Milhares de chineses nas cerimónias fúnebres de bispo de Xangai não reconhecido

Remko Tanis / Flickr

-

Milhares de católicos chineses reuniram-se hoje para as cerimónias fúnebres do jesuíta Joseph Fan Zhongliang, bispo de Xangai não reconhecido oficialmente, que morreu naquela cidade chinesa aos 97 anos, no domingo.

Joseph Fan Zhongliang passou 14 anos em prisão domiciliária na China.

O Governo chinês tinha proibido a transferência do corpo de Joseph Fan Zhongliang para-a catedral da diocese, pelo que a cerimónia decorreu numa casa funerária onde os fieis acorreram e foi celebrada uma missa.

A morte de Fan aconteceu 11 meses depois do falecimento do bispo oficial da capital económica chinesa, Aloysius Jin Luxian, aos 96 anos, em abril de 2013, que também passou 17 anos na prisão por se opor à associação eclesiástica oficial da China, que chegou a presidir.

O falecimento de ambos os religiosos deixa a diocese de Xangai – uma das mais importantes da China – sob pressão para que seja encontrado novo bispo, já que a sucessão está em aberto desde abril passado.

Como sucessor oficial de Jin estava designado o bispo auxiliar Thaddeus Ma Daqin, que tinha sido eleito de comum acordo entre Pequim e o Vaticano, com a mediação precisamente de Jin e Fan.

Mas durante a sua própria cerimónia de ordenação, em julho de 2012, Ma rompeu publicamente com a Associação Católica Patriótica da China, pelo que Pequim retirou-o de funções em dezembro do mesmo ano. Estima-se que Ma tenha ficado retido desde então no seminário católico de Sheshan, nos arredores de Xangai.

Segundo o portal católico chinês, Fan morreu no domingo no seu apartamento, na companhia de vários sacerdotes.

Fan foi designado pelo papa João Paulo II como bispo de Xangai em 2000, mas não foi reconhecido pela igreja oficial chinesa, que depende do Partido Comunista de China (PCCh), que por sua vez controla a República Popular desde a sua fundação em 1949. Desde a sua nomeação esteve submetido a prisão domiciliária.

Jin era o bispo oficial desde 1988 e, embora não tenha contado com a aprovação do Vaticano, conseguiu que o Papa o reconhecesse como sacerdote em 2004.

A China tem entre 8 e 12 milhões de católicos, e estima-se que cerca de metade fora da igreja oficial.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os processos foram separados, mas Salgado e Vara serão julgados pelos mesmos juízes

Nos dois julgamentos que resultaram da separação de processos decidida por Ivo Rosa, Salgado e Armando Vara serão julgados pelo mesmo coletivo de juízes, apesar da distribuição ter sido eletrónica. Segundo avança o ECO, Ricardo Salgado …

Afinal, jogos da última jornada não vão ter público nas bancadas

A direção da Liga Portugal comunicou, esta segunda-feira, que, afinal, os jogos da última jornada da Liga NOS não vão ter público nas bancadas, como chegou a ser anunciado. "A Direção da Liga Portugal reuniu-se na …

Antes do pedido de insolvência, Groundforce pediu dinheiro à TAP para pagar salários

A Groundforce alertou a TAP de que não tinha dinheiro para os salários e precisava de receber pagamentos da companhia aérea imediatamente antes de o pedido de insolvência ter sido feito. Segundo o ECO, numa carta …

Sporting quer aumentar salário para segurar Pote em Alvalade

O Sporting quer renovar o contrato de Pedro Gonçalves para segurar o médio, pelo menos, mais uma época em Alvalade. Pote pode passar a receber 1,4 milhões de euros brutos por ano. Pedro Gonçalves é um …

Bloco de Esquerda. Moção da atual liderança elege 68,4% dos delegados à Convenção Nacional

A Moção A - "Sair da Crise, Lutar contra a Desigualdade", conseguiu eleger 232 dos 339 delegados totais à XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda. Os apoiantes do Bloco de Esquerda elegeram, entre sexta-feira e …

Ordens do médico. A Peste Negra mudou os hábitos de beber álcool

O projeto Intoxicating Spaces tem explorado a forma como as pandemias influenciaram o uso de intoxicantes, incluindo padrões de consumo de álcool, no passado. As mortes por álcool na Inglaterra e no País de Gales em …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Leão domável e jackpot para o dragão

A primeira derrota do campeão Sporting. Dragão enche o cofre. As frases e números da semana. Visto da Linha de Fundo. Salvar a honra SL Benfica (Seferovic 12' e 49' g.p., Pizzi 29', Lucas Veríssimo 37') …

Leão está mais otimista (e acredita que PIB vai crescer acima da meta)

O ministro das Finanças, João Leão, está mais confiante numa subida do PIB acima da de 4%, prevista no Programa de Estabilidade para este ano. João Leão acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) vai …

Reino Unido inicia nova etapa de desconfinamento com viagens para Portugal

O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos. Dos 12 …

Sporting campeão da Europa de hóquei em patins pela terceira vez

O Sporting conquistou, este domingo, a Liga Europeia de hóquei em patins pela terceira vez, a segunda consecutiva, ao vencer o FC Porto, por 4-3, após prolongamento, na final disputada no Luso. Os leões revalidaram o …