Milhares de peixes mortos aparecem inexplicavelmente na Alemanha e Polónia

Autoridades na Polónia e na Alemanha estão a tentar encontrar as causas de uma enorme onda de peixes encontrados mortos no rio Oder, que atravessa os dois países.

Desde o mês passado, milhares de peixes mortos apareceram ao longo de centenas de quilómetros do rio Oder desde o mês passado.

Acredita-se que uma substância tóxica tenha contaminado a água, embora o produto químico exato ainda seja desconhecido, apesar dos testes realizados.

O governo alemão pediu aos residentes na região que evitem o rio e alertou para uma possível catástrofe ambiental.

No entanto, ativistas acusaram as autoridades de ambos os países de não estarem a trabalhar juntas e de não terem reagido mais rapidamente ao desastre para proteger a população.

Na sexta-feira passada, o primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, exonerou os responsáveis de duas autoridades ambientais pela forma como lidaram com o incidente.

Morawiecki explicou que inicialmente o problema foi considerado apenas “local”, mas  acabou por assumir uma escala “muito grande”.

O primeiro-ministro acrescentou que o rio pode levar “anos” a recuperar.

Morawiecki sugeriu que “enormes quantidades de resíduos químicos” terão sido despejados no rio, sem levar em conta os riscos para a vida selvagem.

Por sua vez, a ministra alemã do Meio Ambiente, Steffi Lemke, pediu uma investigação completa do incidente e afirmou que as autoridades alemãs estão a trabalhar “a todo vapor” para encontrar a causa do desastre ambiental.

Clemens Bilan / EPA

Peixe encontrado morto no rio Oder, na Polónia

Lar de dezenas de espécies

Os problemas no rio Oder começaram a ser relatados a 28 de julho por pescadores polacos, e desde então toneladas de peixes mortos foram retirados do rio.

O Oder é considerado um rio limpo e abriga 40 espécies de peixes domésticos, segundo a agência de notícias AFP.

No entanto, um funcionário do estado de Brandemburgo, na Alemanha, disse que os resultados dos testes mostraram níveis elevados de oxigénio na água, sugerindo a presença de uma substância estranha.

Castores, pássaros e patos também foram afetados, disse Katarzyna Kojzar, jornalista do site de investigação polaco OKO.press. A possibilidade de o rio Oder ter sido contaminado com mercúrio é preocupante, disse Kojzar à BBC.

Kojzar observou no entanto que ainda não há confirmação da substância que terá causado a contaminação, da sua origem, e se teve algum efeito em humanos.

“Sabemos que é sério, mas não sabemos o que é“, disse Kojzar.

Entretanto, segundo Christian Wolter, investigador do Instituto Leibniz, os níveis de água historicamente baixos no Oder, combinados com uma onda de calor sem precedentes, já indicavam que os peixes estavam com problemas.

// BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.