Meteoro cai no vulcão mais ativo da Indonésia

Um meteoro em chamas caiu inesperadamente do céu e colidiu com o vulcão Monte Merapi, na Indonésia. O fenómeno foi registado por câmaras de segurança e por um fotógrafo local.

No dia 27 de maio, um meteoro em chamas caiu inesperadamente do céu e colidiu com o vulcão Monte Merapi, na Indonésia, criando uma das cenas mais surreais dos últimos tempos, avança o Republic World.

O momento em que o objeto espacial atinge o vulcão Merapi, considerado o mais ativo do arquipélago, foi capturado por câmaras de segurança e por um fotógrafo local. As imagens tornaram-se virais nas redes sociais.



Um vídeo, gravado por câmaras de segurança, mostra um flash brilhante a romper a atmosfera da Terra sobre a montanha, antes de cair muito perto do topo do vulcão, com 2.900 metros de altura.

https://twitter.com/VolcanoYTz/status/1398242294482948096

Gunarto Song, um fotógrafo local que há alguns meses fotografa o vulcão localizado na ilha de Java, conseguiu capturar fotografias impressionantes do momento exato em que a luz esverdeada parece entrar diretamente na cratera do Merapi.

“De repente, houve um raio de luz brilhante como se caísse sobre o topo do vulcão Merapi. Foi superbrilhante e rápido. Esta é uma fotografia autêntica. Tirei-a com uma exposição de quatro segundos”, disse Song à comunicação social.

A última grande erupção do Monte Merapi aconteceu em 2010 e vitimou mortalmente 347 pessoas. Em janeiro deste ano, o vulcão libertou uma grande coluna de cinzas, evento seguido por um rio de lava que desceu pela encosta.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …