A memória espacial humana prioriza os alimentos mais calóricos

Os humanos recorda-se da localização dos alimentos de alto teor calórico com mais precisão do que os alimentos mais pobres do ponto de visto calórico, concluiu uma nova investigação da Universidade de Wageningen, na Holanda.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Scientific Reports, a memória espacial do Homem, que permite que as pessoas sejam capazes localizar objetos em relação a outros, evoluiu para priorizar a localização de alimentos com elevado teor calórico.

Para chegar a esta conclusão, conta a agência espanhola Europa Press, a equipa de cientistas, liderada pela especialista Rachelle de Vries, orientou 512 voluntários a percorrer um caminho fixo à volta de uma sala que continha oito amostras de alimentos ou oito almofadas de algodão com o aroma dos alimentos colocadas em lugares diferentes.

Quando os participantes chegavam junto de uma amostra, estes provavam a comida ou o algodão com o seu odor e avaliam depois o quão tinham gostado da amostra. As amostras de alimentos e odores incluíam maçã, batatas fritas, pepino e brownie de chocolate.

Depois de seguirem o percurso e contactarem com as amostras, os voluntários tiveram de indicar a localização de cada alimento ou odor num mapa da sala.

Os resultados mostram que os participantes que provaram a comida foram 27% mais precisos e os que cheiraram as amostras no algodão foram 28% mais precisos no mapeamento de alimentos de alto teor calórico, quando comparados com os alimentos mais pobres do ponto de vista calórico.

Segundo os cientistas, a memória espacial não foi afetada pelo facto de os alimentos serem doces ou salgados ou pelo o quão gostaram de cada amostra.

O mapeamento geral de alimentos foi 243% mais preciso quando os participantes foram apresentados a amostras de alimentos em vez de almofadas de algodão.

As descobertas indicam que a memória espacial humana tende a localizar alimentos com alto teor calórico. De acordo com o estudo, esta tendência pode ter ajudado os ancestrais humanos a sobreviver em ambientes com disponibilidade variável de alimentos, permitindo que localizassem com eficiência alimentos com alto teor calórico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …