Medvedev pode ter de provar que “não é apoiante de Putin” para jogar em Wimbledon

2

Justin Lane / Lusa

Os tenistas russos e bielorrussos poderão vir a ter de dar garantias de que não são apoiantes de Vladimir Putin para poderem participar no Wimbledon.

As sanções à Rússia devido à invasão da Ucrânia também chegam ao desporto. Muitos foram os organizadores de competições que decidiram proibir a participação de equipas e atletas russos.

Em casos em que podem participar, alguns atletas viram-se obrigados a fazê-lo com uma bandeira neutra. Foi este o caso de ténis, que impôs esta limitação a atletas russos e bielorrussos.

Agora, os organizadores do Wimbledon podem ir um pouco mais longe do que as medidas aplicadas pela ATP, WTA e ITF.

Nigel Huddleston, ministro britânico do desporto, anunciou estar em “conversações” com os organizadores para decidiu as condições pela quais os tenistas russos podem participar no torneio, escreve a Tribuna Expresso.

Huddleston admitiu a possibilidade de os atletas russos terem de apresentar uma “garantia” de que não defendem o regime de Vladimir Putin. Esta restrição aplicar-se-ia não apenas ao ténis, mas a todas as modalidades individuais no Reino Unido.

O ministro defende que são necessárias “garantias de que os atletas não são apoiantes de Vladimir Putin”, estando o Governo a “considerar que formalidades poderão ser precisas para tentar obter essas garantias”.

O governante britânico disse ainda que a questão dos vistos atribuídos a atletas russos poderia também “ser um problema”, assumindo não se sentir confortável com atletas russos a competir com bandeira russa.

Depois da invasão russa à Ucrânia, o ainda número um mundial, Daniil Medvedev, apelou à paz e desejou “que houvesse o mínimo de perdas possível”. No entanto, não teceu críticas a Vladimir Putin, não querendo “falar de culpados ou do problema”.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Durante 20 anos receberam todo o tipo de dinheiro dos oligarcas russos (provavelmente há mais milionários russos em Londres do que em Moscovo) e só agora “descobriam” que esses são apoiantes do Putin…

  2. Só mostra que não somos melhores que os Russos.
    Então eles não podem apoiar quem quiserem ?

    A Europa assobia para o lado, vai-se mexendo a conta gotas com esperança que o problema se resolva sozinho mas Deus nos livre de alguém defender a Rússia ou apoiar as posições de Putin e por sua vez ir contra a opinião da maioria.

    Sou contra o que o Putin está a fazer e acho que a Europa já devia ter posto um ponto final na situação, mas agora entrar na filosofia da PIDE e obrigar pessoas a mostrar que defendem ou não um líder de um país, parece abrir mais um precedente para uma sociedade livre …. Sempre e quando se concorde com a maioria !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.