NASA vai levar a primeira mulher à Lua a bordo da irmã de Apollo

A missão que a NASA pretende realizar em 2024 para regressar à Lua já tem um nome: chama-se Artémis e vai levar a primeira mulher, anunciou a agência espacial norte-americana. 

Filha de Zeus e irmã gémea de Apollo, Artémis é a deusa grega da caça, das florestas, da Lua e dos animais. Apollo foi, precisamente, o nome do programa da NASA que possibilitou a chegada do Homem à Lua, em 1969.

“Artémis: irmã gémea de Apollo e deusa da Lua. Agora, é também o nome para a nossa missão #Moon2024 até à superfície da Lua, incluindo a primeira mulher e o próximo homem”, pode ler-se no Twitter da NASA.

“Apolo tinha uma irmã gémea, Artémis. A deusa da Lua”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine, referindo-se à mitologia grega. “O nosso escritório de astronautas é muito diversificado e altamente qualificado. Acho que é muito bonito que, 50 anos depois da Apollo, o programa Artémis leve o próximo homem – e a primeira mulher – à Lua.”

Bridenstine sublinhou que a nova missão lunar representa a inclusão, que é um dos objetivos do programa. “Eu tenho uma filha de 11 anos e quero que ela seja capaz de ver no mesmo papel das próximas mulheres que irão à Lua (…) Este é realmente um momento bonito na História da América e estou muito orgulhoso por fazer parte dele”, considerou.

Nesta segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao Congresso para adicionar 1,6 mil milhões de dólares ao orçamento da agência espacial para que esta possa “regressar à Lua e ir a Marte”.

O pedido de Trump surge dois meses depois de o vice-Presidente norte-americano, Mike Pompeo, ter reduzido para quatro anos o prazo para a agência espacial norte-americana voltar a colocar astronautas na Lua de novo.

“Durante a minha administração vamos restaurar a grandeza da NASA, voltar à Lua e chegar a Marte. Estou a atualizar o meu orçamento para incluir mais 1,6 mil milhões de dólares para que possamos voltar ao Espaço em grande escala”, escreveu Trump no início da semana na mesma rede social

Feitas as contas, e tendo em conta a verba adicional anunciada pelo Presidente dos Estados Unidos, a NASA teria um gasto de cerca de 22.600 milhões de dólares durante o ano fiscal de 2020. De acordo com a agência espacial, o aumento no orçamento será investido, na sua grande maioria, na investigação e desenvolvimento de um sistema de alunagem.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …