Montenegro acusa PS de ser responsável pelo empobrecimento de Portugal

9

PSD / Flickr

Luís Montenegro, líder do PSD

O dirigente social-democrata considera que o governo socialista tem tido “todos os instrumentos para inverter a situação do país”.

O presidente do PSD, Luís Montenegro, responsabilizou ontem os governos do PS por Portugal estar “cada vez mais pobre” e “no fundo da tabela“.

“Estamos num ciclo de empobrecimento galopante, nós estamos a ficar no fundo da tabela quando temos tudo para estarmos no topo”, afirmou o líder social-democrata, prosseguindo: “Em Portugal, há cerca de dois milhões de pessoas com rendimento de 554 euros ou menos. E muitos dos que ganham acima é em função das prestações sociais do Estado. Sem isso, o limiar da pobreza atingiria 4,5 milhões de portugueses”.

Luís Montenegro discursava num jantar de Natal do PSD de Castelo de Paiva, no norte do distrito de Aveiro, onde assinalou aos militantes que “em todos os países da Europa houve pandemia, altas taxas de inflação e efeitos da guerra na Ucrânia“.

Mas, nesses países, notou, “há mais esperança, criação de riqueza, mais oportunidades e mais empregos disponíveis” do que em Portugal. “Não há assim tantas razões para ficarmos mais pobres, quando os outros estão a ficar mais ricos, nomeadamente os países que compararam connosco”, acentuou, deixando alguns indicadores.

“De 2016 a 2021, Portugal cresceu de forma acumulada 7,1%, mas a média dos países da coesão cresceu 18,4“, apontou. Para o líder do maior partido da oposição, trata-se de “um quadro catastrófico do ponto de vista social” e o país não está a conseguir “aproveitar as oportunidades e potencialidades para dar a volta à situação”.

O dirigente social-democrata considera que o governo socialista tem tido “todos os instrumentos para inverter a situação do país”. “O PS herdou em 2015 uma casa arrumada, um país acrescer, o desemprego a diminuir, contas públicas certas e um acesso a financiamento como nunca houve em Portugal”, recordou.

Montenegro admitiu que os socialistas “até podem querer fazer bem, mas não conseguem”. “Eles não querem, não podem. Em 27 anos, governaram 20. Nos segundos sete foi a bancarrota e nestes sete o empobrecimento”, frisou.

O líder do PSD garantiu que os social-democratas estão “empenhadíssimos” em preparar-se para “governar este país”. “Para lutarmos contra uma coisa que não podemos aceitar, que é esta fatalidade de estarmos sempre de mão estendida, de bancarrota, empobrecidos, à espera que nos deem subsídios na Europa”, disse.

Montenegro acentuou que “o crescimento de riqueza é o ponto de partida para acabar com a pobreza” em Portugal.

// Lusa

9 Comments

  1. “…lutarmos contra uma coisa que não podemos aceitar, que é esta fatalidade de estarmos sempre de mão estendida, de bancarrota, empobrecidos, à espera que nos deem subsídios na Europa”, disse.
    Sim, mas os políticos é que andam de mão estendida em Bruxelas para benefício próprio, dos camaradas de partido e amigos…
    Aqui e lá fora vivem á grande e á francesa…, ou só o Sócrates é que tem beneficiado ?
    O Montenegro, pode gabar-se que o seu partido de facto teve um líder parlamentar que com um acto de coragem raro, resgatou pelo menos parte da fortuna que o Feteira levou para o Brasil.
    Moral da história, comem todos do mesmo tacho…ou como dizia José Vilhena ” as moscas mudam, mas a trampa mantém-se “

  2. Hahaha se não fosse muito sério, seria mesmo para rir á gargalhada, estas palavras da boca do aguenta, aguenta, do corte de salários reformas etc, uma coisa é certa, aos almoços e jantares que ele faz para aparecer na comunicação social vai se criar um hábito, um dia 1º Ministro vai nos ficar caro, mas a comunicação social que o rodeia um dia lhe apresentará a factura para nós pagarmos.

  3. Percebe-se que os comentadores do Desporto atrapalham tanto os interesses nacionais, tal como os comentadores da política, não olham a meios para ter trabalho e mais uns dinheirinhos dos clubes de futebol e Agentes Desportivos, tal como na Política, não ouvirei mais um comentador desportivo tal como já há muito não dou ouvidos aos Comentadores da Política, o F Santos fez a vontade aos Comentadores pondo os selecionados que queriam e falavam todos os dias e a todas as horas, agora a vítima é o Selecionador Nacional, nem cara tem para admitir que estavam enganados na formação da equipe, com os seus eleitos apadrinhados foi o barrete que se viu, agora arranjaram um tapa olhos (CR7)

  4. É curioso porque este apoiou totalmente o antigo PM Passos Coelho que disse que o país tinha de empobrecer e até aconselhou os jovens a emigrar. Não me esqueço!!

  5. Há vez há vez estes Srs. , toman os Contribuintes Portugueses por amnésicos e ignorantes ! . Esquecem-se que boa parte da População jà está mais que vacinada contra a cronica aldrabice proferida por estes Ilustres Ilusionistas !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.