Mega-terramoto vai arrasar Istambul nos próximos 30 anos

Um sismo de magnitude 7.6 vai arrasar uma cidade europeia, nos próximos 30 anos. A certeza é de um dos mais conceituados geofísicos europeus, que afirma que este mega-terramoto é “inevitável”.

Xavier Le Pichon, geofísico francês que descobriu a teoria das placas tectónicas, vaticina que vai ocorrer na zona de Istambul, na parte europeia da Turquia, um sismo de magnitude 7.6 que vai ser avassalador.

Em declarações divulgadas pelo canal turco Haberturk, o cientista – que dedicou os últimos 15 anos a estudar a falha geológica do mar de Mármara, que divide a parte asiática e a parte europeia da Turquia – prevê que esse mega-terramoto ocorra algures nos próximos 30 anos.

Le Pichon afirma que o sismo é “inevitável” e salienta que o seu epicentro deverá ocorrer entre a cidade de Izmit, a cerca de 90 quilómetros de Istambul, e Silivri, que faz parte da capital turca.

“Haverá um terramoto muito forte e se houver dois, como em 1766, produzir-se-ão com um intervalo de um ou dois meses. Se forem duas réplicas, terão uma magnitude de 7.2. Se for só um, terá uma magnitude de mais de 7.4”, sustenta o geofísico citado pelo Rt.com.

O cientista baseia-se em dados recolhidos pelo barco de pesquisa francês Le Suroit, que se dedica a estudar a zona da falha tectónica do mar de Mármara desde o grande terramoto de 1999, que ocorreu perto de Izmit.

Este sismo de 7.6 terá morto 40 mil pessoas, embora os registos oficiais confirmem apenas mais de 17 mil mortes.

Nessa altura, os investigadores detectaram que a Falha Anatólia Norte estava a aproximar-se da província de Mármara e que se moveu numa linha única.

Mikenorton / Wikipedia

Falha Anatólia Norte e restantes falhas geológicas que cobrem a maior parte do território turco

Falha Anatólia Norte e restantes falhas geológicas que cobrem a maior parte do território turco

“Observamos que a ratio do movimento nesta falha geológica é de 20 milímetros por ano e acrescentámos que a última fissura nesta linha ocorreu depois de dois grandes terramotos em 1766 que aconteceram em Istambul”, salienta Le Pinchon

“Também reparámos que se pode esperar um sismo de magnitude 7.6 nos próximos 30 anos“, diz o cientista, citados pelo Hurriyetdailynews.com.

Este não é o primeiro alerta de que pode ocorrer um terramoto de grandes dimensões na zona de Istambul, nos próximos anos. Já outros especialistas fizeram avisos relativamente a essa hipótese, fruto do aumento da tensão na falha geológica Anatólia Norte.

Le Pichon repara que se tem andado a “varrer” o assunto para debaixo do tapete “devido a assuntos como os tumultos políticos e os conflitos regionais, mas o terramoto vai afectar Istambul e está a aproximar-se”, alerta.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este está deserto para pôr milhares de turcos de malas aviadas até França para completarem o ramalhete de boa gente que já por lá têm!

RESPONDER

Para o Bloco, só há uma saída para vencer a crise: proteger o emprego

Para vencer a crise provocada pela pandemia de covid-19, as soluções apresentadas pelo Governo devem "responder às pessoas", considera Catarina Martins. A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou este domingo que “proteger o emprego …

Nélson Semedo está a caminho do Wolverhampton

Há mais um português a caminho do Wolverhampton. Nélson Semedo deverá ser oficializado esta semana, voltando a aumentar o contingente português na equipa de Nuno Espírito Santo. Nélson Semedo está muito perto de ser anunciado como …

Plano Costa e Silva. Costa procura consensos, partidos apresentam lista de preocupações

António Costa vai receber hoje e amanhã os partidos para falar sobre o programa de recuperação da economia, com o plano de Costa Silva como ponto de partida do encontro. Os partidos já deixaram algumas pistas …

Pirlo tem plano para gerir cansaço de Cristiano Ronaldo

O novo treinador da Juventus, Andrea Pirlo, tem um plano para gerir a forma física de Cristiano Ronaldo ao longo da temporada. O internacional português tem 35 anos e cumpre a sua 19.ª temporada como …

Entre lágrimas e após três tentativas, lista dirigente de Ventura foi aprovada

O presidente do Chega conseguiu, este domingo, à terceira tentativa, a maioria de dois terços dos votos exigida para eleger a sua direção na II Convenção Nacional, em Évora. Apenas às 20h02 foram proclamados os resultados …

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …