“Ela merecia a mala”. O vídeo que gerou uma onda de solidariedade com as mães (e uma onda de roubos)

Denaesha Gonzalez / TikTok

Um vídeo que mostra uma mala esquecida no corredor de produtos de bebé num supermercado criou uma onda de solidariedade com as mães que se sacrificam pelos filhos. No entanto, houve quem se aproveitasse do movimento para ganho próprio.

É um vídeo simples, com uma única frase — mas com muito simbolismo. Um TikTok publicado por Denaesha Gonzalez desencadeou um movimento comovente, numa representação visual dos sacríficios que as mães fazem para cuidar dos filhos, priorizando o bem-estar das crianças acima do seu próprio.

As imagens mostram uma prateleira num supermercado com uma bolsa colocada no meio dos produtos para bebé. “Ela merecia a mala“, escreveu Gonzalez, imaginando que uma mãe tenha provavelmente sacrificado a compra da bolsa para comprar produtos essenciais para o seu filho.

O vídeo tornou-se viral no TikTok, somando mais de 25 milhões de visualizações. “Para as mães que se deixam a si próprias em último lugar, vocês merecem o mundo esta noite e sempre”, escreveu Gonzalez na legenda.

@denaeshagonzalez To the Mother who chose themselves last, you deserve the world tonight and always. #motherhood #motherhoodunplugged #parenting #parentsoftiktok ♬ original sound –

A mensagem de Gonzalez ressoou com muitas pessoas. “É o amor de mãe à vista“, lê-se num comentário. “Cada vez que vejo um item fora do sítio no corredor do bebé, sempre desejo poder encontrar a mãe e comprá-lo para ela”, escreveu uma mulher. “Fico triste em pensar em quanto minha mãe provavelmente sacrificou por mim”, lamentou outra comentadora.

“Ver quão longe isto chegou tem sido incrível. E estou muito grata e impressionada pela comunidade que se criou na secção de comentários do vídeo”, explicou Gonzalez, que é também mãe de uma criança com dois anos, ao Today.

Mas a solidariedade não se ficou pelos comentários. Inspirada pelo vídeo de Gonzalez, Cecily Bauchmann, uma utilizadora do TikTok com mais de 2 milhões de seguidores, começou a deixar cartões de oferta de 100 dólares e mensagens de gratidão em produtos para bebés na Target.

A moda espalhou-se e vários utilizadores decidiram começar a deixar dinheiro, cartões-presente e bilhetes com mensagens de encorajamento nos corredores de produtos para bebé das grandes lojas, dentro de caixas de fraldas e debaixo de latas de leite em pó.

No total, a hashtag #SheDeservedThePurse, já soma mais de 1600 vídeos, com mais pessoas a juntarem-se à tendência.

Pessoas rasgam caixas para levar dinheiro

Se este fenómeno viral deixa a nu o melhor da Humanidade, também trouxe à tona o pior de algumas pessoas. Sabendo que há pessoas a deixar dinheiro para as mães nos produtos, alguns começaram a abrir caixas de fraldas em busca de dinheiro, aproveitando-se da generosidade da tendência.

Valeria Diaz publicou um vídeo no TikTok onde mostra o rescaldo destas buscas pelo dinheiro, com as prateleiras reviradas e embalagens e caixas rasgadas depois de um grupo de adolescentes ter andado à procura do dinheiro. “Isto é tão triste e tão errado. As mães não podem ter nada”, escreveu.

@valeriadiher She deserved the purse. But nobody deserves broken and tampered products over a trend… #shedeservedthepurse #momsoftiktok #babytok #babytiktok #pregnancytiktok #babyboy #babytrend #firsttimemom #newmom #newbornbaby ♬ original sound – Valeria | SAHM

“Eu sabia que a generosidade não iria longe, infelizmente, porque há muitas pessoas egoístas e gananciosas no mundo” afirmou Valeria à Newsweek. “Eu disse-lhes que era totalmente inapropriado porque estão a estragar produtos de que os bebés precisam. É triste ver os miúdos a crescer tão violentos e agressivos”, lamenta.

Diaz diz que foi horrível ver o que começou como algo tão positivo ser “corrompido”. “Especialmente como mãe de um bebê recém-nascido pela primeira vez, sei o que é ter que deixar para trás as coisas que quero para priorizar os itens de que o meu filho precisa”, remata.

Adriana Peixoto, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.