Mineiros encontram múmia de monstrinho misterioso na Sibéria

O misterioso monstrinho mumificado encontrado na Sibéria

Um novo tipo de dinossauro? Um predador antepassado dos glutões? Mineiros siberianos encontraram uma múmia de um pequeno animal, e os cientistas não fazem ideia do que é.

A pequena criatura foi encontrada nas minas de diamantes de Udachny, na região da Yakutia, na Sibéria, e os mineiros responsáveis pela descoberta não têm dúvidas: é um novo tipo de dinossauro.

A comunidade científica, no entanto, não está assim tão certa disso, e pretende estudar o minúsculo monstro mais de perto.

Alguns dos especialistas que já tiveram oportunidade de analisar a múmia pensam que poderá tratar-se de um primo do glutão, ou carcajú, um mamífero carnívoro semelhante a um pequeno urso – ou seja, o famoso “wolverine” que dá nome ao ainda mais famoso personagem da BD.

Outros cientistas consideram que poderá tratar-se de um antepassado da zibelina, ou de um parente da marta, um mustelídeo muito comum na Sibéria.

A maior parte dos especialistas consideram que os dentes (com molares e caninos), o osso zigomático e a forma das patas apontam claramente para um mamífero – nunca um dinossauro.

Mas para já, ninguém sabe ao certo o que é o pequeno monstrinho.

A criaturinha vai agora ser enviada para a capital siberiana, Yakutsk, onde será preservada e estudada.

(dr) YSIA / Siberian Times

Os dentes molares e caninos, o osso zigomático e a forma das patas apontam claramente para um mamífero

Os dentes molares e caninos, o osso zigomático e a forma das patas apontam claramente para um mamífero

Segundo o Siberian Times, a criatura foi encontrada encontrada numa região rica em diamantes, em Udachny, na Yakútia, em areias que datam da era Mesozóica – entre 252 e 66 milhões de anos atrás.

Udachny, que significa literalmente sortuda, é uma cidade mineira com um clima sub-ártico extremo, erigida nas proximidades das minas de diamantes de Udachnaya, descobertas em 1955.

A cidade ficou famosa em 2014, quando um grupo de mineiros descobriu uma rocha vermelha e verde com mais de 30 mil diamantes cravados – uma concentração mais de um milhão de vezes superior à que se encontra na natureza.

A Yakútia, ou República Sakha, a maior divisão federal da Federação da Rússia, com inúmeros recursos naturais, é um dos territórios mais misteriosos da Sibéria. É a terra natal de um fenómeno único chamado “xamanismo yakute”.

A extracção de diamantes a partir de crateras de meteoros tem-se revelado uma inesgotável fonte de riqueza para a Rússia.

E também uma fonte inesgotável de descobertas arqueológicas notáveis.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sei não… Mas parece muito com aquelas criaturas viciadas em café mostradas naquela trilogia americana Men In Black (MIB)…

  2. Estas notícias em que as opiniões são relatadas como factos não podem deixar nenhum jornalista bem na fotografia… Ja agora, dinossáurios eram répteis e répteis tinham escamas. Pela foto percebe-se que este animal tem pelos. A mumificação modifica muito o aspeto pois toda a água, que dá forma ao corpo, desapareceu. Por isso torna-se irreconhecível. Mas não será tarefa nada complicada para um biólogo, através da análise do esqueleto (dentição, crâneo, patas, etc, etc, ( concluir a ordem ou até a espécie deste animal. Claro, há sempre a necessidade de clicks.. Se necessário esta múmia até se pode tornar num extraterrestre.

RESPONDER

Governo da Malásia pede desculpa após recomendações sexistas para período de confinamento

O Governo da Malásia pediu desculpas após reações contra recomendações consideradas sexistas dirigidas às mulheres durante o período de confinamento devido à pandemia de Covid-19, que já causou naquele país causou três mortes e 2.766 …

Linha SNS 24 está a atender mais de 18 mil chamadas por dia

O secretário de Estado da Saúde saudou a capacidade de adaptação dos profissionais de saúde e do Governo à pandemia covid-19, dando como exemplo a Linha SNS 24 que está a atender mais de 18 …

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …