As mentiras inocentes reforçam amizades (a total honestidade nem tanto)

-

As pequenas mentiras são essenciais para o fortalecimento de comunidades e para a manutenção de laços sociais. Uma conclusão de um estudo que apurou também que a total honestidade não é boa para as relações humanas.

A investigação, levada a cabo pelos professores Kimmo Kaski e Robin Dunbar, do Departamento de Ciência Computorizada da Universidade de Aalto, na Finlândia, constatou que os mentirosos têm um papel central na construção de comunidades e na sua manutenção.

O estudo, publicado no jornal da Royal Society, a Academia de Ciências britânica, foi efectuado em colaboração com investigadores mexicanos e centrou-se no estudo do papel das mentiras nas relações sociais.

Os investigadores procederam a esta análise criando um modelo em computador ilustrativo das relações entre agentes, representando os laços entre eles e as reacções perante um determinado número de interacções.

“Cada agente tem um certo número de ligações, que, geralmente, se fortalece quando ambas as partes partilham a mesma opinião e se enfraquece quando discordam”, diz Kimmo Kaski, citado no site da Universidade de Aalto.

O laço parte-se quando há desacordo suficiente. Se isto acontece, um agente mentiroso tende a evitar o isolamento criando novos laços“, acrescenta o investigador.

“Na perspectiva das comunidades, os mentirosos são extrovertidos interessantes. Eles conseguem chegar até fora das suas pequenas comunidades e constroem pontes entre elas e outras comunidades”, diz Robin Dunbar.

“Às vezes, nem sequer têm a sua própria comunidade ou os laços são frouxos”, acrescenta.

Assim, os investigadores notam que as “mentiras brancas”, como definem o tipo de mentiras inocentes e de pequena dimensão, são um suporte fundamental das relações sociais.

Mas, mais do que isso, estas “mentirinhas” acabam por agradar à própria vítima das mesmas – como quando dizemos a alguém que a roupa lhe fica bem, embora achemos precisamente o contrário.

Os investigadores sustentam, desta forma, que a total honestidade pode ser motivo de ruptura nas relações sociais.

Já as pequenas mentiras têm um efeito de fortalecimento desses laços porque as pessoas dizem, normalmente, a verdade. Se se tornarem a prática, destroem os laços de confiança.

E quando as mentiras são egoístas, beneficiando apenas o mentiroso, são claramente anti-sociais.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ilhas Marshall registam os dois primeiros casos desde o início da pandemia

As Ilhas Marshall, um dos últimos países do mundo poupados até aqui ao novo coronavírus, registaram os dois primeiros casos de covid-19 desde o início da pandemia, anunciou, esta quarta-feira, o Governo do arquipélago …

Parlamento espanhol prolonga estado de emergência por mais seis meses

O parlamento espanhol aprovou hoje em Madrid a prorrogação do estado de emergência para lutar contra a pandemia de covid-19 durante seis meses, até 09 de maio de 2021. A medida que já está em vigor, …

BCE avisa que recuperação económica "está a perder força mais rapidamente do que o previsto"

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou esta quinta-feira que a recuperação económica está a perder força mais rapidamente do que aquilo que era previsto devido à aceleração da pandemia em vários …

CP permite reembolso dos bilhetes entre sexta e terça-feira. Rede Expressos cancela viagens

A CP irá reembolsar os utentes que pedirem devolução de dinheiro por bilhetes de viagens entre 30 de outubro e 3 de novembro, tendo em conta as restrições de movimentações entre concelhos, adiantou fonte oficial …

Marcelo Rebelo de Sousa não descarta novo estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa abriu esta quinta-feira a porta à declaração de um novo estado de emergência em Portugal. O presidente admite fazer uma declaração ao país na próxima semana. O presidente da República não descarta …

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …