Secreto e lucrativo, o mercado de venda de “fezes de cachalote” pode também ser violento

(dr) Sylvie Whinray

Pedaço de ambergris.

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso.

Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, folhas húmidas, mar e… excrementos. Chamam-lhe âmbar cinza.

Estes pedaços endurecidos de fluido corporal foram erroneamente identificados ao longo dos séculos como tudo: meteoritos, cogumelos, cuspe de dragão e fígado de peixe. Agora, sabe-se que é um produto natural produzido por cachalotes.

Tem grande valor como fixante para a indústria dos perfumes, atingindo elevados preços. Hoje é muito menos utilizado, por ter sido substituído por um sucedâneo sintético e pelo seu uso poder configurar uma violação à Convenção CITES.

A verdade é que continua a haver mercado para este subproduto digestivo de um dos maiores animais da Terra — e é bem mais perigoso do que pode pensar, com tudo desde tiroteios e atropelamentos a ameaças de morte.

Para o comprador certo — alguém que conhece as pessoas certas na indústria dos perfumes de luxo — eles ainda valem uma pequena fortuna, escreve a VICE.

Embora seja conhecido como “vómito” ou “fezes” de cachalote, o âmbar cinza não é nenhum deles. Aliás, até os cientistas estão céticos quanto à sua origem. A teoria mais popular está relacionada com a dieta dos cachalotes.

Lulas são a principal iguaria do cardápio dos cachalotes. Apesar do seu corpo ser maioritariamente mole, os seus bicos são mais duros do que todos os metais e polímeros conhecidos.

O que, regra geral, acontece é que o bico é expelido de volta para o oceano. No entanto, haverá umas vezes em que isso não acontece e o bico desce até ao sistema digestivo do cachalote.

Lá, os bicos cortam as laterais do intestino e são revestidos por uma substância protetora secretada. Esta nova massa segue até ao ânus da baleia, onde, desde que não cause um bloqueio fatal, é expelida. Ela flutua até a superfície, salga na água, endurece ao sol e eventualmente, chega a alguma costa longínqua.

“É raro”, explica Lloyd Esler, um veterano coletor de âmbar cinza e professor de história natural. “Provavelmente há 18 a 20 quilos por ano a chegar às praias”.

O preço atual do âmbar cinza varia de 10 a 30 dólares por grama, dependendo da sua qualidade.

Em fevereiro de 2021, um grupo de pescadores no Iémene encontrou uma pedra de 127 quilos de âmbar cinza dentro da carcaça de um cachalote e vendeu-a a um empresário dos Emirados Árabes Unidos por mais de 1,5 milhões de dólares.

Esler anda à procura de âmbar cinza, mas não para vender. Os pequenos bocados que encontra guarda-os como alguém que coleciona moedas ou selos. Para este professor de história, o seu valor é ornamental. Ocasionalmente, até derrete um pouco para juntar ao seu café, conferindo-lhe um sabor único.

Há centenas de anos que o âmbar cinza é usado como ingrediente em perfumes e até mesmo afrodisíacos. Foi usado por Maria Antonieta, Rainha Vitória e Isabel I de Inglaterra. Nos dias de hoje, ainda é usado em perfumes como o Amarige, da Givenchy, e no Chanel N.º 5.

O mercado negro de âmbar cinza está inundado de vigaristas, mentirosos e charlatões que ganham dinheiro vendendo âmbar cinza falso.

“Algumas pessoas, muito poucas pessoas, tornam-se territoriais nas praias. Acontece. É uma coisa real. Isto pode ser bastante perigoso”, disse Adrienne Beuse, dona de uma empresa neozelandesa que testa e compra âmbar cinza, em declarações ao The Spinoff.

“Se um pedaço no valor de 50 mil dólares der à costa, eles não querem que ninguém mais o encontre”, continuou. A própria diz já ter sido perseguida por dois carros que tentavam roubar-lhe o âmbar cinza encontrado.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …