/

Misterioso castelo de 3 mil anos encontrado no fundo de um lago na Turquia

1

Arqueólogos da Universidade Yüzüncü Yil encontraram um castelo de 3 mil anos escondido no fundo do Lago Van, na Turquia, centenas de metros abaixo da superfície.

A descoberta incrível foi preservada dentro do lago com uma qualidade surpreendente. O castelo abrange cerca de um quilómetro, com paredes de até 3 ou 4 metros, mantidas em boas condições pelas águas alcalinas turcas.

Os cientistas, liderados por Tahsin Ceylan, acreditam que a construção é uma relíquia da civilização Urartu, da Idade do Ferro, também chamada de Reino de Van, que prosperou na região durante os séculos IX a VI aC.

O nível de água do lago flutuou de forma bastante dramática ao longo dos milénios e os cientistas acreditam que era muito menor no auge da sociedade urartiana do que é hoje, aumentando lentamente ao longo do tempo até cobri-la parcialmente.

Os arqueólogos estão também a estudar outras partes do antigo assentamento.

“Muitas civilizações e pessoas instalaram-se à volta do Lago Van. Chamavam ao lago o ‘mar superior’ e acreditavam que tinha muitas coisas misteriosas. Com esta crença em mente, estamos a trabalhar para revelar os seus ‘segredos'”, disse Ceylan.

A equipa ainda não conseguiu verificar quão profundamente enterradas estão as paredes do castelo sob o sedimento no lago. Além disso, será necessário mais trabalho de campo para descobrir mais sobre a estrutura e as pessoas que viviam dentro dela.

No ano passado, a equipa de pesquisa também descobriu um campo de estalagmites de 4 quilómetros quadrados, ao qual chamaram “chaminés de fadas subaquáticas”, sob o lago. As lápides parecem ser da época dos seljuques, um povo nómada turco, de há cerca de 1.000 anos.

No início deste ano, anunciaram ainda a descoberta de um navio russo que deve ter afundado no lago em 1948.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.