“Lendária” e misteriosa espécie de orca avistada por cientistas

Cientistas admitem o possível avistamento de uma das espécies de orca mais misteriosas da natureza. A orca é conhecida como o “Tipo D”, mas muito raramente foi vista ou ouvida.

A orca foi avistada no Cabo Horn, no extremo sul do Chile, onde os cientistas conseguiram gravar imagens da lendária orca “Tipo D“. São raras as vezes em que se tem o privilégio de ver esta espécie, como foi o caso do encalhe em massa na praia de Paraparaumu, na Nova Zelândia, em 1955.

Há quatro anos atrás, investigadores conseguiram recolher as primeiras filmagens desta misteriosa espécie, mas agora, um grupo de cientistas da Administração Nacional Oceânica e da Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) não só filmou as orcas, como recolheu três amostras de tecido dos animais.

No encalhe de 1955, foram também recolhidos tecidos e dentes das orcas, que foram preservadas e só em 2013 finalmente analisadas. A análise mostrou que esta espécie é geneticamente diferente dos outros três tipos de orcas conhecidas e que diverge de outras orcas de há cerca de 390 mil anos.

Um artigo publicado, em 2010, na revista Polar Biology mostra observações sobre estas diferenças entre o “Tipo D” e as outras espécies. Será possível ainda saber mais, caso as amostras recolhidas no Cabo Horn coincidam com as amostras de 1955, da Praia Paraparaumu.

“Estamos muito entusiasmados com as análises genéticas que estão por vir”, disse o ecologista marinho Bob Pitman, do Centro de Ciências da Pesca Sudoeste da NOAA Fisheries, que tem procurado a orca durante mais de 14 anos.

“As orcas do tipo D podem ser o maior animal ainda não descrito do planeta e uma clara indicação de quão pouco sabemos sobre a vida nos nossos oceanos”, acrescentou Pitman.

 

Albino.orca / Wikimedia

Os diferentes tipos de orca.

Não é só a nível genético que estas orcas diferem das mais comuns. Fisicamente, têm testas bulbosas semelhantes às baleias-piloto, uma barbatana mais estreita e pontiaguda, dentes mais pequenos e manchas brancas menores atrás dos olhos. Além disso vivem em águas extremamente inóspitas, fora do círculo antártico.

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …