Empresa quer plantar mil milhões de árvores com a ajuda de drones até 2028

Uma empresa canadiana quer plantar mil milhões de árvores com recurso a drones, até 2028, para ajudar a combater as alterações climáticas.

A equipa por detrás do projeto, chamado Flash Forest, diz ter desenvolvido uma tecnologia de drones que mapeia as melhores áreas para plantar árvores que consomem mais dióxido de carbono e afirma que um operador de drone tem o potencial de plantar 100 mil vagens de sementes por dia, escreve a Newsweek.

De acordo com a sua página no KickStarter, a empresa utiliza uma máquina pneumática ligada a um drone para plantar as sementes. Cada vagem contém três sementes germinadas, assim como um fungo chamado micorriza que ajuda as plantas a desenvolver-se, fertilizantes e outros ingredientes “secretos”.

Depois da plantação, um segundo drone irá cobrir a área com nutrientes como azoto para ajudar as plântulas a crescer e, posteriormente, um outro drone de mapeamento é enviado para monitorizar os progressos.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que estes métodos são dez vezes mais rápidos e 20% mais baratos do que as técnicas tradicionais de plantio de árvores. Além disso, a equipa recorda que o nosso planeta perde 13 mil milhões de árvores por ano, mas recupera menos de metade desse valor.

Em agosto de 2019, a Flash Forest concluiu o seu primeiro teste piloto no sul de Ontário, no Canadá, onde usou o que chamou de “mecanismo de disparo manual” para plantar mais de cem vagens de diferentes tipos de árvores.

Em setembro, um segundo teste plantou 1.033 vagens e, em outubro, o projeto alcançou um novo recorde, plantando 165 árvores em três minutos. Ao longo de dois dias, foram depositadas mais de duas mil árvores de sete espécies diferentes no sul de Ontário.

Esta ideia ambiciosa aparece numa altura em que o combate às alterações climáticas e à desflorestação são consideradas algumas das mais importantes questões do nosso tempo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.