/

O Etna está a deslizar para o Mediterrâneo

O vulcão mais ativo da Europa, o Monte Etna, está a deslizar para o mar. Um novo estudo revela um movimento de 14 milímetros por ano, em média.

Sem nos apercebermos e muito lentamente, o vulcão mais ativo da Europa está a escorregar em direção ao mar. Embora seja uma situação que requer alguma atenção, não é motivo para alarme.

Esta conclusão surge num estudo recente, publicado na edição de abril do Bulletin of Volcanology. De acordo com a investigação, o Monte Etna está a deslizar em direção ao Mediterrâneo a um ritmo de, em média, 14 milímetros por ano.

A equipa, liderada por cientistas britânicos, afirma que esta deslocação poderá gerar alguns perigos em toda a estrutura do Etna no futuro. “Diria que não há atualmente motivo para alarme, mas é algo a que temos de estar atentos, especialmente para ver se há alguma aceleração neste movimento”, explica John Murray, o líder da equipa, à BBC.

É através de uma rede de estações GPS de alta precisão, montada na montanha, que Murray consegue controlar o comportamento da estrutura, já que são estes aparelhos que permitem registar mudanças milimétricas na forma do cone vulcânico.

Os investigadores recolheram os dados entre 2001 e 2012, e perceberam que a montanha se está a deslocar a caminho da cidade costeira de Giarre, a cerca de 15 quilómetros do Etna, em Sicília. Este ritmo traduz-se em 1,4 metros a cada cem anos, ou seja, só daqui a mais de 1,5 milhões de anos os habitantes  de Giarre poderão ver o Etna.

Os registos geológicos mostram que estes vulcões deslizantes têm tendência a colapsos de secções, havendo o risco de, numa erupção, haver um colapso de uma parte do cone, causado deslizamentos de terra. No entanto, estas situações são raras e podem levar séculos a atingir um estado crítico.

A preocupação dos cientistas centra-se na atividade eruptiva. Os investigadores têm agora de analisar as deformações que os movimentos de magma causam na montanha, já que uma erupção pode acontecer quando o magma ascende e a deforma.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.