/

A melancia é um problema na Roménia

ZAP // DALLE-2

Quando amadurecem todas ao mesmo tempo, há excesso de produção e cada quilo de melancia passa a custar 12 cêntimos.

A melancia está a causar dores de cabeça aos agricultores, neste Verão.

E não, não está em causa o roubo de 60 quilos de melancia, além de 1.000 quilos de melão – e um veículo agrícola – que se verificou há poucos dias em Ferreira do Alentejo (Beja). Aliás, vários roubos de melancia estão a registar-se nos campos agrícolas locais.

Os agricultores “já não aguentam mais isto, estão a entrar em ‘stress’ com esta recorrente situação”, avisou o presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, Luís Pita Ameixa.

Na Roménia, uma das regiões mais ricas em melancia, o caso é outro. O que os agricultores não aguentam mais é o trio formado por: amadurecimento, saturação e redução.

Amadurecimento: segundo o canal Euronews, as melancias amadureceram todas ao mesmo tempo.

Saturação: como o clima atrasou a produção e agora se verifica um excesso de produção, há demasiadas melancias ao mesmo tempo – e muitas seguem para o lixo.

Redução: tanta oferta origina preços mais baixos. Os consumidores agradecem, os produtores não – na concorrência entre eles, há agora melancias que custam 12 cêntimos por quilo (e mesmo assim há toneladas de melancia que nunca são consumidas).

Refira-se que a Roménia produz 22,8% de todas as melancias da União Europeia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.