Já sabemos o que é o misterioso “grande objeto” detetado perto do Titanic

2

(cv) OceanGate Expeditions

Já sabemos o que é a anormalidade detetada no sonar em 1998 perto do naufrágio do mítico Titanic. 

“Não sabíamos o que iríamos descobrir”, disse o explorador PH Nargeolet. “No sonar, isto pode ter sido uma série de coisas, incluindo o potencial de ser outro naufrágio. Eu tenho procurado a hipótese de explorar este grande objeto que apareceu no sonar há muito tempo”.

A OceanGate Expeditions leva turistas em submersíveis a visitar naufrágios e desfiladeiros submarinos. Há várias décadas que a empresa tem documentado o estado do naufrágio do Titanic. Numa das expedições deste ano, a OceanGate aproveitou para investigar o “grande objeto” detetado há um quarto de século.

A equipa de exploradores descobriu uma formação vulcânica inesperada a uma profundidade de 2.900 metros, que Nargeolet disse estar “cheia de vida”.

“Estamos surpreendidos com a diversidade e densidade das esponjas, corais de bambu, outros corais de água fria, lagostas e peixes que estão a prosperar a 2.900 metros de profundidade no Oceano Atlântico Norte”, disse o cientista-chefe da OceanGate Expeditions, Steve W. Ross, num comunicado citado pelo HuffPost.

“Descobrir este ecossistema anteriormente desconhecido também oferece uma oportunidade de fazer uma comparação com a biologia marinha dentro e ao redor do Titanic”, acrescentou Ross.

Recentemente, uma equipa de expedição comercial capturou as imagens do Titanic com a mais alta qualidade de sempre. A OceanGate Expeditions partilhou um vídeo de um minuto do navio, o primeiro e único vídeo em 8K do naufrágio.

“Os detalhes surpreendentes nas imagens em 8K ajudarão a nossa equipa de cientistas e arqueólogos marítimos a caracterizar a decadência do Titanic com mais precisão à medida que capturamos novas imagens em 2023 e adiante. Capturar essas imagens em 8K permitirá aumentar o zoom e ainda ter qualidade em 4K que é fundamental para projetos de vídeo imersivos e de grande plano. Ainda mais notáveis são as cores fenomenais nesta filmagem”, disse Stockton Rush, presidente da OceanGate Expeditions, em comunicado.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.