Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo para analisar o seu desempenho.

Muitos dos problemas associados aos grandes servidores prendem-se com as próprias condições naturais do ambiente, tal como o oxigénio e humidade, que criam corrosão aos componentes. Este facto levou a Microsoft a realizar o teste de afundar um data center, o Project Natik. Durante dois anos, este manteve-se a operar a partir do mar da Escócia.

“A recuperação lançou a fase final de um esforço de anos que provou que o conceito de datacenters subaquáticos é viável, bem como logisticamente, ambientalmente e economicamente prático”, escreveu John Roach, da Microsoft, em comunicado.

De acordo com Interesting Engineering, uma das primeiras coisas que os invetsigadores notaram foi que o data center tinha uma taxa de falha menor do que um convencional. Apenas oito dos 855 servidores a bordo falharam.

Agora, a empresa está a tentar descobrir porque é que os servidores no data center subaquático são oito vezes mais confiáveis ​​do que os que estão em terra.

A Microsoft especula que a maior confiabilidade pode estar relacionada com o facto de que não havia humanos a bordo e que foi bombeado nitrogénio em vez de oxigénio. Se suas teorias se provarem corretas, poderão usar as descobertas em data centers hospedados em terra firme.

O Projeto Natick também provou que o data center pode ser recuperado num estado bastante imaculado. “Ficámos muito impressionados com o quão limpo estava na verdade”, disse Spencer Fowers, um dos principais membros da equipa técnica do grupo de pesquisa de Projetos Especiais da Microsoft, em comunicado. “Não tinha muito crescimento marinho endurecido. Era principalmente espuma do mar”.

Porém, talvez a maior lição a ser tirada do Projeto Natick foi como usar a energia de uma forma mais sustentável. “Conseguimos funcionar muito bem no que a maioria dos data centers terrestres considera uma rede não confiável”, disse Fowers. “Estamos esperançosos de poder olhar para as nossas descobertas e dizer que talvez não precisemos ter tantas infraestruturas focadas em energia e confiabilidade.”

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …