Mega-terramoto vai arrasar Istambul nos próximos 30 anos

Um sismo de magnitude 7.6 vai arrasar uma cidade europeia, nos próximos 30 anos. A certeza é de um dos mais conceituados geofísicos europeus, que afirma que este mega-terramoto é “inevitável”.

Xavier Le Pichon, geofísico francês que descobriu a teoria das placas tectónicas, vaticina que vai ocorrer na zona de Istambul, na parte europeia da Turquia, um sismo de magnitude 7.6 que vai ser avassalador.

Em declarações divulgadas pelo canal turco Haberturk, o cientista – que dedicou os últimos 15 anos a estudar a falha geológica do mar de Mármara, que divide a parte asiática e a parte europeia da Turquia – prevê que esse mega-terramoto ocorra algures nos próximos 30 anos.

Le Pichon afirma que o sismo é “inevitável” e salienta que o seu epicentro deverá ocorrer entre a cidade de Izmit, a cerca de 90 quilómetros de Istambul, e Silivri, que faz parte da capital turca.

“Haverá um terramoto muito forte e se houver dois, como em 1766, produzir-se-ão com um intervalo de um ou dois meses. Se forem duas réplicas, terão uma magnitude de 7.2. Se for só um, terá uma magnitude de mais de 7.4”, sustenta o geofísico citado pelo Rt.com.

O cientista baseia-se em dados recolhidos pelo barco de pesquisa francês Le Suroit, que se dedica a estudar a zona da falha tectónica do mar de Mármara desde o grande terramoto de 1999, que ocorreu perto de Izmit.

Este sismo de 7.6 terá morto 40 mil pessoas, embora os registos oficiais confirmem apenas mais de 17 mil mortes.

Nessa altura, os investigadores detectaram que a Falha Anatólia Norte estava a aproximar-se da província de Mármara e que se moveu numa linha única.

Mikenorton / Wikipedia

Falha Anatólia Norte e restantes falhas geológicas que cobrem a maior parte do território turco

Falha Anatólia Norte e restantes falhas geológicas que cobrem a maior parte do território turco

“Observamos que a ratio do movimento nesta falha geológica é de 20 milímetros por ano e acrescentámos que a última fissura nesta linha ocorreu depois de dois grandes terramotos em 1766 que aconteceram em Istambul”, salienta Le Pinchon

“Também reparámos que se pode esperar um sismo de magnitude 7.6 nos próximos 30 anos“, diz o cientista, citados pelo Hurriyetdailynews.com.

Este não é o primeiro alerta de que pode ocorrer um terramoto de grandes dimensões na zona de Istambul, nos próximos anos. Já outros especialistas fizeram avisos relativamente a essa hipótese, fruto do aumento da tensão na falha geológica Anatólia Norte.

Le Pichon repara que se tem andado a “varrer” o assunto para debaixo do tapete “devido a assuntos como os tumultos políticos e os conflitos regionais, mas o terramoto vai afectar Istambul e está a aproximar-se”, alerta.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este está deserto para pôr milhares de turcos de malas aviadas até França para completarem o ramalhete de boa gente que já por lá têm!

RESPONDER

Suécia deixa cair investigação de violação contra Julian Assange

O Ministério Público sueco deixou cair a investigação de um caso de violação alegadamente cometido por Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em 2010. "O Diretor Adjunto do Ministério Público, Eva-Marie Persson, decidiu hoje [terça-feira] descontinuar a …

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE (mas é o 3.º que menos recicla)

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE, mas é o 3.º que menos recicla, revelaram dados recentes da organização internacional. Em 2017, cada português produzir quase 500 quilogramas de lixo, valor inferior …

Novas demissões na Agência de Informações Financeiras do Vaticano

Um membro da entidade de regulação financeira do Estado do Vaticano, Marc Odendall, demitiu-se na sequência de buscas realizadas pela polícia e que originaram na suspensão do organismo do sistema de comunicações global. Marc Odendall, banqueiro …

Governo e Liga de clubes discutem redução do IVA para espetáculos desportivos

Secretário de Estado do Desporto afirma querer ouvir as reivindicações do organismo, mas sem se comprometer. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou ontem que vai reunir-se com representantes da Liga Portuguesa de …

Tufão obriga a retirada de cerca de cinco mil pessoas do norte das Filipinas

Cerca de cinco mil pessoas foram retiradas do norte das Filipinas devido à aproximação do tufão Kalamaegi, que deverá tocar terra na província de Cagayan nas próximas horas, disseram esta terça-feira as autoridades locais. "Estamos preparados …

Acabaram-se as trotinetas no Algarve. Duraram 10 meses

A vereadora considera, no entanto, que a experiência foi “positiva”, já que permitiu recolher dados de mobilidade, nomeadamente, da utilização destas soluções em pequenos trajetos, ao mesmo tempo que colocou a questão na agenda pública. Sophie …

EasyJet diz que será a primeira a alcançar a neutralidade carbónica na aviação

A companhia aérea britânica easyJet afirmou esta terça-feira que será a primeira no mundo a alcançar a neutralidade carbónica através das compensações. Num comunicado publicado no seu site oficial, a companhia low cost anuncia ainda um …

Número de pré-avisos de greve até outubro é o mais alto dos últimos quatro anos

O número de pré-avisos de greve até outubro foi o mais alto dos últimos quatro anos, totalizando 781, segundo dados da Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Entre janeiro e outubro deste …

Na Índia, já há "bares de oxigénio" para quem quiser respirar ar puro

A Índia é um dos países mais contaminado do mundo. Desde o final de outubro, a poluição alcançou um nível crítico devido à queimada de restolhos nos campos. Agora, há uma solução arrojada para que os …

Depois do Papão Harrison, o novo exame foi "duro" (e muitos jovens médicos já pensam em emigrar)

Foram quatro horas de exame, com 150 perguntas, na temida Prova Nacional de Acesso para a Formação Especializada em Medicina e muitos dos jovens médicos não conseguiram concluí-la. Os que temem não conseguir aceder à …