O Etna está a deslizar para o Mediterrâneo

Cirimbillo / wikimedia

O vulcão mais ativo da Europa, o Monte Etna, está a deslizar para o mar. Um novo estudo revela um movimento de 14 milímetros por ano, em média.

Sem nos apercebermos e muito lentamente, o vulcão mais ativo da Europa está a escorregar em direção ao mar. Embora seja uma situação que requer alguma atenção, não é motivo para alarme.

Esta conclusão surge num estudo recente, publicado na edição de abril do Bulletin of Volcanology. De acordo com a investigação, o Monte Etna está a deslizar em direção ao Mediterrâneo a um ritmo de, em média, 14 milímetros por ano.

A equipa, liderada por cientistas britânicos, afirma que esta deslocação poderá gerar alguns perigos em toda a estrutura do Etna no futuro. “Diria que não há atualmente motivo para alarme, mas é algo a que temos de estar atentos, especialmente para ver se há alguma aceleração neste movimento”, explica John Murray, o líder da equipa, à BBC.

É através de uma rede de estações GPS de alta precisão, montada na montanha, que Murray consegue controlar o comportamento da estrutura, já que são estes aparelhos que permitem registar mudanças milimétricas na forma do cone vulcânico.

Os investigadores recolheram os dados entre 2001 e 2012, e perceberam que a montanha se está a deslocar a caminho da cidade costeira de Giarre, a cerca de 15 quilómetros do Etna, em Sicília. Este ritmo traduz-se em 1,4 metros a cada cem anos, ou seja, só daqui a mais de 1,5 milhões de anos os habitantes  de Giarre poderão ver o Etna.

Os registos geológicos mostram que estes vulcões deslizantes têm tendência a colapsos de secções, havendo o risco de, numa erupção, haver um colapso de uma parte do cone, causado deslizamentos de terra. No entanto, estas situações são raras e podem levar séculos a atingir um estado crítico.

A preocupação dos cientistas centra-se na atividade eruptiva. Os investigadores têm agora de analisar as deformações que os movimentos de magma causam na montanha, já que uma erupção pode acontecer quando o magma ascende e a deforma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Condenada a mais oito. Ex-Presidente Park arrisca agora 32 anos de prisão

Esta sexta-feira, o Tribunal Distrital de Seul condenou a ex-Presidente sul-coreana Park Geun-hye a mais oito anos de prisão. Park Geun-hye, ex-Presidente da Coreia do Sul, já tinha sido condenada a 24 anos de prisão por …

Viagem de deputados contra supressão de comboios cancelada (porque o comboio foi suprimido)

Uma comitiva de deputados e autarcas que pretendia viajar de comboio entre as Caldas da Rainha e Lisboa, para exigir soluções para a Linha do Oeste, ficou apeada e foi obrigada a fazer o percurso …

12 feridos em ataque com arma branca em autocarro na Alemanha

12 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, no ataque perpetrado por um homem, armado com arma branca, no interior de um autocarro na cidade alemã de Lübeck, norte do país, segundo a televisão …

É um "emprego de sono". 1000 euros para dormir 8 horas por dia

Um salário de 1000 euros ao fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego da marca portuguesa Desonno, especializada em colchões e almofadas, que é, acima de tudo, uma …

Marinha Portuguesa vai receber 7 novos navios (para cumprir acordo com a NATO)

O primeiro-ministro anunciou, esta sexta-feira, a construção, nos próximos seis a oito anos, de sete novos navios para a Marinha portuguesa, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM). António Costa falava nos estaleiros …

Por dia, são assassinadas pelo menos 3 crianças no México

Pelo menos três crianças são assassinadas todos os dias no México, país que fechou o ano passado com o número mais elevado de homicídios das últimas duas décadas, lamentaram esta quinta-feira as autoridades do país. “Temos …

Macron despede colaborador que agrediu manifestante

O Presidente francês viu-se obrigado a despedir o colaborador que tinha sido filmado a agredir um manifestaste no 1º de maio, alegando terem surgido "dados novos" sobre o caso. Segundo o Público, o colaborador de Emmanuel Macron que foi …

Há uma empresa neozelandesa em que se trabalha 4 dias por semana (e ganha-se o mesmo)

Os trabalhadores da Perpetual Guardian trabalham apenas quatro dias por semana e recebem o mesmo salário. A empresa neozelandesa decidiu fazer a experiência e os resultados não poderiam ser melhores. Mantendo o mesmo salário e sem …

Enorme sarcófago negro tinha 3 múmias (e nenhuma maldição)

O enorme sarcófago negro encontrado em Alexandria foi finalmente aberto e o mistério foi desvendado. Nem maldição nem restos mortais de Alexandre, o Grande. Na verdade, o túmulo tinha 3 múmias e água de esgoto. O …

FMI puxa as orelhas ao Governo e avisa que "bons tempos estão a acabar"

O Orçamento de Portugal "vai na direcção errada", alerta o Fundo Monetário Internacional (FMI) no relatório sobre a Zona Euro, onde deixa também avisos quanto ao preço dos imóveis e a ideia de que "os …