Ministério da Saúde propõe suplemento de 150 euros para enfermeiros especialistas

Estela Silva / Lusa

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

O Ministério da Saúde já respondeu às exigências dos enfermeiros que exigem a formação de carreira de especialistas, que tem levado a várias greves do setor: mais 150 euros, reposição das horas de qualidade e transição das 40 para 35 horas semanais em 2018 é a proposta do Governo.

O Ministério da Saúde mostrou-se disposto a responder aos apelos dos enfermeiros que exigem carreira de especialidade e consequente aumento salarial. Um suplemento de 150 euros é aquilo que o Governo está disposto a oferecer pelas funções diferenciadas que desempenham.

A proposta já foi enviada ao SEP, Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que, já na semana passada, tinha decidido também avançar com a marcação de uma nova greve por não ter ficado satisfeito com a evolução das negociações.

No documento enviado ao Sindicato, o Ministério da Saúde reconhece os enfermeiros que “se mostram indispensáveis” e garante que tem “adotado medidas que concorrem para a dignificação destes profissionais”, nomeando, a título de exemplo, a reposição das 35 horas semanais para a função pública, o reforço do número de enfermeiros, ou a eliminação de cerca de 3 mil situações de trabalho precário.

No entanto, o Governo afirma querer prosseguir com essa política de “valorização dos trabalhadores” e por isso propõe então dar o braço a torcer em alguns aspetos.

O descongelamento das carreiras a partir de 2018, a reposição das horas de qualidade, e a diferenciação remuneratória dos enfermeiros especialistas no exercício dessas funções, a entrar em vigor em janeiro de 2018, – que se traduz no valor de 150 euros – são os compromissos elencados pelo Governo.

O valor proposto pelo Ministério da Saúde fica ainda muito aquém do suplemento exigido pelo SEP. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses pedia uma subida de duas posições na tabela remuneratória, ou seja, um suplemento de 400 euros.

No entanto, de acordo com o Observador, estas serão as mesmas medidas que o Governo terá apresentado na semana passada ao SEP e que o Sindicato terá considerado insuficientes, pelo que se espera agora uma reação do Sindicato.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tudo bem que queiram ser reconhecidos (com um aumento de salário) mas… para os especialistas que desempenhem funções nos serviços/atividades para o qual estão habilitados pela dita especialidade. Há enfermeiros que tiraram a especialidade em “clínica geral” mas querem ser considerados especialistas estando a trabalhar em obstetrícia. Eu tenho uma especialidade (pós-graduação em NEE) mas não vou querer ganhar mais estando a trabalhar numa área tecnológica… na qual não sou especialista nem especial.

  2. Não existe especialidade em “clínica geral” na enfermagem.
    Naturalmente os Enfermeiros também devem perceber que só devem ganhar mais (justo e não migalhas de 150 euros) se realmente estiverem a desempenhar essas actividades. Tem de ser aberto concurso.

  3. Vergonhoso quererem estar acima do que lhes é permitido, sim, cito com veemência estas atitudes de enfermeiros que quanto mais reclamam especialidade, menos fazem profissionalmente.
    Então um enfermeiro é sempre um enfermeiro, com o devido respeito, cada qual a desempenhar as suas funções na saúde e nos diversos pontos de actividade, ou seja, todos serão especialistas nas diversas funções que desempenham, ou estarei errado? O que poderia aqui ser feito era mesmo um incentivo aos mais dedicados, produtivos, etc…Enfim todos querem tudo, mas responsabilidades e merece-lo estão muito aquém do que valem, seja pela profissão que exercem, seja pela moral que deveriam ter no desempenho das funções que detêm.
    Tenham um pouco mais de espeito por quem vos paga o sustento, o POVO e os necessitado, que amanhã poderão vós também serem uns deles. Fim de citação, obrigado

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …