Merkel tentou evitar guerra na Ucrânia e sabia que Putin queria “destruir a Europa”

13

Filip Singer/EPA

Antiga chanceler da Alemanha apareceu pela primeira vez desde que deixou o cargo: “É uma grande tristeza mas não me culpo por não tentar”.

“A diplomacia não é errada se não funcionou. Não vou dizer que estava errada e não irei desculpar-me”.

Angela Merkel não está arrependida por ter sido contra a adesão da Ucrânia à NATO em 2008.

Essa decisão mereceu críticas (incluindo de Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia) desde que a guerra começou, em Fevereiro deste ano.

Mas Merkel repetiria a sua decisão porque, se não tivesse bloqueado essa adesão, Vladimir Putin “iria fazer algo que não seria bom para a Ucrânia”.

E lembrou que, há 14 anos, a Ucrânia não era o que é: “Não era um país democraticamente firme e era dominado por oligarcas”.

Num encontro em Berlim, a antiga chanceler da Alemanha confessou que, nessa altura, já sabia que o presidente da Rússia queria “destruir a Europa”.

“É uma grande tristeza que não tenha dado certo, mas não me culpo por não tentar“, disse Merkel.

“Claro que já me perguntei o que poderíamos não ter percebido, se poderíamos ter feito mais para evitar esta tragédia, sendo que esta situação já é uma enorme tragédia. Se poderia ter sido evitado… É por isso que continuo a fazer estas perguntas”, partilhou.

Angela Merkel considera que a invasão russa é um “ataque brutal, que menospreza o direito internacional, e por isso não tem qualquer desculpa”.

“Na minha opinião, o que aconteceu é não só inaceitável, como também um grande erro por parte da Rússia”, atirou.

E assegura que nunca teve “ilusões” quando acreditou que a Rússia poderia ter uma postura diferente, graças às suas relações comerciais com países do Ocidente: “Mas não poderia agir como se um país vizinho não existisse”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

13 Comments

  1. A Merkel sabia que o Putin queria destruir a Europa e o que fez?
    Vários acordos de fornecimento de petróleo e gás (etc) incluindo dois gasodutos directos da Rússia à Alemanha e que davam milhões por dia ao Putin!!
    Grande líder!!

    • Não há regra sem excePção. Desta vez subscrevo.
      Uma ex-RDA a comandar a europa… claro que não tinha nada a ver com a urss.

    • A Merkel tentou “ocidentalizar” a Rússia. Tentou inserir a Rússia no comércio e na economia Europeias. Falhou. Porque muito embora tenham surgido alguns Navalnys, nenhum conseguiu assumir o poder na Rússia. Ela sabia que com o Putin nada de bom poderia vir. Mas também sabia que havia espaço para surgirem outros potenciais líderes. E tanto assim foi, que a Alemanha até acolheu o próprio Navalny antes de este ter decidido voltar à Rússia.

  2. Se sabia, ainda é pior! Tomou alguma medida? Qual? Disse aos ucranianos? Quando? Pergunto-me se não espiou para a URSS/Rússia desde que emigrou da Alemanha de Leste para a Ocidental…

  3. Somente uma pergunta de praxe à senhora Merkel; “Depois da queda do Muro de Berlim, qual foi o lado que esta senhora veio. . . de Leste ou Oeste”. é que há uma diferença entre estas duas latitudes. Cada um que retire as ilações . . .

  4. Ela olhava toda babada para o minorca do Putin. As mulheres têm gostos muito esquisitos, realmente. E ainda dizem que os homens pensam com os genitais. Esta pensou, e mal, com a pomba, e o resultado está à vista.

    • A UE é uma manta de retalhos mas cada país europeu sozinho não tem a mínima importância a escala mundial
      E se não tivermos os USA ao nosso lado seremos dominados pela China e o seu aliado Rússia

  5. Agradeçam a Merkel e ao feminazismo por esta guerra!..
    E ainda querem fazer com que ela seja considerada heroína?!..
    Acordem retardados, ela é a culpada da guerra, foi ela quem enriqueceu a Rússia apesar de todos os avisos dos EUA, mas mais uma vez a Europa feminazi retardada caiu na armadilha!..
    Só mansos e masoquistas retardados, não dura mt!..
    Já está a ser ultrapassada por tudo e todos!..
    Qd só importa o feminazismo..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.