/

Montalegre atribui subsídio a famílias com três filhos ou mais e paga creche

2

Knoxville Museum of Art / Flickr

-

A Câmara de Montalegre vai apoiar financeiramente as famílias com três filhos ou mais e dar “cerca de 100 euros” por mês para pagar a creche, avançou hoje à Lusa o presidente, Orlando Alves.

O autarca explicou que o apoio à família e auxílio à frequência de creche entrará em vigor no dia 21 de março e visa aumentar a natalidade, fixar pessoas e melhorar as condições de vida das famílias mais carenciadas do concelho de Trás-os-Montes.

Os agregados familiares com três ou mais filhos até aos 12 anos, explicou, irão receber um “abono de família” que varia entre os 20 e os 30 euros por mês.

E acrescentou, “começamos, este ano, a partir do terceiro filho, mas se sentirmos que há agregados familiares que estejam em situação debilitada estamos sempre em condições de alterar o regulamento, possibilitando, deste modo, que o segundo filho seja beneficiário deste apoio que será pago nos 12 meses do ano”.

Para usufruir do apoio o agregado familiar deverá residir no concelho há, pelo menos, um ano.

Orlando Alves considerou que o abono de família foi “criminosamente” retirado às famílias pondo em causa a sua estabilidade financeira.

Além da componente solidária à família, a autarquia irá dar aos agregados cujo rendimento mensal seja igual ou inferior ao salário mínimo “cerca de 100 euros” por mês para suportar as despesas com creches de crianças até aos três anos.

“As famílias gastam o que têm e o que não têm para colocarem os seus filhos nas creches onde as prestações mensais são escandalosamente exageradas”, frisou.

Por esse motivo, entendeu, os pais desistem de ter filhos.

O autarca ainda não sabe quanto é que a medida vai custar aos cofres do município, mas desvaloriza valores.

“O que quero é acudir às necessidades de quem está em situação de aflição, o montante não está em causa”, frisou.

No atual momento de crise, na opinião do presidente, mais importante do que fazer obras é inventariar e responder às carências das pessoas do concelho de Montalegre.

Segundo Orlando Alves, o envelhecimento e a diminuição da população traz consequências negativas ao desenvolvimento económico local.

/Lusa

2 Comments

  1. A proposito de creches se nos compara-mos aos Países do norte estamos a anos luz deles, digo isto porque é um exagero o que pedem em termos de pagamento nas creches, para combater isto que se criem creches estaduais ( pelas camaras ) a custo zero para que haja incentivo á natalidade, para que as pessoas se fixem nas suas regiões e também falo a proposito dos mais velhos como centros de dia e uma ocupação na area do artesanato para os mais idosos etc… tenho dito.

  2. Devo dizer que as camaras municipais podem fazer mais e melhor se lhes derem mais autonomia mesmo na prevenção dos fogos que assolam o País todos os anos e também no apoio ás suas populações, digo isto para toas as camaras e para aquelas que são das zonas rurais que façãm postos de vigia para prevenir possiveis incendios, que criem uma policia para patrulharem essas matas e serranias, porque policia municipal já têm agora a criarem a forma de os utilizarem neste campo entre outros etc… tenho dito. Isto a proposito de auterquias com mais poder nos assuntos da sua jurisdição.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.