Michael Schumacher paralisado em cadeira de rodas

f1photos.org / Flickr

-

Michael Schumacher, sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1, está paralisado numa cadeira de rodas e sem conseguir falar, revelou o antigo piloto Philippe Streiff.

“Schumacher está a melhorar, mas é relativo. É muito difícil porque não consegue falar. Tal como eu, está numa cadeira de rodas, paralisado, ainda por cima com problemas de memória e na fala”, descreveu Streiff, numa entrevista à rádio Europe 1 publicada esta terça-feira.

Em finais de dezembro de 2013, Schumacher sofreu uma queda quando fazia esqui numa estância em Meribel, França.

O piloto bateu com a cabeça e sofreu lesões que atingiram ambos os hemisférios do cérebro.  O heptacampeão de 45 anos foi internado no hospital da cidade de Grenoble já em estado crítico e, depois da operação realizada, esteve durante seis meses em coma.

Depois de ter recebido alta de um centro de reabilitação em Lausanne, na Suíça, Schumacher está a ser tratado em casa por uma equipa de 15 especialistas – com um custo de cerca de 100 mil dólares mensais.

“Estar com a família vai permitir que ele talvez se recupere mais rápido, mas vai ser difícil”, considerou Streiff na entrevista à rádio francesa, acrescentando que “parece que comunica com os olhos. Com sua esposa, sua prima…”

Em outubro, o médico francês que tratou o piloto alemão logo após o acidente afirmou que este pode recuperar num período de três anos.

ZAP / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …

Alex Ferguson acusado de receber relógio após viciar jogo da Juventus

Alex Ferguson, antigo treinador do Manchester United durante quase três décadas entre 1986 e 2013 que venceu um total de 38 títulos pelo clube depois de se ter destacado nos escoceses do Aberdeen, foi acusado …

UNESCO aprova Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa vai ser comemorado anualmente a 5 de maio, como já acontece na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e António Sampaio da Nóvoa aponta o “momento muito importante” para …

Helena Roseta renuncia à presidência da Assembleia Municipal de Lisboa

A presidente da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), Helena Roseta, anunciou esta quinta-feira que vai abandonar no final do mês aquele órgão autárquico. “Vou mudar de vida. Vou fazer 72 anos, acho uma boa idade para …