Moody’s prevê aumento de 4% nos preços da habitação em Portugal em 2020

Os preços das casas em Portugal vão aumentar 4% em 2020, de acordo com um relatório da agência de notação financeira Moody’s divulgado esta quarta-feira.

A Moody’s estima que o preço das casas em Portugal vai subir 4% no próximo ano, em linha com o resto dos países em análise. deste leque, não fazem parte o Reino Unido e Itália, onde se prevê uma estagnação dos preços, segundo um estudo levado a cabo pela agência norte-americana, que inclui perspetivas económicas de vários países europeus.

Segundo a agência de rating, o país onde a inflação na habitação será maior é Espanha, onde se prevê uma subida de 5,5% no próximo ano, seguido de Irlanda (4,5%), Holanda (4,5%), Portugal (4,0%) e Alemanha (4,0%). No lado oposto da tabela estão Itália, onde os preços da habitação deverão estagnar em 2020, Reino Unido (0,7%) e França (2,5%).

O estudo destaca que, no próximo ano as novas operações em Portugal vão conhecer “algum declínio dos empréstimos brutos para hipotecas, ainda que sem alterações na subscrição do crédito ao consumo”.

Relativamente aos empréstimos pendentes, a agência de rating espera uma perfomance estável, embora em 2020 esteja prevista uma forte inflação dos preços das casas, na ordem dos 4%.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o preço por metro quadrado das casas em Portugal situou-se nos 1.031 euros no segundo trimestre deste ano, mais 6,4% acima do período homólogo. Já no primeiro trimestre a subida homóloga havia sido também de 6,4%.

O aumento das casas vai coincidir com uma descida no volume de crédito à habitação. “O desempenho dos títulos garantidos por hipotecas residenciais na Europa permanecerá estável em 2020, mesmo com a desaceleração do crescimento do PIB, e com uma diminuição das taxas de juro e do desemprego”, refere a nota da agência.

De acordo com o Negócios, além da inflação dos preços na habitação, o relatório inclui também previsões para o desemprego: em Portugal, deverá situar-se nos 6% em 2020. Já o Produto Interno Bruto (PIB), a agência estima que será de 1,7% no mesmo período.

Em setembro, a taxa de desemprego em Portugal fixou-se nos 6,5%, segundo o INE. Quanto ao PIB, o instituto confirmou que a economia portuguesa cresceu 1,9% no terceiro trimestre deste ano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …