Menino de 4 anos encontra fósseis com mais de 500 mil anos na Argentina

Uma criança de quatro anos encontrou na Argentina fósseis que podem ter mais de 500 mil anos.

Tudo começou quando o pequeno Martín, de quatro anos, e o irmão Nicolás, de oito, participaram num curso de paleontologia promovido pelo Museo Municipal de Ciencias Naturales Lorenzo Scaglia em Mar del Plata, na Argentina.

Desde então, o interesse dos pequenos pelo assunto foi crescendo e era normal que saíssem em “escapadelas paleontológicas” com o pai, Luis.

Num desses passeios, nas Barrancas del Norte, Martín encontrou uma acumulação de restos de animais pequenos. O menino seguiu o procedimento correto em situações do género e avisou o museu, que enviou especialistas para averiguar a descoberta.

Os cientistas da instituição foram até o local e levaram os fósseis para análise, que segundo cálculos preliminares podem pertencer a pequenos animais que viveram há mais de 500 mil anos.

Agora, o material ficará à disposição do especialista Matias Taglioretti para investigar as peças e calcular a idade exata dos fósseis.

Um comunicado do museu no Facebook explica que estes materiais permitem realizar reconstruções paleoclimáticas, paleoecológicas e paleoambientais.

 

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …