aceitar o convite. “Acho que seria uma oportunidade. Se estivesse na posição de Trump, eu aceitaria“, considera o Senador Rick Scott, um dos principais aliados do ex-Presidente.
O Senador Thom Tills concorda. “Faz mais sentido, em vez de falar sobre cães e gatos, falar sobre os 1,5 milhões de fugitivos. Isso é muito mais assustador para mim”, defende, referindo-se aos imigrantes que fugiram à patrulha da fronteira.
Frank Luntz também acredita que Trump “não tem escolha” senão repetir o debate. “Ele tem de recuperar, ele tem de dar às pessoas uma razão para não verem isto como um momento decisivo”, opina.
O bode expiatório
A campanha de Trump também já arranjou uma culpada para o desempenho de Trump no debate: Laura Loomer, uma comentadora online e candidata ao Congresso que é adepta de teorias da conspiração de extrema-direita.
Vários Republicanos culpam Loomer pelo momento insólito em que Trump citou uma conspiração sobre imigrantes que comem animais de estimação, algo que foi prontamente desmentido pelos moderadores do debate.
Loomer, que viajou com Trump no seu avião privado para o debate, foi associada à promoção desta falsa afirmação. Relatos de fontes próximas à campanha de Trump sugerem um crescente alarme com a influência de Loomer sobre o candidato.
Segundo uma fonte não identificada citada pelo Semafor, há uma preocupação “a 100%” dentro da campanha sobre o papel de Loomer. Apesar de resistência prévia dos seus assessores, Trump chegou a considerar oferecer a Loomer um cargo oficial na campanha, no início deste ano, refere o The Guardian.
Loomer, que se intitula “jornalista investigativa”, tem um histórico de promover teorias da conspiração, incluindo a falsa alegação de que o 11 de setembro foi um “trabalho interno”. Após o debate, Loomer fez outra acusação infundada, alegando que Kamala Harris usou auriculares disfarçados de brincos durante o evento.
As tensões sobre a influência de Loomer também surgiram dentro do círculo de Trump. Até a congressista de extrema-direita Marjorie Taylor Greene chamou Loomer de “racista” após esta ter feito um comentário depreciativo sobre a herança indiana de Harris, dizendo que a Casa Branca “cheiraria a caril” se Harris fosse eleita. Greene, que também já enfrentou acusações de racismo, condenou os comentários de Loomer, afirmando que eles não representam os republicanos ou o movimento MAGA.
Um texto repleto de tretas e fantasias em favor de Kamala. Trump foi claramente o vencedor do debate. Kamala mostrou na sua mímica constante uma postura pouco estadista. É claro que textos como este são sintomáticos que que foi derrotada e que Trump será o próximo presidente da América. Ninguém tenha dúvidas. Os EUA passarem a ter uma presidente (pela primeira vez) e muito esquerdista, seria o pior que poderia acontecer para a estabilidade mundial.
Ana, principalmente por expor que andavam a comer os gatos e cães……
Admiro a paciência do Presidente Trump para debater com a dr.ª Kamala Harris que tem graves problemas mentais.
En inépcias , Bébé Trump saiu vencedor , disso não há dúvida !
Haaaaaaaa!!!! A Kamala é que tem graves problemas mentais?
Só podem ser comentários de assalariados, ninguém vai nisso, são demasiado evidentes.
Eu ouço cada uma!
Ana Campos não defende a Democracia americana, defende uma Autocracia comandada por um mentiroso compulsivo e condenado por assédio sexual. Ana Campos não defende o Estado de Direito defende um populista extremista que incentivou o ataque ao Capitólio e recusou-se a aceitar o resultado das eleições. Ana Campos não defende uma América feliz e saudável defende uma América dominada por armas de fogo automáticas e tiroteios em escolas. Ana Campos escolheu ser repulsiva como o seu líder, Trump.
O FM é um produto de manipulação e desinformação..
por ex
Amigo FM o que banir ou não armas de fogo tem haver com os criminosos usa-las? Pense.. Brasil, Venezuela, Colômbia..
FM: Descreveste a Kamala
Realmente devias te tratar. Para além de completamente desinformado. És um ignorante dem educação.
Levaste memso uma lavagem cerebral intensiva.
Realmente a loucura não tem limites, ver um debate onde um adulto tem respostas de uma criança de 8 anos e que pode vir a ser presidente dos estados unidos é completamente assustador. Não comento sequer os comentários a favor de Trump, danos cerebrais.
@Nuno: Danos cerebrais deve ser mesmo o teu problema.
Hoje em dia a verdade incomoda muitos. E pelos vistos és um deles. Procura ajuda o mais rapidamente possível.
JAMacedo, com amigos como você, Trump nem precisa de inimigos.
Pessoal aquele lunático do Trump se ganha-se, estamos todos Fonixxx, viram ele a patrão a mandar calar jornalistas e adversária Kamala, ele não é presidente ele é um empresário que já nasceu empresário.. ele é ditador, aliás ele próprio disse que é amigo do Putin, King Jom Un, do Maduro, esqueçam as nossas vidas e dos nossos filhos e netos como eu sou avô! não vejo isto com bons olhos em curto espaço de tempo. para concluir espero que mais uma vez se escreva no final a verdade, a liberdade, democracia etc. ganhe pois foi assim que eu nasçi e quero morrer, da mesma maneira para to o ser humano vivo, após tantos comentários na televisão da 1ªguerra mundial e da 2ª, e outras os maus sempre perderam, e desta vez assim o será, mesmo que tenha de morrer por essa razão, “LIBERDADE”, fora com os ditadores, matem-nos pois eles matam os nossos filhos/as.
No país mais CAPITALISTA do Mundo, assente no mérito próprio e trabalho individual … vai ter “algumas “convulsões” com a politica mais à esquerda já vista, mesmo até depois do Obama – se a Kamala ganhar !
Saúde grátis para todos. Educação grátis para todos, Abonos para todos, Estado a “controlar” mais o País .. e claro, MUITOS IMPOSTOS para pagar isto tudo ! E menos iniciativa privada – que é a base dos EUA!
Veremos se EUA aguentam !
Quando a ideologia Woke aka “Taylor Swift/comunicação social” … ganha eleições está tudo dito !
Mas MUITO MAL estão os americanos quando APENAS podem escolher entre um lunático TRUMP e um senil BIDEN e agora um esquerdista radical KAMALA .
Boa noite
Nem sequer vi o debate portanto, comentar será contranatura.
O que sei é que os meios de comunicação em Portugal são a favor dos democrates, dado a imagem de alucinado e outras características que passam do Trump.
Também sei que estranhamente os emigrantes com quem se fala quando vem de férias são a favor do Trump.
Eles que se amanhem !!! Se colocarem um macaco em Presidente aquilo anda na mesma …
Vivo nos Estados Unidos desde novembro de 1995. Sei perfeitamente que a esquerdalhada trouxe/traz nada para o povo, é só esquemas e populismo descarado. Espero que a Kamala perca as eleições, e bem! É falsa, convencida, e estranha. Não é de quem os americanos necessitam.
A Ana Maria é um Boot russo.