/

Mega-terramoto vai arrasar Istambul nos próximos 30 anos

1

Um sismo de magnitude 7.6 vai arrasar uma cidade europeia, nos próximos 30 anos. A certeza é de um dos mais conceituados geofísicos europeus, que afirma que este mega-terramoto é “inevitável”.

Xavier Le Pichon, geofísico francês que descobriu a teoria das placas tectónicas, vaticina que vai ocorrer na zona de Istambul, na parte europeia da Turquia, um sismo de magnitude 7.6 que vai ser avassalador.

Em declarações divulgadas pelo canal turco Haberturk, o cientista – que dedicou os últimos 15 anos a estudar a falha geológica do mar de Mármara, que divide a parte asiática e a parte europeia da Turquia – prevê que esse mega-terramoto ocorra algures nos próximos 30 anos.

Le Pichon afirma que o sismo é “inevitável” e salienta que o seu epicentro deverá ocorrer entre a cidade de Izmit, a cerca de 90 quilómetros de Istambul, e Silivri, que faz parte da capital turca.

“Haverá um terramoto muito forte e se houver dois, como em 1766, produzir-se-ão com um intervalo de um ou dois meses. Se forem duas réplicas, terão uma magnitude de 7.2. Se for só um, terá uma magnitude de mais de 7.4”, sustenta o geofísico citado pelo Rt.com.

O cientista baseia-se em dados recolhidos pelo barco de pesquisa francês Le Suroit, que se dedica a estudar a zona da falha tectónica do mar de Mármara desde o grande terramoto de 1999, que ocorreu perto de Izmit.

Este sismo de 7.6 terá morto 40 mil pessoas, embora os registos oficiais confirmem apenas mais de 17 mil mortes.

Nessa altura, os investigadores detectaram que a Falha Anatólia Norte estava a aproximar-se da província de Mármara e que se moveu numa linha única.

Mikenorton / Wikipedia

Falha Anatólia Norte e restantes falhas geológicas que cobrem a maior parte do território turco

Falha Anatólia Norte e restantes falhas geológicas que cobrem a maior parte do território turco

“Observamos que a ratio do movimento nesta falha geológica é de 20 milímetros por ano e acrescentámos que a última fissura nesta linha ocorreu depois de dois grandes terramotos em 1766 que aconteceram em Istambul”, salienta Le Pinchon

“Também reparámos que se pode esperar um sismo de magnitude 7.6 nos próximos 30 anos“, diz o cientista, citados pelo Hurriyetdailynews.com.

Este não é o primeiro alerta de que pode ocorrer um terramoto de grandes dimensões na zona de Istambul, nos próximos anos. Já outros especialistas fizeram avisos relativamente a essa hipótese, fruto do aumento da tensão na falha geológica Anatólia Norte.

Le Pichon repara que se tem andado a “varrer” o assunto para debaixo do tapete “devido a assuntos como os tumultos políticos e os conflitos regionais, mas o terramoto vai afectar Istambul e está a aproximar-se”, alerta.

ZAP

1 Comment

  1. Este está deserto para pôr milhares de turcos de malas aviadas até França para completarem o ramalhete de boa gente que já por lá têm!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.