Mercado de NFTs admite que 80% são spam, esquemas ou fraudes

8

O OpenSea, um dos maiores mercados de NFTs, anunciou esta semana que 80 por cento dos NFTs criados através da sua ferramenta são spam, fraudes, ou esquemas.

De acordo com o The Byte, o OpenSea anunciou a volta atrás na decisão de limitar a criação livre de NFTs, numa recente publicação do Twitter, porque os fãs e utilizadores estavam furiosos com as restrições. Mas a empresa ofereceu uma explicação para ter tomado essa escolha em primeiro lugar.

“Cada decisão que tomamos, tomamos com os nossos criadores em mente. Originalmente construímos o nosso contrato de loja livre para facilitar aos criadores a entrada no espaço”, escreveu na publicação.

“Contudo, vimos recentemente o uso indevido desta característica aumentar exponencialmente. Mais de 80% dos artigos criados com esta ferramenta eram obras plagiadas, coleções falsas, e spam”, acrescentou.

Mais do que um artista acusou, nas respostas à publicação, um criador anónimo de NFTs de roubar a sua obra e vendê-la online.


“Alguém criou um perfil no OpenSea e levou tudo do meu perfil no Twitter“, alertou um utilizador identificado como Holley.

“Agora eles estão a vender a minha arte como NFTs. Isto não sou eu! Se puderem ajudar a denunciar esta pessoa, eu agradeceria”, acrescenta.

A violação dos direitos de autor não é propriamente nova no mundo dos NFTs. Há meses que os artistas têm vindo a queixar-se de roubo e de hackers.

E os esuqemas também já são frequentes. Ainda na semana passada o famoso cantor de rock Ozzy Osbourne fez com que, acidentalmente, milhares de seguidores perdessem dinheiro com um esquema de NFTs.

A grande questão é como impedir que estas fraudes continuem a acontecer e os criadores ou compradores de NFTs saiam prejudicados.

Recentemente, o Wall Street Journal defendeu a regulamentação do mercado das criptomedas, o que poderia ajudar a reduzir as burlas e estabilizar os mercados.

O objetivo da criptografia era ser descentralizada, mas claramente não está a funcionar para artistas talentosos e para os compradores de NFTs que investem em fraudes ou esquemas.

ZAP //

8 Comments

  1. “Mercado de NFTs admite”, que raio de título…minha nossa. Como é que um mercado admite o que quer que seja, está vivo? fala? Menos por favor….

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      As entidades, empresas ou instituições, não sendo seres vivos, “admitem” coisas.
      Quanto um porta-voz “admite” alguma coisa, é a pessoa que o faz — em nome da entidade que representa.
      Mas quando uma entidade qualquer emite um comunicado público, não assinado, quem “admite” ou “afirma” é a entidade.
      O Governo admite, o Benfica admite, o FMI admite, a Tesla admite — exceto se for o Elon Musk a fazê-lo pessoalmente.
      Se tiver oportunidade de ler a publicação no Twitter que a notícia mostra, é um post da OpenSea no seu perfil institucional, e não está assinado.
      Portanto, “OpenSea admite”.

      • O Mercado de NFT não é uma entidade, empresa ou o que quer que seja com um representante que possa admitir seja lá o que for. É um conjunto abstrato de transações entre variadas pessoas. Se alguem admite, é uma empresa, uma pessoa ou um representante em particular que não representa nunca a opinião de um mercado que não pode opinar. Acha que pode dizer “O Universo admite que se enganou acerca dos buracos negros.”? Claro que não…

      • O título desta notícia está correcto:
        “Mercado de NFTs admite que 80% são spam, esquemas ou fraudes”
        Qualquer dúvida que possa surgir (por não estar especificado no título qual o mercado de NFT’s em questão) fica esclarecida no parágrafo seguinte:
        “O OpenSea, um dos maiores mercados de NFTs, anunciou esta semana que 80 por cento dos NFTs criados através da sua ferramenta são spam, fraudes, ou esquemas.”

      • Ao ZAP. A lógica que usam é errada. O Mercado é um conjunto de entidades indefinido, não comparável a um governos ao um clube de futebol. O Leitor Rui tem razão.

      • Caro leitor,
        O nosso título não se refere a “O mercado”, refere-se a “Um mercado” — o mercado de NFTs OpenSea.
        Não nos referimos ao “NFT market”, referimo-nos ao “OpenSea NFT marketplace”.

      • Exactamente, só se o título começasse com “O mercado…” é que se referiria ao conceito de mercado, mas como começa com “Mercado…” é porque se refere a uma empresa que é um dos mercados existentes de NFT.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.