Microsoft, Google e Twitter dão voz a campanha contra espionagem norte-americana

(dv) The Day We Fight Back

Imagem da campanha The Day We Fight Back

Imagem da campanha The Day We Fight Back

A Microsoft, o Google e o Twitter vão juntar-se a uma campanha internacional para acabar com o “regime de espionagem” da agência de Segurança nacional (NSA) dos Estados Unidos.

A campanha “The day we fight back” (O dia do contra-ataque), promovida por organizações de direitos civis e empresas da Internet, tem como objetivo acabar com programas de espionagem em massa e foi lançada na terça-feira, quando se assinalou o Dia da Internet Segura.

Os promotores da iniciativa querem que a campanha sirva para inundar a Internet de mensagens e símbolos de oposição às políticas de acesso a informação privada praticadas pelos serviços de informação norte-americanos e que foram reveladas pelo ex-analista da NSA Edward Snowden.

“Estamos orgulhosos por apoiar The day we fight back para terminar com a vigilância massiva”, refere o Twitter numa conta oficial.

A Microsoft e o Google aproveitaram a ocasião para manifestar o apoio a uma reforma legal que ponha limites à NSA.

A vice-presidente de políticas públicas do Google, Susan Molinari, recorreu ao blog da empresa para apelar ao congresso norte-americano que aprove o projeto de lei que permite controlar a intrusão da privacidade por parte da NSA.

Também a Microsoft apela para que se faça uma reforma à vigilância do Governo norte-americano, “não só para ajudar a equilibrar a segurança privada, mas também para demonstrar que sem liberdade não há segurança”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …