Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados pela jovem ativista sueca Greta Thunberg.

Merkel falava em conferência de imprensa ao mesmo tempo que decorria em Berlim uma manifestação com a participação de centenas de jovens integrada na ação com o lema “Fridays for Future”, que em português significa “sexta-feira pelo futuro”.

“A seriedade com a qual Greta e muitos, muitos jovens disseram que é o futuro que está em causa levou-nos a encarar o tema de forma mais séria”, admitiu e declarou Angela Merkel durante a última conferência de imprensa antes da sua pausa para férias.

A chefe do Governo alemão anunciou que o seu executivo apresentará no próximo dia 20 de setembro a estratégia para reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa, incluindo a remoção do carvão na produção de eletricidade. A Alemanha reconheceu que falhará as suas metas de redução de emissões para 2022, mas mantém a expectativa de uma redução de 55% em 2030, em comparação a 1990.

Para alcançar esta meta, o Governo decidiu abandonar as centrais termoelétricas a carvão até 2038, um prazo considerado longo pelos ativistas e desprovido de um calendário preciso para encerrar as minas e centrais. Ao mesmo tempo que Angela Merkel se dirigia aos jornalistas, a ativista Greta Thunberg falava aos manifestantes em Berlim.

“Quando és um ativista pelo clima, especialmente um jovem ativista do clima, muitas vezes tens a sensação de que o futuro depende de ti, de nós, e é um fardo pesado para suportar”, declarou Thunberg. “Não somos nós que não fazemos o suficiente, são os governos, o mundo dos negócios e os média que não estão a fazer o suficiente. É muito estranho que os adultos não se atrevam a ser responsáveis, e que sejam os jovens a as crianças a assumirem esse papel”, continuou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …