Investigadores da Universidade de Columbia descobriram um algoritmo que determina se existe uma relação entre o mês de nascimento e o risco que o indivíduo tem de desenvolver certas doenças.
O grupo de cientistas analisou 55 tipos diferentes de doenças – desde o défice de atenção até doenças cardíacas e asma – para descobrir se tinham algum tipo de relação com o mês de nascimento.
O estudo, cujos resultados foram publicados no Journal of American Medical Informatics Association, incluiu 1.688 doenças de 1,7 milhões de pacientes que passaram pelo Hospital Presbiteriano de Nova Iorque entre 1985 e 2013.
As pessoas nascidas em outubro e julho têm frequentemente problemas com asma, enquanto os aniversariantes de novembro estão mais propensos a desenvolverem distúrbio de atenção e hiperatividade.
Já as pessoas que nasceram em março e abril estão mais propícias a ter problemas cardiovasculares, enquanto as pessoas nativas de dezembro podem ter problemas reprodutores.
Contudo, segundo o autor da pesquisa, Nicholas Tatonetti, “os riscos relacionados com a data de nascimento são quase irrelevantes quando comparados a variáveis mais influenciáveis como dieta e exercício físico“.