Merkel sofre nova crise de tremores em público

Daniel Kopatsch / EPA

A chanceler alemã Angela Merkel

A chanceler alemã sofreu, esta quarta-feira, uma crise de tremores em público durante uma cerimónia, o terceiro incidente deste tipo em menos de um mês.

A crise ocorreu a meio da manhã, numa cerimónia oficial no exterior da chancelaria, em Berlim, quando Angela Merkel recebia o primeiro-ministro da Finlândia, Antti Rine.

O episódio é o terceiro do género, depois dos ocorridos no dia 18 e no dia 27 de junho, e, como nos anteriores, os tremores, menos intensos do que nas crises anteriores, passaram assim que Merkel começou a andar.

O primeiro episódio ocorreu num dia de altas temperaturas, na visita oficial do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e a chanceler, de 64 anos, atribuiu os tremores a desidratação. “Eu estou bem, bebi pelo menos três copos de água, que aparentemente precisava, agora sinto-me novamente bem”, indicou.

Dias depois, Merkel estava na sede da Presidência alemã para assistir à cerimónia de saída do cargo da ex-ministra da Justiça, Katharina Barley, que irá para Bruxelas, e a tomada de posse da sua sucessora, Christine Lambrecht, quando voltou a ter uma crise.

Depois dos dois primeiros episódios, quando participava na Cimeira do G20 no Japão, a 29 de junho, Merkel disse compreender as questões relativas ao seu estado de saúde, mas assegurou que estava bem.

A chanceler alemã, que dentro de poucos dias completa 65 anos, lidera o Governo da Alemanha desde 2005. À frente de uma coligação frágil, Merkel prevê retirar-se da política no final do seu mandato, o mais tardar em 2021.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.