O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

(dr) Leiden University

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Sofia, na Bulgária, conseguiu agora desvendar o mistério, enquanto estudava pequenas gotículas oleosas de alcanos – hidrocarbonetos saturados acíclicos – na água, estabilizadas com moléculas de surfactantes semelhantes a sabão.

Segundo o SciTechDaily, os investigadores descobriram, nas experiências, que quando a temperatura baixa, as gotículas mudam de formas esféricas comuns para formas icosaédricas parecidas com cristais.

A temperaturas ainda mais baixas, transformam-se em losangos ou hexágonos de quatro lados, com “tentáculos” nos cantos.

Outro grupo de cientistas, desta vez da Universidade Bar-Ilan, em Israel, fez observações semelhantes e percebeu que as pequenas gotas eram mais propensas a mudar de forma.

Os investigadores búlgaros propuseram uma teoria que determina que uma fina camada abaixo dos surfactantes causa as arestas. No entanto, as imagens microscópicas detalhadas do laboratório israelita não encontraram essa camada.

Para explicar as mudanças na forma, os físicos tiveram que incluir no modelo quatro variantes: tensão superficial, gravidade, defeitos e curvatura espontânea. Esta última é um efeito da forma das moléculas que constituem a camada sólida.

Quando moléculas longas são empilhadas como fósforos dentro de uma caixa, a interface é plana, mas quando uma das extremidades das moléculas é mais “gorda” do que a outra, a membrana resultante pode ter uma curvatura.

Enquanto os defeitos e a gravidade tendem a dobrar as gotas, a tensão superficial tende a restaurar a forma esférica.

No entanto, na presença de curvatura espontânea, esse efeito torna-se mais fraco à medida que as gotas se tornam mais pequenas. Isto faz com que gotas pequenas sejam sujeitas a lapidação e explica o comportamento misterioso.

Já os estranhos “tentáculos” que se desenvolvem a temperaturas mais baixas precisam ainda de ser explicados.

O artigo científico com as descobertas foi publicado na Physical Review Letters.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

"Espírito anti-Costa" no Porto. Feridas das autárquicas não saram, mas Barbosa Ribeiro sai revitalizado

O processo autárquico no Porto foi atribulado, mas o pós-eleições não tem sido mais sereno. António Costa e Manuel Pizarro foram duramente criticados, enquanto Tiago Barbosa Ribeiro recebeu vários elogios. Na primeira reunião da concelhia do …

"É inconstitucional". Englobamento fiscal obrigatório encolhe alguns rendimentos líquidos

O englobamento fiscal obrigatório para contribuintes no último escalão do IRS leva a que tenham um rendimento líquido menor do que outros contribuintes com um rendimento bruto mais baixo. O Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) …

Os ataques de asma costumam ser mais fortes à noite. Agora, já sabemos porquê

Um novo estudo veio confirmar finalmente aquilo que já há muito se sabia e a resposta está no relógio interno do nosso corpo. Num ataque de asma, as vias respiratórias nos pulmões começam a fechar, o …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rio pede adiamento das diretas no PSD. Quer estar em condições de combater "taco a taco" com o PS

O Conselho Nacional do PSD reúne-se esta quinta-feira, com a marcação das diretas e do Congresso na agenda. Rui Rio fez um pedido de última hora para que só aconteça depois da votação do …

Governo aponta para salário mínimo nacional de 700 euros

Ministro das Finanças e ministra de Estado e da Presidência anteviram aumento semelhante ao dos últimos dois anos, abrindo ainda caminho à possibilidade de o valor aumentar durante as negociações com sindicatos e patrões. Em linha …

Rui Moreira na apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal do Porto

Rui Moreira e PSD apertam as mãos. Há acordo de estabilidade e governação

O movimento independente de Rui Moreira e o PSD chegaram a um acordo que vai garantir a aprovação do próximo orçamento da Câmara Municipal do Porto e a governabilidade da cidade. O movimento do independente Rui …

Prego num bloco de madeira

Bactéria que come metal pode "devorar" um prego em três dias

Esta bactéria, que já foi capaz de comer um prego em apenas três dias, pode vir a ser uma ajuda na limpeza dos resíduos da indústria de mineração. A cientista chilena Nadac Reales começou a trabalhar …

Afinal, o núcleo interno da Terra não é tão sólido quanto se pensava

O núcleo da Terra é extremamente importante, mas pouco se sabe sobre a sua história ou formação. Agora, um grupo de cientistas sugere que, afinal, não é tão sólido quanto se pensava. A nova investigação sustenta …

Sinais de rádio de estrelas distantes sugerem a presença de planetas ocultos

Cientistas descobriram estrelas a lançar ondas de rádio de forma inesperada, o que possivelmente indica a existência de planetas ocultos. A equipa de investigadores tem procurado planetas através da rede de radiotelescópios mais poderosa do mundo, …

Cerca de metade dos recuperados apresentam sintomas de "covid longa"

Cerca de metade dos mais de 236 milhões de pessoas que foram infetadas em todo o mundo pelo coronavírus SARS-CoV-2 apresentarão sintomas persistentes pós-covid seis meses depois a infeção, sugere um estudo divulgado esta quarta-feira. Segundo …