Ministério da Saúde propõe suplemento de 150 euros para enfermeiros especialistas

Estela Silva / Lusa

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

O Ministério da Saúde já respondeu às exigências dos enfermeiros que exigem a formação de carreira de especialistas, que tem levado a várias greves do setor: mais 150 euros, reposição das horas de qualidade e transição das 40 para 35 horas semanais em 2018 é a proposta do Governo.

O Ministério da Saúde mostrou-se disposto a responder aos apelos dos enfermeiros que exigem carreira de especialidade e consequente aumento salarial. Um suplemento de 150 euros é aquilo que o Governo está disposto a oferecer pelas funções diferenciadas que desempenham.

A proposta já foi enviada ao SEP, Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que, já na semana passada, tinha decidido também avançar com a marcação de uma nova greve por não ter ficado satisfeito com a evolução das negociações.

No documento enviado ao Sindicato, o Ministério da Saúde reconhece os enfermeiros que “se mostram indispensáveis” e garante que tem “adotado medidas que concorrem para a dignificação destes profissionais”, nomeando, a título de exemplo, a reposição das 35 horas semanais para a função pública, o reforço do número de enfermeiros, ou a eliminação de cerca de 3 mil situações de trabalho precário.

No entanto, o Governo afirma querer prosseguir com essa política de “valorização dos trabalhadores” e por isso propõe então dar o braço a torcer em alguns aspetos.

O descongelamento das carreiras a partir de 2018, a reposição das horas de qualidade, e a diferenciação remuneratória dos enfermeiros especialistas no exercício dessas funções, a entrar em vigor em janeiro de 2018, – que se traduz no valor de 150 euros – são os compromissos elencados pelo Governo.

O valor proposto pelo Ministério da Saúde fica ainda muito aquém do suplemento exigido pelo SEP. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses pedia uma subida de duas posições na tabela remuneratória, ou seja, um suplemento de 400 euros.

No entanto, de acordo com o Observador, estas serão as mesmas medidas que o Governo terá apresentado na semana passada ao SEP e que o Sindicato terá considerado insuficientes, pelo que se espera agora uma reação do Sindicato.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tudo bem que queiram ser reconhecidos (com um aumento de salário) mas… para os especialistas que desempenhem funções nos serviços/atividades para o qual estão habilitados pela dita especialidade. Há enfermeiros que tiraram a especialidade em “clínica geral” mas querem ser considerados especialistas estando a trabalhar em obstetrícia. Eu tenho uma especialidade (pós-graduação em NEE) mas não vou querer ganhar mais estando a trabalhar numa área tecnológica… na qual não sou especialista nem especial.

  2. Não existe especialidade em “clínica geral” na enfermagem.
    Naturalmente os Enfermeiros também devem perceber que só devem ganhar mais (justo e não migalhas de 150 euros) se realmente estiverem a desempenhar essas actividades. Tem de ser aberto concurso.

  3. Vergonhoso quererem estar acima do que lhes é permitido, sim, cito com veemência estas atitudes de enfermeiros que quanto mais reclamam especialidade, menos fazem profissionalmente.
    Então um enfermeiro é sempre um enfermeiro, com o devido respeito, cada qual a desempenhar as suas funções na saúde e nos diversos pontos de actividade, ou seja, todos serão especialistas nas diversas funções que desempenham, ou estarei errado? O que poderia aqui ser feito era mesmo um incentivo aos mais dedicados, produtivos, etc…Enfim todos querem tudo, mas responsabilidades e merece-lo estão muito aquém do que valem, seja pela profissão que exercem, seja pela moral que deveriam ter no desempenho das funções que detêm.
    Tenham um pouco mais de espeito por quem vos paga o sustento, o POVO e os necessitado, que amanhã poderão vós também serem uns deles. Fim de citação, obrigado

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …