Ministro da Saúde checo demite-se. É o quarto desde o início da pandemia

(dr) Government of the Czech Republic

Petr Arenberger, ministro da Saúde da República Checa

O ministro da Saúde da República Checa apresentou a demissão, esta terça-feira. É o quarto governante responsável pela pasta da Saúde no país a fazê-lo, desde o início da pandemia da covid-19.

De acordo com a revista Newsweek, Petr Arenberger demitiu-se de ministro da Saúde da República Checa, apenas seis semanas depois de estar à frente do cargo. O governante tomou posse a 7 de abril e, desde então, tem vindo a ser acusado de irregularidades na sua declaração de rendimentos.

A pressão exercida sobre si e a sua família foi “a principal razão para a demissão”, disse o primeiro-ministro checo, Andrej Babiš, citado pela agência Associated Press.

“Não acho necessário que a minha família, amigos, colegas e pacientes sejam expostos a esta pressão cada vez mais desagradável durante o meu trabalho pela saúde pública”, disse Arenberger, citado pela publicação norte-americana.

“Estou convencido de que esta mudança nesta fase não irá afetar a solução mais bem-sucedida da pandemia ou os passos estratégicos do ministério”, acrescentou.

O primeiro-ministro checo anunciou que planeia substituir Arenberger por Adam Vojtech, que era ministro da Saúde quando a pandemia atingiu o país em março de 2020.

É a quarta vez que um ministro com a pasta da Saúde renuncia ao cargo, desde o início da pandemia da covid-19.

O país já registou 10,7 milhões de infeções e 30 mil mortes associadas à doença.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.