Empresa quer plantar mil milhões de árvores com a ajuda de drones até 2028

Uma empresa canadiana quer plantar mil milhões de árvores com recurso a drones, até 2028, para ajudar a combater as alterações climáticas.

A equipa por detrás do projeto, chamado Flash Forest, diz ter desenvolvido uma tecnologia de drones que mapeia as melhores áreas para plantar árvores que consomem mais dióxido de carbono e afirma que um operador de drone tem o potencial de plantar 100 mil vagens de sementes por dia, escreve a Newsweek.

De acordo com a sua página no KickStarter, a empresa utiliza uma máquina pneumática ligada a um drone para plantar as sementes. Cada vagem contém três sementes germinadas, assim como um fungo chamado micorriza que ajuda as plantas a desenvolver-se, fertilizantes e outros ingredientes “secretos”.

Depois da plantação, um segundo drone irá cobrir a área com nutrientes como azoto para ajudar as plântulas a crescer e, posteriormente, um outro drone de mapeamento é enviado para monitorizar os progressos.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que estes métodos são dez vezes mais rápidos e 20% mais baratos do que as técnicas tradicionais de plantio de árvores. Além disso, a equipa recorda que o nosso planeta perde 13 mil milhões de árvores por ano, mas recupera menos de metade desse valor.

Em agosto de 2019, a Flash Forest concluiu o seu primeiro teste piloto no sul de Ontário, no Canadá, onde usou o que chamou de “mecanismo de disparo manual” para plantar mais de cem vagens de diferentes tipos de árvores.

Em setembro, um segundo teste plantou 1.033 vagens e, em outubro, o projeto alcançou um novo recorde, plantando 165 árvores em três minutos. Ao longo de dois dias, foram depositadas mais de duas mil árvores de sete espécies diferentes no sul de Ontário.

Esta ideia ambiciosa aparece numa altura em que o combate às alterações climáticas e à desflorestação são consideradas algumas das mais importantes questões do nosso tempo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. Um tiroteio, cujo presumível autor foi detido, fez hoje seis mortos e dois feridos graves em …