Meteorito antigo é a primeira prova da convecção vulcânica em Marte

ESA / DLR / FU Berlin

Imagem captada no dia 1 de janeiro de 2018 pela Câmara de Alta Resolução da Mars Express da ESA

Os cientistas pensaram, durante vários anos, que Marte estava morto. No entanto, várias evidências começaram a sugerir que o Planeta Vermelho é vulcânica e geologicamente ativo.

A ideia de que Marte era um planeta vulcanicamente ativo acaba de se tornar ainda mais real. Um meteorito, que se formou nas profundezas do Planeta Vermelho, acaba de fornecer a primeira prova química de convecção de magma dentro do manto marciano.

Os cristais de olivina encontrados no meteorito de Tissint podem ter-se formado devido a mudanças de temperatura, enquanto o material era “remexido” por correntes de convecção do magma. Os cientistas dizem que isto prova que Marte era vulcanicamente ativo quando os cristais se formaram, entre 574 e 583 milhões de anos atrás.

Nicola Mari, geólogo da Universidade de Glasgow, na Escócia, explica que este estudo, cujo artigo científico foi recentemente publicado na Meteoritics & Planetary Science, prova a existência de atividade no interior deste planeta de um ponto de vista puramente químico.

A olivina, que se forma quando o magma arrefece, é um dos minerais mais abundantes na crosta terrestre e muito comum em meteoritos.

O cientista explica que, na câmara de magma onde os cristais do meteorito de Tissint se formaram, “a corrente de convecção era tão vigorosa que as olivinas foram arrastadas do fundo da câmara (a região mais quente) para o topo (a mais fria) muito rapidamente. A taxa de arrefecimentos das olivinas variava entre 15 a 30ºC por hora“.

Ao Science Alert, Mari disse acreditar que “Marte ainda pode ser um mundo vulcanicamente ativo, e estes resultados apontam para isso mesmo“. “Podemos não ver uma erupção vulcânica em Marte nos próximos cinco milhões de anos, mas isso não significa que o planeta esteja inativo. Pode só significar que o tempo entre as erupções em Marte e na Terra é diferente.”

Os traços de níquel e cobalto encontrados nos cristais sugerem que se formaram a uma profundidade entre 40 e 80 quilómetros sob a crosta de Marte. Com estes dados, os cientistas podem calcular a pressão sob a qual os cristais se formaram, e, consequentemente, a temperatura do manto de Marte na época – estimada em 1.560ºC.

Esta temperatura é muito semelhante à do manto da Terra, entre 4 e 2,5 mil milhões de anos atrás, estimada em 1.650ºC. Este detalhe dá força à teoria de que Marte pode ser vulcanicamente ativo. Ainda assim, serão necessárias mais pesquisas para corroborar esta hipótese.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …

Índia ultrapassa quatro mil mortos num só dia. Cuba vai imunizar população com vacinas nacionais

A Índia registou mais de quatro mil mortes associadas à covid-19 num só dia e o Brasil contabilizou 2.165 óbitos nas últimas 24 horas. Em contraste, Cuba vai começar a vacinar a população contra a …

Boris Johnson diz que não haverá novo referendo de independência na Escócia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que o Partido Nacional Escocês (SNP) obtenha maioria absoluta no parlamento regional. “Acho que um referendo no …

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …