O Etna está a deslizar para o Mediterrâneo

O vulcão mais ativo da Europa, o Monte Etna, está a deslizar para o mar. Um novo estudo revela um movimento de 14 milímetros por ano, em média.

Sem nos apercebermos e muito lentamente, o vulcão mais ativo da Europa está a escorregar em direção ao mar. Embora seja uma situação que requer alguma atenção, não é motivo para alarme.

Esta conclusão surge num estudo recente, publicado na edição de abril do Bulletin of Volcanology. De acordo com a investigação, o Monte Etna está a deslizar em direção ao Mediterrâneo a um ritmo de, em média, 14 milímetros por ano.

A equipa, liderada por cientistas britânicos, afirma que esta deslocação poderá gerar alguns perigos em toda a estrutura do Etna no futuro. “Diria que não há atualmente motivo para alarme, mas é algo a que temos de estar atentos, especialmente para ver se há alguma aceleração neste movimento”, explica John Murray, o líder da equipa, à BBC.

É através de uma rede de estações GPS de alta precisão, montada na montanha, que Murray consegue controlar o comportamento da estrutura, já que são estes aparelhos que permitem registar mudanças milimétricas na forma do cone vulcânico.

Os investigadores recolheram os dados entre 2001 e 2012, e perceberam que a montanha se está a deslocar a caminho da cidade costeira de Giarre, a cerca de 15 quilómetros do Etna, em Sicília. Este ritmo traduz-se em 1,4 metros a cada cem anos, ou seja, só daqui a mais de 1,5 milhões de anos os habitantes  de Giarre poderão ver o Etna.

Os registos geológicos mostram que estes vulcões deslizantes têm tendência a colapsos de secções, havendo o risco de, numa erupção, haver um colapso de uma parte do cone, causado deslizamentos de terra. No entanto, estas situações são raras e podem levar séculos a atingir um estado crítico.

A preocupação dos cientistas centra-se na atividade eruptiva. Os investigadores têm agora de analisar as deformações que os movimentos de magma causam na montanha, já que uma erupção pode acontecer quando o magma ascende e a deforma.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …