“Lendária” e misteriosa espécie de orca avistada por cientistas

Cientistas admitem o possível avistamento de uma das espécies de orca mais misteriosas da natureza. A orca é conhecida como o “Tipo D”, mas muito raramente foi vista ou ouvida.

A orca foi avistada no Cabo Horn, no extremo sul do Chile, onde os cientistas conseguiram gravar imagens da lendária orca “Tipo D“. São raras as vezes em que se tem o privilégio de ver esta espécie, como foi o caso do encalhe em massa na praia de Paraparaumu, na Nova Zelândia, em 1955.

Há quatro anos atrás, investigadores conseguiram recolher as primeiras filmagens desta misteriosa espécie, mas agora, um grupo de cientistas da Administração Nacional Oceânica e da Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) não só filmou as orcas, como recolheu três amostras de tecido dos animais.

No encalhe de 1955, foram também recolhidos tecidos e dentes das orcas, que foram preservadas e só em 2013 finalmente analisadas. A análise mostrou que esta espécie é geneticamente diferente dos outros três tipos de orcas conhecidas e que diverge de outras orcas de há cerca de 390 mil anos.

Um artigo publicado, em 2010, na revista Polar Biology mostra observações sobre estas diferenças entre o “Tipo D” e as outras espécies. Será possível ainda saber mais, caso as amostras recolhidas no Cabo Horn coincidam com as amostras de 1955, da Praia Paraparaumu.

“Estamos muito entusiasmados com as análises genéticas que estão por vir”, disse o ecologista marinho Bob Pitman, do Centro de Ciências da Pesca Sudoeste da NOAA Fisheries, que tem procurado a orca durante mais de 14 anos.

“As orcas do tipo D podem ser o maior animal ainda não descrito do planeta e uma clara indicação de quão pouco sabemos sobre a vida nos nossos oceanos”, acrescentou Pitman.

 

Albino.orca / Wikimedia

Os diferentes tipos de orca.

Não é só a nível genético que estas orcas diferem das mais comuns. Fisicamente, têm testas bulbosas semelhantes às baleias-piloto, uma barbatana mais estreita e pontiaguda, dentes mais pequenos e manchas brancas menores atrás dos olhos. Além disso vivem em águas extremamente inóspitas, fora do círculo antártico.

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …