“Miúdos” do Sporting goleiam Vilafranquense

Manuel de Almeida / Lusa

Matheus Pereira celebra o seu segundo golo frente ao Vilafranquense

Matheus Pereira celebra o seu segundo golo frente ao Vilafranquense

O Sporting qualificou-se hoje para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao vencer o Vilafranquense, dos distritais de Lisboa, por 4-0, em jogo disputado no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Apesar de ter apresentado uma equipa de ‘segunda linha’, o detentor da Taça de Portugal resolveu a eliminatória ainda no primeiro tempo, com golos de Matheus Pereira (12 e 16 minutos) e Bruno Paulista (40), duas das novidades lançadas por Jorge Jesus diante da formação de Vila Franca de Xira.

No segundo tempo, Gelson Martins, que tinha sido lançado para o lugar de Matheus Pereira, fechou as contas do apuramento sportinguista, aos 77 minutos.

O Vilafranquense, que atuou como visitado, embora em casa emprestada, levou muitos adeptos ao Estoril, mas a resistência dos ribatejanos durou apenas 12 minutos, em virtude do tento inaugural de Matheus Pereira.

O extremo da equipa B ‘leonina’ fez questão de não desperdiçar a segunda chamada à titularidade e, quatro minutos depois, ampliou a vantagem do Sporting, na sequência de um cruzamento de Jonathan Silva.

Os ‘encarnados’ de Vila Franca de Xira procuravam esporadicamente aproximar-se da baliza à guarda de Marcelo Boeck, nomeadamente através do expedito Lucas Linhares, mas eram os ‘verde e brancos’ que dispunham de situações claras, uma das quais por Carlos Mané, que esteve perto de anotar um golo de ‘bandeira’, num ‘chapéu’ ainda do meio-campo.

Contudo, a cinco minutos do intervalo, o conjunto comandado por Jorge Jesus chegou mesmo ao terceiro tento, por intermédio do estreante Bruno Paulista, que correspondeu da melhor forma, de cabeça, a um canto apontado por Aquilani.

O domínio dos ‘leões’ manteve-se no segundo tempo, embora o guardião ribatejano, Nélson Pinhão, tenha emergido como um dos principais destaques da partida, com uma ‘mão cheia’ de intervenções, duas das quais decisivas, a negar as intenções de Gelson Martins e Ewerton.

Ainda assim, o Vilafranquense nunca se retraiu e tentou ser um anfitrião incómodo, chegando mesmo a ficar perto de um golo que certamente entraria para o seu ‘álbum’ de recordações, primeiro por Bernardo Carlos e depois por José Lúcio.

Já depois de Freddy Montero ter desperdiçado uma ocasião flagrante para aumentar a contagem, o Sporting acabaria mesmo por aumentar os números do triunfo, na sequência de uma jogada de envolvimento ofensivo que terminou com a finalização de Gelson Martins, aos 77 minutos.

Por outro lado, a melhor oportunidade do Vilafranquense em todo o jogo surgiu a poucos minutos do final, quando Lucas Linhares se isolou perante Marcelo Boeck, mas o guardião sportinguista manteve a baliza inviolada.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …