Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo para analisar o seu desempenho.

Muitos dos problemas associados aos grandes servidores prendem-se com as próprias condições naturais do ambiente, tal como o oxigénio e humidade, que criam corrosão aos componentes. Este facto levou a Microsoft a realizar o teste de afundar um data center, o Project Natik. Durante dois anos, este manteve-se a operar a partir do mar da Escócia.

“A recuperação lançou a fase final de um esforço de anos que provou que o conceito de datacenters subaquáticos é viável, bem como logisticamente, ambientalmente e economicamente prático”, escreveu John Roach, da Microsoft, em comunicado.

De acordo com Interesting Engineering, uma das primeiras coisas que os invetsigadores notaram foi que o data center tinha uma taxa de falha menor do que um convencional. Apenas oito dos 855 servidores a bordo falharam.

Agora, a empresa está a tentar descobrir porque é que os servidores no data center subaquático são oito vezes mais confiáveis ​​do que os que estão em terra.



A Microsoft especula que a maior confiabilidade pode estar relacionada com o facto de que não havia humanos a bordo e que foi bombeado nitrogénio em vez de oxigénio. Se suas teorias se provarem corretas, poderão usar as descobertas em data centers hospedados em terra firme.

O Projeto Natick também provou que o data center pode ser recuperado num estado bastante imaculado. “Ficámos muito impressionados com o quão limpo estava na verdade”, disse Spencer Fowers, um dos principais membros da equipa técnica do grupo de pesquisa de Projetos Especiais da Microsoft, em comunicado. “Não tinha muito crescimento marinho endurecido. Era principalmente espuma do mar”.

Porém, talvez a maior lição a ser tirada do Projeto Natick foi como usar a energia de uma forma mais sustentável. “Conseguimos funcionar muito bem no que a maioria dos data centers terrestres considera uma rede não confiável”, disse Fowers. “Estamos esperançosos de poder olhar para as nossas descobertas e dizer que talvez não precisemos ter tantas infraestruturas focadas em energia e confiabilidade.”

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …