Navio de guerra dos EUA provoca a China em Taiwan. Míssil russo atinge embarcação japonesa

1

Andrew Young / U.S. Navy

USS Ralph Johnson

Cresce a tensão mundial no seguimento da invasão da Rússia à Ucrânia. Um míssil russo atingiu um navio de carga japonês ao largo da costa ucraniana. Enquanto isso, um navio de guerra dos EUA entrou no mar de Taiwan, território que a China reclama como seu.

Numa altura em que o mundo receia o deflagrar de uma terceira guerra mundial, há sinais preocupantes de que a situação na Ucrânia pode descambar, nomeadamente alastrando até Taiwan.

Quando se teme que a China pode aproveitar a acção russa para invadir Taiwan, um navio de guerra norte-americano entrou no estreito da ilha numa acção que pode ser vista como uma ameaça pelos chineses.

O francês Le Figaro repara que o USS Ralph Johnson atravessou pela segunda vez, neste ano, o “sensível estreito de Taiwan” que a China reclama como seu território. Este estreito separa a ilha da China continental.

A marinha norte-americana já confirmou que o navio de guerra fez uma “passagem de rotina” por “águas internacionais e de acordo com a lei internacional”.

O ministro da Defesa de Taiwan também fez questão de confirmar a presença do navio, salientando que “supervisionou totalmente as suas actividades” e notando que as acções decorreram “perto das nossas águas e do nosso ar”.

A China vê as navegações estrangeiras no estreito como um atentado à sua soberania, mas a posição dos EUA e de outros países é que esta zona é aberta a todos por se tratarem de águas internacionais.

Não é a primeira vez que os norte-americanos passam pelo estreito, mas o incidente toma proporções mais graves à luz da tensão na Ucrânia e dos receios de que a China possa tomar uma posição de força contra Taiwan.

Míssil russo atingiu navio japonês e feriu filipino

Entretanto, um míssil russo atingiu o navio japonês ‘Namura Queen’ e feriu, num ombro, um dos 20 filipinos que compõem a tripulação, disse a empresa proprietária da embarcação à agência Kyodo.

O marinheiro não corre perigo de vida.

O navio atingido tem bandeira do Panamá e é propriedade de uma empresa de logística da cidade de Ehime, no oeste do Japão.

A embarcação consegue navegar sem problemas e está no mar Negro, a caminho da Turquia, para avaliar os danos sofridos.

As autoridades ucranianas asseguram que o míssil foi disparado pelas forças russas que, desde quinta-feira, começaram a invasão da Ucrânia.

A Rússia anunciou que tinha visado as “infraestruturas militares ucranianas com armas de longo alcance de alta precisão utilizando mísseis de cruzeiro navais e aéreos”.

Ucrânia acusa Rússia de atingir navio moldavo

A Ucrânia também acusou a Rússia de ter bombardeado um navio-tanque químico com a bandeira da Moldávia perto do porto de Odessa, no Mar Negro.

O ataque terá ocorrido na sexta-feira contra o Millennial Spirit que transportava 600 toneladas de diesel, como avança a agência Reuters.

A agência naval da Moldávia informou que a tripulação do navio era russa e que dois elementos ficaram “gravemente feridos”, como reporta a mesma agência.

Antes destes dois navios comerciais já tinha sido atingido um navio de carga turco, também ao largo de Odessa.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.