O Etna está a deslizar para o Mediterrâneo

O vulcão mais ativo da Europa, o Monte Etna, está a deslizar para o mar. Um novo estudo revela um movimento de 14 milímetros por ano, em média.

Sem nos apercebermos e muito lentamente, o vulcão mais ativo da Europa está a escorregar em direção ao mar. Embora seja uma situação que requer alguma atenção, não é motivo para alarme.

Esta conclusão surge num estudo recente, publicado na edição de abril do Bulletin of Volcanology. De acordo com a investigação, o Monte Etna está a deslizar em direção ao Mediterrâneo a um ritmo de, em média, 14 milímetros por ano.

A equipa, liderada por cientistas britânicos, afirma que esta deslocação poderá gerar alguns perigos em toda a estrutura do Etna no futuro. “Diria que não há atualmente motivo para alarme, mas é algo a que temos de estar atentos, especialmente para ver se há alguma aceleração neste movimento”, explica John Murray, o líder da equipa, à BBC.

É através de uma rede de estações GPS de alta precisão, montada na montanha, que Murray consegue controlar o comportamento da estrutura, já que são estes aparelhos que permitem registar mudanças milimétricas na forma do cone vulcânico.

Os investigadores recolheram os dados entre 2001 e 2012, e perceberam que a montanha se está a deslocar a caminho da cidade costeira de Giarre, a cerca de 15 quilómetros do Etna, em Sicília. Este ritmo traduz-se em 1,4 metros a cada cem anos, ou seja, só daqui a mais de 1,5 milhões de anos os habitantes  de Giarre poderão ver o Etna.

Os registos geológicos mostram que estes vulcões deslizantes têm tendência a colapsos de secções, havendo o risco de, numa erupção, haver um colapso de uma parte do cone, causado deslizamentos de terra. No entanto, estas situações são raras e podem levar séculos a atingir um estado crítico.

A preocupação dos cientistas centra-se na atividade eruptiva. Os investigadores têm agora de analisar as deformações que os movimentos de magma causam na montanha, já que uma erupção pode acontecer quando o magma ascende e a deforma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …