Milhares protestam em Hong Kong por desaparecimento de funcionários de editora

Cerca de 6.000 pessoas reuniram-se este domingo no centro de Hong Kong para pedir a libertação de cinco funcionários de um editora local, que estarão alegadamente em poder das autoridades chinesas.

Os desaparecidos trabalham para a editora Causeway Books / Mighty Current, conhecida por publicar livros críticos para com o governo chinês.

Os caso reaviva os receios de que Pequim estará a reforçar o seu domínio sobre Hong Kong, antiga colónia britânica convertida numa região semi-autónoma chinesa em 1997.

O desaparecimento do editor Lee Bo, de 65 anos, é o que mais inspira preocupação. O editor foi capturado enquanto estava em sua casa, em Hong Kong, enquanto os restantes quatro se encontravam na China e na Tailândia.

Na sequência do desaparecimento, diversos políticos locais, defensores dos direitos humanos e a população em geral acusam o governo chinês de ter sequestrado Lee Bo.

Entre os termos do acordo de Pequim com Hong Kong está a proibição de que as forças de segurança chinesas actuem no território semi-autónomo.

“Exigimos do governo chinês a libertação imediata dos cinco desaparecidos”, declarou Richard Thoi, um dos organizadores do protesto, citado pela Europe 1.

Pequim recusa-se a comentar o assunto.

Durante a semana, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que o desaparecimento dos cinco funcionários é perturbador.

A União Europeia considerou as notícias do desaparecimento inquietantes e recordou também que dois dos desaparecidos tem também nacionalidade europeia – sueca e britânica.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Os relatos de que o Irão deteve espiões da CIA são totalmente falsos"

Irão afirma que deteve 17 alegados espiões da CIA e que alguns foram condenados à morte. Esta segunda-feira, Donald Trump disse que os relatos são "apenas mais mentiras e propaganda". O Presidente dos Estados Unidos, Donald …

Base de dados de perfis de ADN conseguiu mais de 11 mil amostras em oito anos

A base de dados de perfis de ADN para fins de investigação criminal e identificação civil inseriu 11.774 amostras em quase oito anos, sendo a maioria de condenados, segundo o relatório de 2018 sobre o …

50 anos depois, o submarino francês "La Minerve" foi encontrado

O submarino francês, que desapareceu em 1968 com 52 homens a bordo, foi encontrado ao largo de Toulon, esta segunda-feira, 50 anos depois do seu naufrágio. "Acabámos de encontrar o submarino Minerve. É um sucesso, um …

Nova lei da violência no Desporto. Claques ficam sem cadeiras nos estádios

A nova lei da violência no Desporto, já aprovada no Parlamento, prevê que as claques fiquem em zonas específicas dos estádios sem cadeiras. A lei vai alterar comportamentos dos adeptos de todos os clubes, mas …

Caso Mayorga. Justiça norte-americana deixa cair acusação de violação contra Cristiano Ronaldo

A Justiça norte-americana deixou cair as acusações que remontam a junho de 2009, concluindo que as acusações contra Cristiano Ronaldo não podem ser provadas. A Procuradoria de Clark County, do Estado norte-americano do Nevado, anunciou esta …

Bloco vai reapresentar proposta de criação de juízos especializados em violência doméstica

O Bloco de Esquerda propõe juízos especializados para julgar violência doméstica, anunciou este domingo a coordenadora do partido, Catarina Martins. Este domingo, ao anunciar que o Bloco de Esquerda propõe juízos especializados para julgar violência doméstica, …

ISCEM vai fechar em setembro. Alunos só foram avisados agora

O ISCEM – Instituto Superior de Comunicação Empresarial vai fechar antes do arranque do próximo ano letivo. A escola terá enviado cartas aos alunos, informando-os do encerramento. Depois de não ter sido acreditado institucionalmente pela Agência …

Zidane aponta à saída de Bale. "Se puder ir embora amanhã, melhor"

O futebolista galês Gareth Bale pode deixar o Real Madrid nos próximos dias, disse no sábado o treinador da equipa espanhola, Zinedine Zidane, que o deixou de fora na derrota por 3-1 com o Bayern …

Abel Xavier deixa seleção moçambicana de futebol

Abel Xavier deixa o cargo de selecionador moçambicano após falhar a qualificação para as últimas duas edições da Taça das Nações Africanas. O treinador Abel Xavier vai deixar o comando da seleção moçambicana de futebol, ao …

Quase 800 portugueses vão participar no maior encontro de escuteiros do mundo

Quase 800 jovens portugueses vão participar no 'World Scout Jamboree', o maior encontro de escuteiros do mundo, que vai acontecer nos Estados Unidos, entre 22 de julho e 2 de agosto, informou a Federação Escutista …