“Montanhas” das estrelas de neutrões só têm alguns milímetros de altura

CC BY 4.0 / Royal Astronomical Society

Ilustração de uma estrela de neutrões

As estrelas de neutrões são os objetos mais densos do Universo. Em algo tão grande como uma cidade, há mais massa comprimida do que o Sol. Isto tem algumas consequências peculiares – incluindo o quão suaves são.

A atração gravitacional de tal objeto é tão alta e a sua crosta é tão dura que não seria possível obter “montanhas” na sua superfície com mais de um milímetro, sugere uma nova investigação citada pelo site IFLScience.

Estes resultados, apresentados no National Astronomy Meeting 2021, surgiram a partir de novos modelos que tentaram criar simulações mais realistas de como são as estrelas de neutrões.

Em particular, os investigadores responsáveis por esta pesquisa estavam interessados nas deformações mais pequenas da superfície destas estrelas – conhecidas como “montanhas”, apesar de serem minúsculas – descobrindo que estas eram cem vezes mais pequenas do que se pensava anteriormente.

“Nas últimas duas décadas, houve muito interesse em entender o quão grandes essas montanhas podem ser antes de a crosta da estrela de neutrões se partir e, consequentemente, não poderem mais ser suportadas”, disse, em comunicado, Fabian Gittins, investigador da Universidade de Southampton que liderou a pesquisa.

Segundo o mesmo site, as forças envolvidas nestes objetos são mesmo deslumbrantes. As simulações sugeriram que a superfície de uma estrela de neutrões é 10 mil milhões de vezes mais rígida do que o aço.

Modelos anteriores sugeriam que estas montanhas podiam ter até alguns centímetros de altura, indicando que a crosta estava perto de se partir em todos os pontos. Mas este novo trabalho defende que essa suposição não é apoiada por cenários fisicamente realistas.

As estrelas de neutrões são realmente suaves. Se se explodisse uma do tamanho da nossa Terra, essas montanhas não seriam mais altas do que meio metro.

“Estes resultados mostram como as estrelas de neutrões são objetos extraordinariamente esféricos. Além disso, sugerem que observar ondas gravitacionais de estrelas de neutrões em rotação pode ser ainda mais desafiador do que se pensava”, acrescentou Gittins.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …