A polémica Ministra das Mulheres do Chile demite-se um mês depois de nomeada

Tomada de posse da ministra das Mulheres do Chile, Macarena Santelices,

A ministra das Mulheres chilena, Macarena Santelices, jornalista e sobrinha-neta do antigo ditador Augusto Pinochet, anunciou hoje a sua demissão, pouco mais de um mês depois de ter sido nomeada, devido a uma série de polémicas.

“O dia em que se compreenda que a causa das mulheres não tem cor política, que pertence a todas e é a favor de todas, poderemos avançar. Devido à minha lealdade para com o Presidente Sebastian Piñera, o país e as mulheres chilenas, decidi hoje retirar-me”, escreveu Santelices na rede social Twitter.

A demissão de Santelices, nomeada para o cargo em 6 de maio, ocorre um dia depois de a ministra ter nomeado Jorge Ruz, um antigo produtor de concursos de beleza de mulheres em fato de banho, para o posto de responsável pelos Estudos de Género.

Ruz, próximo da ministra, é também jornalista no tabloide La Cuarta, que ainda recentemente publicou um poster com uma mulher nua na sua edição de sexta-feira.

Durante a sua breve passagem pelo Ministério, os movimentos feministas tinham lançado o slogan “Não temos ministra”, devido à falta de experiência de Santelices e à sua militância no partido da direita ultraconservadora, a União Democrática Independente.

Desde há muito reputado pelo seu conservadorismo, o Chile tem visto nos últimos anos a emergência de numerosos movimentos feministas, que têm mobilizado milhares de pessoas para a defesa dos direitos das mulheres.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.