NASA vai levar a primeira mulher à Lua a bordo da irmã de Apollo

A missão que a NASA pretende realizar em 2024 para regressar à Lua já tem um nome: chama-se Artémis e vai levar a primeira mulher, anunciou a agência espacial norte-americana. 

Filha de Zeus e irmã gémea de Apollo, Artémis é a deusa grega da caça, das florestas, da Lua e dos animais. Apollo foi, precisamente, o nome do programa da NASA que possibilitou a chegada do Homem à Lua, em 1969.

“Artémis: irmã gémea de Apollo e deusa da Lua. Agora, é também o nome para a nossa missão #Moon2024 até à superfície da Lua, incluindo a primeira mulher e o próximo homem”, pode ler-se no Twitter da NASA.

“Apolo tinha uma irmã gémea, Artémis. A deusa da Lua”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine, referindo-se à mitologia grega. “O nosso escritório de astronautas é muito diversificado e altamente qualificado. Acho que é muito bonito que, 50 anos depois da Apollo, o programa Artémis leve o próximo homem – e a primeira mulher – à Lua.”

Bridenstine sublinhou que a nova missão lunar representa a inclusão, que é um dos objetivos do programa. “Eu tenho uma filha de 11 anos e quero que ela seja capaz de ver no mesmo papel das próximas mulheres que irão à Lua (…) Este é realmente um momento bonito na História da América e estou muito orgulhoso por fazer parte dele”, considerou.

Nesta segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao Congresso para adicionar 1,6 mil milhões de dólares ao orçamento da agência espacial para que esta possa “regressar à Lua e ir a Marte”.

O pedido de Trump surge dois meses depois de o vice-Presidente norte-americano, Mike Pompeo, ter reduzido para quatro anos o prazo para a agência espacial norte-americana voltar a colocar astronautas na Lua de novo.

“Durante a minha administração vamos restaurar a grandeza da NASA, voltar à Lua e chegar a Marte. Estou a atualizar o meu orçamento para incluir mais 1,6 mil milhões de dólares para que possamos voltar ao Espaço em grande escala”, escreveu Trump no início da semana na mesma rede social

Feitas as contas, e tendo em conta a verba adicional anunciada pelo Presidente dos Estados Unidos, a NASA teria um gasto de cerca de 22.600 milhões de dólares durante o ano fiscal de 2020. De acordo com a agência espacial, o aumento no orçamento será investido, na sua grande maioria, na investigação e desenvolvimento de um sistema de alunagem.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …

Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: o Pepe tem um GPS inconclusivo?

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/pacos-de-ferreira-3-2-fc-porto-o-musical Paços de Ferreira. Cidade quase deserta nos últimos dias, com as pessoas a cumprirem as regras. Paços de Ferreira. A cidade que recebeu um campeão quase deserto, com os jogadores a não cumprirem as regras. Ao …

Os cães vão para o céu? Lápides mostram que animais de estimação se tornaram família após a II Guerra

Os donos de animais de estimação no século XVIII amavam-nos profundamente, mas os donos contemporâneos são mais propensos a acreditar numa vida após a morte, onde verão os seus animais de estimação falecidos mais uma …

Governo decide hoje novas medidas para controlar a pandemia. Partidos estão divididos

O Conselho de Ministros reúne-se este sábado para decretar “ações imediatas” de controlo da pandemia, um dia depois de o primeiro-ministro ter recebido os partidos com assento parlamentar com vista a um consenso sobre estas …

Secretas e PJ investigam QAnon (que acusa autoridades de esconderem provas sobre rede pedófila)

Os Serviços de Informação e a Polícia Judiciária (PJ) estão a investigar as ligações de seguidores do movimento conspiracionista QAnon aos denominados "Movimentos pela Verdade" e a elementos do Chega. A notícia é avançada pela revista …

Terapia genética restaura visão de ratos totalmente cegos (e vai ser testada em humanos)

Os investigadores da Nanoscope usaram uma terapia genética para restaurar células danificadas. Este método conseguiu melhorar a visão de ratos que eram completamente cegos. Os fotorrecetores são as células da primeira etapa da cadeia que permite …

Líder isolada e, mesmo que ganhe, pode não ser campeã: as contas incríveis no 6 Nações

A última jornada do mítico torneio de râguebi foi adiada mas não foi esquecida. Irlanda está na frente mas Inglaterra e França ainda podem ficar com o troféu. Quando, no dia 1 de fevereiro deste ano, …

Covid-19: Alemanha e EUA com novo máximo nas últimas 24 horas

A Alemanha contabilizou 19.059 novos contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, anunciou hoje o Instituto Robert Koch (RKI). Na Alemanha, registaram-se 518.773 casos confirmados de covid-19 …