“Miúdos” do Sporting goleiam Vilafranquense

Manuel de Almeida / Lusa

Matheus Pereira celebra o seu segundo golo frente ao Vilafranquense

Matheus Pereira celebra o seu segundo golo frente ao Vilafranquense

O Sporting qualificou-se hoje para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao vencer o Vilafranquense, dos distritais de Lisboa, por 4-0, em jogo disputado no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Apesar de ter apresentado uma equipa de ‘segunda linha’, o detentor da Taça de Portugal resolveu a eliminatória ainda no primeiro tempo, com golos de Matheus Pereira (12 e 16 minutos) e Bruno Paulista (40), duas das novidades lançadas por Jorge Jesus diante da formação de Vila Franca de Xira.

No segundo tempo, Gelson Martins, que tinha sido lançado para o lugar de Matheus Pereira, fechou as contas do apuramento sportinguista, aos 77 minutos.

O Vilafranquense, que atuou como visitado, embora em casa emprestada, levou muitos adeptos ao Estoril, mas a resistência dos ribatejanos durou apenas 12 minutos, em virtude do tento inaugural de Matheus Pereira.

O extremo da equipa B ‘leonina’ fez questão de não desperdiçar a segunda chamada à titularidade e, quatro minutos depois, ampliou a vantagem do Sporting, na sequência de um cruzamento de Jonathan Silva.

Os ‘encarnados’ de Vila Franca de Xira procuravam esporadicamente aproximar-se da baliza à guarda de Marcelo Boeck, nomeadamente através do expedito Lucas Linhares, mas eram os ‘verde e brancos’ que dispunham de situações claras, uma das quais por Carlos Mané, que esteve perto de anotar um golo de ‘bandeira’, num ‘chapéu’ ainda do meio-campo.

Contudo, a cinco minutos do intervalo, o conjunto comandado por Jorge Jesus chegou mesmo ao terceiro tento, por intermédio do estreante Bruno Paulista, que correspondeu da melhor forma, de cabeça, a um canto apontado por Aquilani.

O domínio dos ‘leões’ manteve-se no segundo tempo, embora o guardião ribatejano, Nélson Pinhão, tenha emergido como um dos principais destaques da partida, com uma ‘mão cheia’ de intervenções, duas das quais decisivas, a negar as intenções de Gelson Martins e Ewerton.

Ainda assim, o Vilafranquense nunca se retraiu e tentou ser um anfitrião incómodo, chegando mesmo a ficar perto de um golo que certamente entraria para o seu ‘álbum’ de recordações, primeiro por Bernardo Carlos e depois por José Lúcio.

Já depois de Freddy Montero ter desperdiçado uma ocasião flagrante para aumentar a contagem, o Sporting acabaria mesmo por aumentar os números do triunfo, na sequência de uma jogada de envolvimento ofensivo que terminou com a finalização de Gelson Martins, aos 77 minutos.

Por outro lado, a melhor oportunidade do Vilafranquense em todo o jogo surgiu a poucos minutos do final, quando Lucas Linhares se isolou perante Marcelo Boeck, mas o guardião sportinguista manteve a baliza inviolada.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …