Mais de mil milhões de máscaras produzidas em 2020 vão acabar nos oceanos

Naomi Brannan

Gary Stokes, diretor de operações da OceansAsia, a segurar máscaras encontradas no oceano, em fevereiro de 2020

Aproximadamente 52 mil milhões de máscaras foram produzidas em 2020, devido à pandemia de covid-19, e cerca de 1,56 mil milhões irão acabar nos oceanos, revela um relatório publicado recentemente.

Tendo em conta a quantidade de máscaras faciais produzidas no ano passado e o facto de estas serem constituídas por plástico, a OceansAsia, um grupo dedicado à conservação dos oceanos, avaliou o impacto que estas têm no planeta e revela que serão necessários 450 anos para que o plástico se possa decompor.

De acordo com o Interesting Engineering, o relatório ressalva ainda que, apesar dos seus cálculos serem “prudentes”, pelo menos 3% desses 52 mil milhões de máscaras irão acabar nos nossos oceanos.

“Anualmente, estima-se que a poluição marinha causada por plástico mata 100 mil mamíferos marinhos e tartarugas, mais de um milhão de aves marinhas e um número ainda maior de peixes, invertebrados e outras formas de vida marinha”, diz o relatório.

Além disso, as “comunidades costeiras, pescas e economias” também são afetadas e prejudicadas.

“Por favor, usem máscaras reutilizáveis, a não ser que seja absolutamente necessário [usar máscaras descartáveis], amigos”, apelou Teale Phelps Bondaroff, principal autor do relatório, na sua página de Twitter.

A poluição por plástico já é um problema há muitos anos, mas, em 2020, disparou devido à pandemia causada pelo novo coronavírus – a nossa segurança ficou dependente de equipamentos de proteção individual, que são, por norma, descartáveis, como é o caso das máscaras e das luvas.

“As máscaras descartáveis ​​são feitas a partir de uma variedade de plásticos derretidos e são difíceis de reciclar, tanto por causa da sua composição, como do risco de contaminação e infeção“, explica o relatório.

“Estas máscaras vão parar aos nossos oceanos quando são postas no lixo ou descartadas de forma inadequada, quando os sistemas de gestão dos resíduos são inadequados ou inexistentes ou quando esses sistemas estão sobrecarregados devido ao aumento do volume de resíduos”, dizem os autores.

E o problema, além do tempo que demoram a decompor-se, é que prejudicam os animais marinhos, causando, até, a morte de muitos.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois, o nosso Guterres e a rapariga das tranças gostam muito de palco e de falar do apocalipse.
    Agora, em que de facto podiam ter feito alguma coisa por antecipação e podiam ter evitado a targédia, nunca procuraram o palco como o procuraram antes.
    Provavelmente, quando a pandemia terminar, voltarão ao palco a falar do que está mal. Provavelmente até falarão mais, pois as coisas pioraram ainda mais. Mas a questão é que não falaram no momento certo, não falaram no momento em que poderíamos ter evitado mais um desastre ambiental. E havia soluções para o ter evitado…

  2. Ainda bem, assim até às sardinhas ficam protegidas da PANdemia! Nunca foi tão saudável comer salmão da Noruega! A Greta que o diga!

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …