Céu quase limpo a começar a semana. Mas não será sempre assim – e o Inverno está mesmo quase a chegar.
Portugal continental começou esta semana com céu limpo, ou com poucas nuvens, em quase todo o território. Mas não será sempre assim.
A temperatura já começou a descer e vai continuar a descer, sobretudo até quarta-feira. E deve chover em alguns locais.
O vento também se vai fazer sentir. Já para hoje, segunda-feira, esperavam-se rajadas superiores a 50 km/h nas regiões montanhosas do Centro, avisa o Meteored.
Em relação à chuva, Sagres deverá registar precipitação na quarta-feira. Também se prevê que chova na próxima sexta-feira em Lisboa e em diversos concelhos perto da capital e de Setúbal.
Mas o que se vai notar mais – ou já se começou a notar – é o frio.
Já amanhã, terça-feira, e olhando apenas para as capitais de distrito, Bragança e Viseu devem chegar aos -3 ºC, enquanto Guarda fica também abaixo de zero (-1 ºC).
E boa parte do litoral não fica muito acima: Leiria ou Sines com temperatura mínima de 3 graus, Porto com 4 graus ou Aveiro e Setúbal com 5 graus.
Na quarta-feira, Guarda pode descer até aos -4 ºC e na Serra da Estrela a mínima será -6 ºC e a máxima -1 ºC, indica o site do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
As ilhas voltam a ser excepções. No Funchal, por exemplo, as temperaturas nunca devem baixar dos 14 graus até ao fim-de-semana. Cenário semelhante em Ponta Delgada, onde deve chover a partir de quarta-feira.