NASA vai levar a primeira mulher à Lua a bordo da irmã de Apollo

A missão que a NASA pretende realizar em 2024 para regressar à Lua já tem um nome: chama-se Artémis e vai levar a primeira mulher, anunciou a agência espacial norte-americana. 

Filha de Zeus e irmã gémea de Apollo, Artémis é a deusa grega da caça, das florestas, da Lua e dos animais. Apollo foi, precisamente, o nome do programa da NASA que possibilitou a chegada do Homem à Lua, em 1969.

“Artémis: irmã gémea de Apollo e deusa da Lua. Agora, é também o nome para a nossa missão #Moon2024 até à superfície da Lua, incluindo a primeira mulher e o próximo homem”, pode ler-se no Twitter da NASA.

“Apolo tinha uma irmã gémea, Artémis. A deusa da Lua”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine, referindo-se à mitologia grega. “O nosso escritório de astronautas é muito diversificado e altamente qualificado. Acho que é muito bonito que, 50 anos depois da Apollo, o programa Artémis leve o próximo homem – e a primeira mulher – à Lua.”

Bridenstine sublinhou que a nova missão lunar representa a inclusão, que é um dos objetivos do programa. “Eu tenho uma filha de 11 anos e quero que ela seja capaz de ver no mesmo papel das próximas mulheres que irão à Lua (…) Este é realmente um momento bonito na História da América e estou muito orgulhoso por fazer parte dele”, considerou.

Nesta segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao Congresso para adicionar 1,6 mil milhões de dólares ao orçamento da agência espacial para que esta possa “regressar à Lua e ir a Marte”.

O pedido de Trump surge dois meses depois de o vice-Presidente norte-americano, Mike Pompeo, ter reduzido para quatro anos o prazo para a agência espacial norte-americana voltar a colocar astronautas na Lua de novo.

“Durante a minha administração vamos restaurar a grandeza da NASA, voltar à Lua e chegar a Marte. Estou a atualizar o meu orçamento para incluir mais 1,6 mil milhões de dólares para que possamos voltar ao Espaço em grande escala”, escreveu Trump no início da semana na mesma rede social

Feitas as contas, e tendo em conta a verba adicional anunciada pelo Presidente dos Estados Unidos, a NASA teria um gasto de cerca de 22.600 milhões de dólares durante o ano fiscal de 2020. De acordo com a agência espacial, o aumento no orçamento será investido, na sua grande maioria, na investigação e desenvolvimento de um sistema de alunagem.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …

Neymar recusa treinar depois de não ser convocado

O futebolista brasileiro Neymar, que joga atualmente no PSG, recusou-se a treinar no dia seguinte a não ter sido convocado para o jogo frente ao Dijon, para a Taça de França, revelou esta quarta-feira o …

"Poesia de emergência". Espanhóis criam número de telefone para quem quiser ouvir poemas

O projeto "Poesia de Emergência" nasceu no início de 2018 e tem mais de uma centena de voluntários que recitam poemas próprios autores conhecidos. Basta ligar para um número.   A ideia, que já tem voluntários em …