O Manchester City cilindrou o Bayern de Munique na Liga dos Campeões, com um triunfo de 3-0 e com Bernardo Silva a ser a principal figura da equipa inglesa. Pep Guardiola não poupa nos elogios e já há quem considere que é o melhor jogador português da actualidade.
“Ele é um dos melhores jogadores que já treinei na minha vida“. É, desta forma, que Pep Guardiola, treinador do Manchester City, se mostra rendido ao talento de Bernardo Silva. Tanto mais depois de uma exibição de luxo do jogador português diante do Bayern.
Bernardo Silva marcou um golo aos alemães na vitória do City por 3-0, fez uma assistência e teve três passes chave durante o encontro. Foi muito graças ao seu trabalho que os ingleses conseguiram vencer o Bayern no jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
“Sou um sortudo, como treinador, por ter um jogador tão incrível”, refere Guardiola após o triunfo. É “um jogador a quem não é preciso dizer nada, ele percebe tudo”, salienta, frisando que “é especial como jogador de futebol”.
Sobre a prestação do internacional português no encontro com o Bayern, Guardiola refere ainda que Bernardo Silva “tem a capacidade de ler as posições, dar-nos o passe extra”, algo que “é tão importante neste tipo de jogos” competitivos contra grandes adversários.
Disse que o jogo foi equilibrado na maior parte do tempo, e que o Bayern poderia ter marcado golos. Falou de alguma sorte, e elogiou os seus 4 defesas por terem estado estáveis do ponto de vista mental. Mas a punchline de Guardiola é Bernardo Silva. Bate na mesa e sai da sala. pic.twitter.com/iEV0yxT0XP
— Blessing Lumueno (@BlessingMSL) April 12, 2023
O “hobbit mágico” que vê o futuro
Em Inglaterra, já se referem a Bernardo Silva como o “hobbit mágico” que vê o futuro. Para o jornalista de desporto do The Guardian Barney Ronay “é um dos futebolistas mais extraordinários da elite do futebol moderno“.
Diante dos de Munique, “foi totalmente magistral“, a segurar a bola e a ler os espaços, tendo “uma imagem completa de 360 graus na cabeça”, vendo “o futuro”, “vislumbrando os padrões, o passe após o passe”, usando “essa super-força quando os adversários têm a bola para cortar ângulos, para sufocar, para selar os canais do espaço de ataque”, analisa ainda Ronay que o define como “um mestre absoluto da pressão”.
Numa perspectiva nacional, há quem note que Bernardo Silva é o melhor jogador português da actualidade. Fica lançada a discussão…
A entrada de Bernardo Silva fazia todo o sentido para que o M. City ganhasse vantagem a partir da direita, com e sem bola. Movimentos diversificados, discernimento no passe e capacidade para emperrar ligações no lado esquerdo do Bayern. É o melhor jogador português da atualidade https://t.co/3OpaZEgofQ
— Francisco Sousa (@FranciscoSous22) April 11, 2023
Bernardo Silva vs Bayern (H) – A Masterclasspic.twitter.com/EdoKVxY0b3
— K (@Aryafooty) April 11, 2023
Temos temos um amigo assim!!! 💙#BernardoSilva #Haaland #ManchesterCityFC pic.twitter.com/Ca5V3lsK7x
— Bettilt_Portugal (@Bettilt99_com) April 12, 2023
Creio ter sido Arrigo Sacchi que afirmou que a ter de escolher entre um jogador de talento e outro, menos dotado mas inteligente, esta seria a sua escolha. Bernardo Silva é muito dotado e muito inteligente, dentro e fora do campo. BS não usa a braçadeira de capitão, julgo que não está interessado, demasiado brincalhão, mas é o líder invisível, o companheiro que todos respeitam. É o melhor português? Sinceramente, julgo que BS se está marimbando para as etiquetas,
nasceu para ser jogador de futebol, não corre atrás do dinheiro, dos patrocínios, “só” quer ser feliz. Ok, julgo que gostaria ser mais reconhecido no seu país, mas sabemos como funcionam as coisas cá por casa.
Quanto é que ficou o Benfica contra o Chaves?
Eh eh eh